Autores: Elmo de Souza Lima
As práticas educativas desenvolvidas na maioria das escolas brasileiras ignoram o contexto sociocultural dos/as educandos/as, bem como seus saberes e práticas sociais, fruto da implementação de propostas curriculares descontextualizadas, fragmentadas e acríticas. Este livro traz um conjunto de reflexões acerca das lutas políticas empreendidas pela Rede de Educação no Semiárido (RESAB), no nordeste brasileiro, associada à construção de projetos educativos contextualizados, que valorize os saberes e as práticas culturais dos/as sertanejos/as. O desenvolvimento de projetos educativos contextualizados está associado à implementação de políticas de formação de educadores/as que favoreçam a compreensão crítica do contexto sócio-histórico e cultural e o desenvolvimento de práticas educativas fundadas nos princípios políticos e epistemológicos crítico-emancipatórios. O livro apresenta os caminhos teórico-metodológicos trilhados no processo de formação-investigação desenvolvido com o intuito de problematizar o olhar crítico dos/as educadores/as sobre o contexto sócio-histórico e cultural nos quais estão inseridos, bem como sobre projeto educativo da escola, favorecendo a identificação dos desafios e possibilidades quanto à reorientação da proposta pedagógica e curricular na perspectiva da contextualização e da interdisciplinaridade, comprometida com a formação crítica dos/as educandos/as.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0418-8
DOI: 10.24824/978854440418.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ELMO DE SOUZA LIMA
É licenciado em Pedagogia (UNEB), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Verona (Itália). Professor do Centro de Ciências da Educação da UFPI, atuando na área de currículo, formação continuada, educação do campo e educação contextualizada no Semiárido. É autor do livro "Formação Continuada de Professores no Semiárido: ressignificando saberes e práticas", co-autor dos livros “Semiárido Piauiense: educação e contexto”, "Diálogos sobre Educação do Campo" e "Educação infantil: reflexões sobre a formação docente e as práticas educativas". É coordenador adjunto do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO) e membro da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).