Capa do livro: NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS:<br>proposta alternativa no ensino de ciências

NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS:
proposta alternativa no ensino de ciências

Autores: Ana Paula Sá Menezes - Josefina Barrera Kalhil

A necessidade de modificar a maneira de encarar o processo ensino-aprendizagem constitui um dos requisitos fundamentais em qualquer nível de ensino e é imperativo que deva estar presente não somente nos aspectos que se referem ao conhecimento como também aos fatores psicológicos, pedagógicos, antropológicos e holísticos que constituem o Ensino de Ciências. Por esse motivo, deve ser visto sob um enfoque dialético que rompa com os esquemas tradicionais para que possam responder às exigências do objetivo deste  ensino, desenvolvendo habilidades investigativas que hão de servir na formação de um sujeito crítico, autônomo e consciente.

O livro que ora apresentamos é fruto de um estudo apresentado no III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas em 2008. São experiências ricas que buscam mostrar um novo olhar sobre o Ensino de Ciências. Um olhar pautado na aprendizagem significativa dos estudantes e coerente com a realidade de nosso contexto amazônico. Não é um Manual de Receitas, são relatos de novas tendências, propostas alternativas, no Ensino de Ciências.

É evidente que esta proposta está baseada na aplicação de toda uma combinação de métodos, uns mais antigos, outros mais novos, mas que tragam ao processo ensino-aprendizagem um caminho que possa contribuir e elevar a qualidade de ensino assim como o nível científico dos estudantes de nossas escolas.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-17-1
DOI: 10.24824/978856248017.1
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS:<br>proposta alternativa no ensino de ciências

Ana Paula Sá Menezes

Prof. MSc. em Ensino de Ciências na Amazônia (UEA, 2009). Especialista em Ensino de Matemática (UFAM, 2008). Licenciada em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Cruz Alta/RS (1999) - UNICRUZ. Técnica em Mecânica (Habilitação Plena) pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE). Professora da disciplina de Instrumentação em Ensino de Ciências I na UFAM. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências, Matemática e Física na Educação Básica e EJA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Ensino de Química, Uso de materiais lúdicos no Ensino, Uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na Educação, História da Física, EJA, Orientação Sexual na Escola, Ecologia e Cidadania, Ciências com Criatividade. Possui artigos publicados nacionais e internacionalmente sobre Meios e Recursos Didático-Pedagógicos no Ensino de Ciências. E-mail: mas_bah_tche2@hotmail.com (ou anapaulasa@ymail.com). Contato: (92) 8106-6426.

 

Carlos Henrique Nascimento

Mestrando em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadualdo Amazonas; Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (2004); Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética; Na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências (Química, Biologia e Física) no ensino regular (educação básica), Educação indígena, Educação de jovens e adultos e Ensino Superior. Oficina sobre como utilizar o Jogo como estratégia de ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo lipídico, ratas lactantes, pupunha, ação e reflexão coletiva na prática, educação dialógica, Clube de Ciências, Concepção de Ciência, análise de discurso, argumentação em sala de aula, epistemologia, história e filosofia da Ciência e Formação de Professores.

 

Célia Sandra Carvalho de Albuquerque

Mestranda em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas. Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade de Fortaleza (1997) UNIFOR. Formação Pedagógica equivalente à Licenciatura Plena na área de Matemática - ULBRA. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - Curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

 

Célia Serrão Eleutério

Mestra em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas. Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco, atualmente coordena os Laboratórios de Informática no Colégio Amazonense Dom Pedro II, escola vinculada a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino e coordena o Grupo de Química no Projeto Arquimedes/Manaus UEA/SEDUC/FINEP. Trabalhou como Professora no Programa de Formação de Professores/PROFORMAR e no Curso Normal Superior-Modular. Tem experiência na área de Educação em Química no Ensino Médio, com ênfase em Projetos. Foi bolsista do CNPq pela Universidade Federal do Amazonas, desenvolveu pesquisa com palmito de Inajá (Maximiliana Martina Karst) na área de Química e Tecnologia de alimentos. Participou de vários Projetos de Pesquisas no Departamento de Geociencias, coordenou o Laboratório de Geoquimica pela mesma universidade. Faz parte da Sala de Professor- Programa da TV Escola.

 

Dayse Peixoto Maia

Aluna do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências), sob orientação da Profª Drª Ierecê Barbosa Monteiro. É aluna bolsista da FAPEAM pelo programa POSGRAD-RH. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência como professora de Cências e Biologia, na rede de ensino particular de Manaus, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Uso de Materiais Lúdicos no Ensino, Aprendizagem Significativa. Contato: maiadayse@gmail.com, 88114921. Novas tendências pedagógicas: proposta alternativa no ensino de ciências.

 

Evandro Ghedin

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano (1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), ensino-fundamentalprimeiro- grau pelo Colégio Estadual Mário de Andrade (1984), ensino-mediosegundo- grau pelo Projeto Logos II (1991) e aperfeicoamento em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (1994). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas, Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa (USP), Membro de corpo editorial da Em Aberto e Membro de corpo editorial da Cadernos de Educação (UFPel). Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Epistemologia, Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia e Didática do Ensino de Filosofia.

 

Ierecê Barbosa Monteiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1974), graduação em Comunicação Social pela Universidade do Amazonas (1982), mestrado em Educação pela Universidade do Amazonas (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas, professora da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência nas áreas de Educação, Comunicação e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, ensino - aprendizagem, engenharia de produção, gênero e semiologia.

 

Josefina Barrera Kalhil

Doutora em Ciências Pedagógicas (Educação) pela Universidade da Havana(2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba. Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora da disciplina obrigatória Tendências Investigativas Contemporâneas no Ensino de Ciências e de Tópicos de Ensino da Física no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia. Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia de Ensino Superior, Educação a Distância, Interdisciplinaridade, Pesquisa Quantitativa, Núcleos Temáticos de Pesquisa, entre outras . Também desenvolve seu trabalho em áreas especificas de Informática na Educação, Ensino de Ciências e Ludicidade no Processo ensino-aprendizagem. Orientou mais de 10 teses de Mestrado e de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil, México e Bolívia. Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 8 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México. Editora da Revista Eletrônica Areté (UEA) e da Revista Ethos&Episteme. Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Representante do Projeto Internacional ALFA pela UEA (Europa-América Latina).

 

Maria de Fátima Bigi

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Rio Claro-SP. Na administração universitária, pela UFAC, foi Chefe de Departamento Acadêmico, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Coordenadora do Forum de Pró-Reitores da Região Norte. Desenvolveu atividades em Organizações não Governamental como Diretora Científica da Fundação Instituto de Biodiversidade e Manejo de Ecossistemas da Amazônia Ocidental e Diretora Geral da Associação Brasileira para o Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia. Atualmente é professora titular na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde desenvolveu atividades na Coordenação Geral da Pós- Graduação e de cursos Stricto sensu. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, iniciando trabalhos de pesquisa na área de formação docente e prática pedagógica em ciências. Novas tendências pedagógicas: proposta alternativa no ensino de ciências.

 

Maria Roseane Rodrigues

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2009). Psicopedagoga pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2001). Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2001). Tem experiência em Educação, com ênfase no Ensino Superior e orientações de projetos de pesquisa, artigos e monografias. A carreira profissional foi construída a partir de experiência como docente atuando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, desempenhou função de gestora e supervisora escolar. No momento atua como professora e orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Educação Matemática na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

 

Rosa Eulália Vital da Silva

Possui graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1993), graduação em Psicanalista Clinico pela Sociedade Psicanalitica Ortodoxa do Brasil (2001) e mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental - Universidad Politecnica de Cataluna (2007). Mestranda em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente é professor da Universidade Luterana do Brasil, pedagogo – SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO e professor de 1ª a 4ª série - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, aprendizagem, educação ambiental, Ensino de Ciências.