Autores: Magnus Luiz Emmendoerfer - Suzana da Rosa Tolfo - Thiago Soares Nunes – (Orgs)
O argumento central para a elaboração deste livro é que as Organizações Públicas e as Sindicais devem ultrapassar o debate de natureza periférica no que tange ao objeto Assédio Moral e passem a ser consideradas, em si, como um frutífero campo de pesquisas e intervenção voltado ao desenvolvimento do bem-estar e da qualidade de vida do trabalhador. Considera-se, especialmente, o fato de que a maior parte destas organizações contribui para o bem estar na sociedade, por meio da prestação de serviços públicos, e como a maioria não faz nada, parece que dá mais a impressão de que elas propiciam o Assédio Moral. Esta reflexão sobre os efeitos e desdobramentos do Assédio Moral nas Organizações Públicas e nas Sindicais, deixa claro o quanto ainda há de ser caminhado. Inclusive para fornecer a estas organizações maior suporte para a prevenção e o combate ao assédio, principalmente em termos de políticas públicas. Desta forma, este livro foi organizado com trabalhos de autores com expressões nacional e internacional, sendo composto por três partes, que totalizam 15 capítulos. A primeira concentra-se na construção do conhecimento sobre assédio moral. A segunda trata do assédio moral em organizações públicas, principalmente aquelas relacionadas a área de educação. A terceira aborda as organizações sindicais. Encerramos o livro com um capítulo que apresenta medidas de prevenção e combate ao assédio moral em organizações públicas e privadas. Com esta composição, desejamos a todos uma excelente leitura para compreender mais acerca do fenômeno, e em especial, em organizações públicas, bem como conhecer as ações que estão sendo realizadas pelos sindicatos no Brasil para prevenir e combater esta violência que tem causado mal estar em diversas pessoas, dentre elas, servidores públicos.
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0268-9
DOI: 10.24824/978854440268.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
Pós-Doutorado em Ciências da Administração. Doutor em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica. Administrador e Mestre em Administracao. Professor no Departamento de Administracao e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV). Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Pública Municipal do PNAP-UAB. Editor da Revista Administração Pública e Gestão Social. Membro da Divisao Academica de Ensino e Pesquisa em Administracao e Contabilidade da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-graduacao em Administracao - ANPAD (2013-2014). Um dos seus interesses em pesquisa é a área de Gestao de Pessoas e Relações de Trabalho com destaque para os Estudos sobre Assedio Moral e Competências.
SUZANA DA ROSA TOLFO
Professora associada do Departamento de Psicologia da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase nos seguintes temas de atuação e pesquisa: trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, desemprego, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral.
THIAGO SOARES NUNES
Doutorando do Programa da Pós-Graduação em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Administração e Especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC, Mestrado em Administração pela UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: assédio moral no trabalho, gestão e tutoria de cursos a distância.