Autores: Maria Lucia Seidl-de-Moura - Deise Maria Leal Fernandes Mendes - Luciana Fontes Pessôa
O interesse pelos diferentes contextos culturais em que cada criança se desenvolve, pelo processo através do qual se constitui como indivíduo e pelas interações sociais de que participa desde o nascimento mobiliza um considerável número de estudiosos. Esta obra foi concebida com o propósito de reunir algumas contribuições a esse movimento de avanço no conhecimento do desenvolvimento humano. Ela resulta de algumas décadas de pesquisa sobre interações sociais em períodos iniciais do desenvolvimento, e foi desenvolvida por membros do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (www.interacaoedesenvolvimento.psc.br).
Trata-se de um livro que se destina a estudantes de graduação e pós-graduação de psicologia, psicólogos, educadores infantis, fonoaudiólogos e outros interessados em desenvolvimento infantil. Centra-se na importância da interação no desenvolvimento humano, em uma perspectiva sociocultural e evolucionista, acreditando que somos seres biologicamente culturais.
O livro é composto por três partes, além de um Prefácio e de uma Introdução. A primeira, de Processos básicos, conta com nove capítulos que tratam de aspectos do Investimento e crenças parentais, de Gestação e desenvolvimento, de uma abordagem atual sobre As expressões emocionais e o desenvolvimento inicial, do Apego e desenvolvimento; dos temas A comunicação pré-verbal, A fala materna e o desenvolvimento da linguagem inicial, O desenvolvimento do self, Desenvolvimento inicial da autorregulação, e Empatia e desenvolvimento social. A segunda parte focaliza alguns aspectos do desenvolvimento em condições e cenários especiais, como O desenvolvimento e a criança com Síndrome de Down, Autismo e desenvolvimento e, Desenvolvimento e perspectivas de futuro. A terceira, Considerações finais, traz uma discussão sobre Desenvolvimento e a atuação do psicólogo na promoção de saúde.
As reflexões teóricas e evidências empíricas apresentadas buscam articular o conhecimento desenvolvido e produzido nesse grupo de pesquisa e a vida social, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento pleno de nossas crianças. Cada capítulo retrata a posição de seus autores que, apesar de participarem dos processos de construção do grupo, fazem suas apropriações pessoais.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-31-7
DOI: 10.24824/978856248031.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Aline Melo de Aguiar
Mestranda do Programa de Pós-graduação
Carla Cristine Vicente
É psicóloga e professora de educação física, Mestre em Psicologia pela Universidade Gama Filho e Doutora
Dandara de Oliveira Ramos
É psicóloga graduada pela UERJ e colaboradora no grupo de pesquisa “Interação social e desenvolvimento”, do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, desde 2007, onde realiza pesquisas em psicologia evolucionista sob a temática: “Desconto do futuro”. Interessa-se em estudos sobre psicologia evolucionista, jovens e desenvolvimento em contextos distintos.
Luciana Fontes Pessoa
É psicóloga, Mestre e Doutora
Maria Lucia Seidl-de-Moura
É psicóloga, mestre em psicologia escolar pela University of Wisconsin / Madison, doutor em psicologia cognitiva pela Fundação Getulio Vargas / RJ, Livre-Docente pela UFRJ, e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo feito Pós-doutorado
Social e Desenvolvimento, e a área de psicologia da FAPERJ, e dedica-se ao estudo de interações iniciais, desenvolvimento e contexto e crenças parentais, em uma ótica evolucionista e sociocultural.
Rafael Vera Cruz de Carvalho
É psicólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é mestrando do Programa de Pós- Graduação
Renata Gomes da Costa de Marca
É psicóloga graduada pela UERJ e colaboradora no grupo de pesquisa “Interação social e desenvolvimento”, do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, desde 2006. Interessa-se por temas ligados à psicologia evolucionista, psicologia do desenvolvimento e saúde da criança e da mulher.
Simone Biangolino Rocha
É psicóloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação
Susana Engelhard Nogueira
É psicóloga, possui residência
Tânia Abreu da Silva Victor
É psicóloga e colaboradora no grupo: Interação Social e Desenvolvimento no qual realiza pesquisas em psicologia evolucionista abordando a temática “desconto do futuro”. Realizou estágio voluntário na Pesquisa - Espaço Urbano Contemporâneo e Subjetividade: um foco especial sobre as favelas do Rio de Janeiro, sob orientação da Profa. Ana Lúcia Gonçalves Maiolino.
Tatiana Targino Alves Bandeira
É mestre
(do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq) desde 2003.