Autores: Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior- Thiago Mendonça de Aquino (orgs.)
O presente livro é fruto do trabalho de mais de 20 professores e pesquisadores que lecionam e pesquisam na área da Química Medicinal em diferentes Universidades do Brasil e de Portugal (UFPE, UFRPE, UFPB, UEPB, UFCG, UFAL, Universidade de Lisboa) e tem como principal público alvo estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais das áreas farmacêutica, química, biotecnológica, médica e das ciências biológicas e biomédicas.
Essa obra é inédita desde sua concepção, visto a inexistência de material equivalente em língua portuguesa ou em outros idiomas que aborde as doenças negligenciadas por um viés não parasitológico. O intuito desse livro é abordar de forma concomitante e associada às diferentes doenças negligenciadas, e os aspectos relacionados à descoberta, identificação, planejamento e desenvolvimento de substâncias químicas (novos fármacos) para essas doenças, assim como aspectos relacionados aos alvos biológicos em potenciais para essas enfermidades, ou seja, tratar as doenças negligenciadas sob o olhar da química medicinal.
Essa primeira edição foi organizada em 10 capítulos, sendo o primeiro uma introdução sobre o tema Doenças Negligenciadas, destacando a importância no contexto brasileiro, seguido por 8 capítulos, cada um abordando uma das doenças negligenciadas (leishmanioses, malária, tuberculose, dengue, toxopolasmose, hanseníase, teníase e cisticercose, doença do sono), seguido por um último capítulo que trata sobre metalofármacos usados no combate a diferentes doenças negligenciadas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0508-6
DOI: 10.24824/978854440508.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 376
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
FRANCISCO JAIME
Farmacêutico Industrial e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE na área de Síntese e Planejamento de Fármacos. Doutor em Ciências Biológicas pela UFPE com período sanduíche na Université Lyon 1 (França) em Farmacologia, Fisiologia e Química Medicinal. Exerceu cargo de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) por dois anos. Atualmente exerce o segundo mandato como Diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da UEPB - Campus V - João Pessoa. É professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (UFPE), Química (UEPB), Inovação Terapêutica (UFPE) e Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB) ; Tem experiência na área da Química Medicinal e Orgânica, com ênfase na Síntese e Planejamento de Fármacos com potencial atividade antimicrobiana/antifúngica, psicotrópica, anti-inflamatórias, antitumorais e frente a doenças negligenciadas.
THIAGO AQUINO
Possui graduação e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFPE e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de síntese e planejamento de fármacos. Realizou pós-doutorado na Universidade Louis Pasteur, Illkirsh, França e na Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor adjunto I do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atua nas áreas de Ressonância Magnética Nuclear, Modelagem Molecular, Química de Heterociclos e Síntese de compostos orgânicos para avaliação de atividades antiparasitária, antimicrobiana e antineoplásica.