Autores: Telma Ferraz Leal - Alexsandro da Silva
Esta obra surge em resposta às muitas perguntas que nos fazemos sobre como melhorar, sempre, o ensino da língua portuguesa, fazendo com que os estudantes se sintam mais motivados, atraídos, participantes. É uma síntese de muitas pesquisas que temos feito e de nossas andanças nos encontros de formação continuada de professores.
Decidimos coletivamente falar sobre recursos didáticos, visto que as escolhas dos materiais que vamos usar em sala de aula estão intrinsecamente relacionadas aos nossos objetivos didáticos, às nossas concepções sobre o que é mais importante de ser aprendido, às nossas concepções sobre quais são as melhores situações de ensino. Os recursos didáticos não são acessórios de nossa ação docente, são a materialização dela.
Não sendo possível contemplar todos os recursos didáticos importantes no ensino da língua, centramos nossas reflexões em alguns deles, na certeza de que em outros momentos, em outros textos, daremos continuidade a este diálogo.
Nesta obra, contemplamos, principalmente, recursos como jogos, dicionários, televisão, computadores, obras literárias, livros diversos para além da esfera literária (os chamados paradidáticos), livros didáticos, jornais, dentre outros portadores textuais.
Ao escrevermos este livro, trazendo à discussão textos que abordam diferentes recursos didáticos, esperamos contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa nas escolas, pois é isso o que nos move enquanto pesquisadores, professores e formadores de professores. Não temos a pretensão de esgotar a discussão aqui apresentada, mas tão somente de manter acesa a chama da reflexão sobre a ação docente, que é materializada, também, como dissemos no início desta apresentação, pelos recursos didáticos.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-79-9
DOI: 10.24824/978856248079.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Telma Ferraz Leal (Orgs.)
É doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem. É também coordenadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: produção de textos, leitura, alfabetização, argumentação e alfabetização.
E-mail: tfleal@terra.com.br
Alexsandro da Silva (Orgs.)
É doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio de doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris – França). Atua como professor do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. É também coordenador do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Língua Escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destinado tanto a crianças quanto a jovens e adultos, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: análise linguística; alfabetização e letramento; leitura e produção de diferentes gêneros textuais escritos.
E-mail: alexs-silva@uol.com.br
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
É doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE. É também coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: ortografia, habilidades metafonológicas e alfabetização.
E-mail: aclaudiapessoa@gmail.com
Artur Gomes de Morais
É doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pesquisador do CNPq desde 1997, atua como professor do Depto. de Psicologia e Orientação Educacionais da UFPE, onde leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação
Carmi Ferraz Santos
É doutora
E-mail: carmif@uol.com.br
Cristina Teixeira Vieira de Melo
É doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atua como professora dos Departamentos de Cinema e de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Orienta dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação
E-mail: cristinademelo@terra.com.br
Eliana Borges Correia de Albuquerque
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), com mestrado
E-mail: elianaba@terra.com.br
Ester Calland de Sousa Rosa
Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE). Atuou no período de
E-mail: esterosa@uol.com.br
Fátima Soares da Silva
E-mail: fatinha.soares@bol.com.br
Kátia Leal Reis de Melo
É doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, orientando dissertações no Núcleo de Educação e Linguagem. É também membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares.
E-mail: katiamelo@hotmail.com
Kátia Maria Barreto da Silva Leite
É mestra em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora e vice-diretora do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE. Participa de pesquisas e projetos relativos às práticas escolares do ensino de língua portuguesa e literatura brasileira no Ensino Fundamental e Médio. Orienta monografias de especialização e atua como assessora / capacitadora, junto a professores das redes municipais e estaduais, principalmente nos seguintes temas: didática da língua portuguesa, ensino de literatura, educação de jovens e adultos, alfabetização e letramento, leitura / produção. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem
(CEEL / CE / UFPE).
E-mail: kmbarreto@uol.com.br
Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa
É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado e doutorado em Linguística, ambos concluídos nesta mesma instituição. Atualmente é Professora de Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa e de Pesquisa e Prática Pedagógica IV no Curso de Pedagogia da UFPE e desenvolve atividades de orientação na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, assim como atua em pesquisa na área de Alfabetização de Jovens e Adultos com o estudo A Identidade Sócio-Discursiva de Alfabetizandos Jovens e Adultos. É integrante do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL, no qual desenvolve ações no âmbito do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
E-mail: luciafyg@yahoo.com.br
Normanda da Silva Beserra
É doutora em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professora de língua portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) até o ano de 2009, tendo atuado como professora e orientadora em cursos de pós-graduação lato sensu, tanto no IFPE como na UFPE. Integra o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e produção e análise de materiais didáticos. Tem publicações na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Português e atua, principalmente, nos seguintes temas: leitura, gêneros textuais, avaliação, ciclo de aprendizagem e formação de professores.
E-mail: normandabeserra@gmail.com
Siane Gois Cavalcanti Rodrigues
É doutora em Letras pela UFPE, onde é professora do Departamento de Letras, nas modalidades presencial e a distância. Coordena o Curso de Especialização
E-mail: sianegois@yahoo.com.br