Autores: Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira - Cicera Nunes - Henrique Cunha Júnior - Maria Cecília Félix Calaça - Reginaldo Ferreira Domingos
Ações do final do século XX e início do século XXI, movidas por entidades do movimento negro brasileiro desencadearam o debate sobre o papel da escola na reversão das desigualdades raciais e evidenciaram o quadro de exclusão que atinge o povo negro brasileiro. Nesse contexto, transformar a educação brasileira positivando esse conhecimento tornou-se um grande desafio. A escola tem sido questionada no seu papel de educar para a diversidade, ao tempo em que deve comprometer-se com a superação das desigualdades. Assim, o domínio do conhecimento científico é necessário ser vinculado da formação humana que promova uma mudança de consciência e de atitude. Dessa forma o tratamento da história e da cultura dos povos africanos e dos seus descendentes deve promover um sentimento de pertencimento, de orgulho dessa história passada e presente, que nos possibilite uma reflexão de que todos os povos produzem conhecimentos, transcendendo a visão eurocêntrica. Nesse contexto o nosso trabalho tem como principal proposta reunir profissionais da educação, organizações do movimento social e pesquisadores da temática para fazermos uma releitura da educação brasileira e construirmos estratégias didático-pedagógicas para o tratamento positivo da temática africana e afrodescendente na escola e, a partir dessas reflexões, o Caderno de Textos se propõe a colaborar com a instrumentalização dos docentes para que possamos avançar no processo de implementação da Lei Nº. 10.639/03. As temáticas apresentadas aqui foram amplamente discutidas no V Seminário Artefatos da Cultura Negra, que aconteceu na Universidade Regional do Cariri em setembro de 2014, e revelam o compromisso de uma parte da intelectualidade negra brasileira que tem colocado os seus estudos a serviço da transformação da sociedade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0475-1
DOI: 10.24824/978854440475.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ALEXSANDRA FLÁVIA BEZERRA DE OLIVEIRA
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em História e Sociologia e Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA)
CICERA NUNES
Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Arte Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordena o Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais/URCA.
CÍCERO JOAQUIM DOS SANTOS
Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da FUNCAP. Pesquisador do Laboratório de Imagem, História e Memória (LABIHM/URCA) e do Núcleo de Pesquisa em Ensino de História e Cidadania (NUPHISC/URCA).
DÉBORA ANDRADE PAMPLONA
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-Coordenadora e professora da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará (UFC).
HENRIQUE CUNHA JÚNIOR
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Loraine, Mestre em Engenharia Elétrica e Mestre em História pela Universitè de Nancy I, Especialista em Economia no Escola de Arte e Metiers de Nancy. Estudou Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Professor Livre Docente na USP, atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará.
KABENGELE MUNANGA
Doutor em ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo, graduado em Antropologia Cultural pela Universitè Officielle Du Congo à Lubumbashi. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo.
LAELBA SILVA BATISTA
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente é Supervisora do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da URCA. Intera o Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER/URCA).
LÍLIAN CAVALCANTE FERNANDES VIEIRA
Formada em Letras pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), especialista em Tradução: Teoria e Técnica também pela UFAM e mestre em Linguística Aplicada pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). É professora da Casa de Cultura Britânica da UFC (Universidade Federal do Ceará) desde 1993. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, com um interesse especial pelo estudo das literaturas pós-coloniais e a questão da identidade e cultura nas obras dos autores pós-coloniais.
MARIA CECÍLIA FÉLIX CALAÇA
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), Especialista em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo, Bacharel em Educação Artística, com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade Marcelo Tupinambá. Atuou como Professora Adjunta I na Universidade Paulista (UNIP).
NANCI HELENA REBOUÇAS FRANCO
Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Projeto “Determinantes da Equidade no Ensino Superior” financiado pelo Programa OBEDUC/CAPES/Brasil.
REGINALDO FERREIRA DOMINGOS
Doutorando e Mestre em Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em História e Sociologia e Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
RINALDO PEVIDOR PEREIRA
Doutorando e Mestre em Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo.
RHONDA MICHELLE COLLIER
Ph.D. em Literatura Comparada pela Universidade de Vanderbilt (2002). Além disso, ela tem um B.S. e M.S. em Engenharia Industrial de sistemas (‘91) e de Saúde (93), da Universidade de Tennessee, Knoxville e Georgia Tech, respectivamente.