Autores: Ana Paula Sá Menezes - Josefina Barrera Kalhil
A necessidade de modificar a maneira de encarar o processo ensino-aprendizagem constitui um dos requisitos fundamentais em qualquer nível de ensino e é imperativo que deva estar presente não somente nos aspectos que se referem ao conhecimento como também aos fatores psicológicos, pedagógicos, antropológicos e holísticos que constituem o Ensino de Ciências. Por esse motivo, deve ser visto sob um enfoque dialético que rompa com os esquemas tradicionais para que possam responder às exigências do objetivo deste ensino, desenvolvendo habilidades investigativas que hão de servir na formação de um sujeito crítico, autônomo e consciente. O livro que ora apresentamos é fruto de um estudo apresentado no III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas em 2008. São experiências ricas que buscam mostrar um novo olhar sobre o Ensino de Ciências. Um olhar pautado na aprendizagem significativa dos estudantes e coerente com a realidade de nosso contexto amazônico. Não é um Manual de Receitas, são relatos de novas tendências, propostas alternativas, no Ensino de Ciências. É evidente que esta proposta está baseada na aplicação de toda uma combinação de métodos, uns mais antigos, outros mais novos, mas que tragam ao processo ensino-aprendizagem um caminho que possa contribuir e elevar a qualidade de ensino assim como o nível científico dos estudantes de nossas escolas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-17-1
DOI: 10.24824/978856248017.1
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ana Paula Sá Menezes
Prof. MSc. em Ensino de Ciências na Amazônia (UEA, 2009). Especialista em Ensino de Matemática (UFAM, 2008). Licenciada em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Cruz Alta/RS (1999) - UNICRUZ. Técnica em Mecânica (Habilitação Plena) pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE). Professora da disciplina de Instrumentação em Ensino de Ciências I na UFAM. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências, Matemática e Física na Educação Básica e EJA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Ensino de Química, Uso de materiais lúdicos no Ensino, Uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na Educação, História da Física, EJA, Orientação Sexual na Escola, Ecologia e Cidadania, Ciências com Criatividade. Possui artigos publicados nacionais e internacionalmente sobre Meios e Recursos Didático-Pedagógicos no Ensino de Ciências. E-mail: mas_bah_tche2@hotmail.com (ou anapaulasa@ymail.com). Contato: (92) 8106-6426.
Carlos Henrique Nascimento
Mestrando em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadualdo Amazonas; Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (2004); Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética; Na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências (Química, Biologia e Física) no ensino regular (educação básica), Educação indígena, Educação de jovens e adultos e Ensino Superior. Oficina sobre como utilizar o Jogo como estratégia de ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo lipídico, ratas lactantes, pupunha, ação e reflexão coletiva na prática, educação dialógica, Clube de Ciências, Concepção de Ciência, análise de discurso, argumentação em sala de aula, epistemologia, história e filosofia da Ciência e Formação de Professores.
Célia Sandra Carvalho de Albuquerque
Mestranda em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas. Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade de Fortaleza (1997) UNIFOR. Formação Pedagógica equivalente à Licenciatura Plena na área de Matemática - ULBRA. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - Curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.
Célia Serrão Eleutério
Mestra em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas. Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco, atualmente coordena os Laboratórios de Informática no Colégio Amazonense Dom Pedro II, escola vinculada a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino e coordena o Grupo de Química no Projeto Arquimedes/Manaus UEA/SEDUC/FINEP. Trabalhou como Professora no Programa de Formação de Professores/PROFORMAR e no Curso Normal Superior-Modular. Tem experiência na área de Educação em Química no Ensino Médio, com ênfase
Dayse Peixoto Maia
Aluna do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências), sob orientação da Profª Drª Ierecê Barbosa Monteiro. É aluna bolsista da FAPEAM pelo programa POSGRAD-RH. Licenciada
Evandro Ghedin
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano (1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), ensino-fundamentalprimeiro- grau pelo Colégio Estadual Mário de Andrade (1984), ensino-mediosegundo- grau pelo Projeto Logos II (1991) e aperfeicoamento em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (1994). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas, Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa (USP), Membro de corpo editorial da Em Aberto e Membro de corpo editorial da Cadernos de Educação (UFPel). Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Epistemologia, Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia
Ierecê Barbosa Monteiro
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1974), graduação
Josefina Barrera Kalhil
Doutora
Maria de Fátima Bigi
Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), mestrado e doutorado
Maria Roseane Rodrigues
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2009). Psicopedagoga pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2001). Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2001). Tem experiência em Educação, com ênfase no Ensino Superior e orientações de projetos de pesquisa, artigos e monografias. A carreira profissional foi construída a partir de experiência como docente atuando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, desempenhou função de gestora e supervisora escolar. No momento atua como professora e orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Especialização
Rosa Eulália Vital da Silva
Possui graduação