Autores: Rodrigo Coppe Caldeira
Os
O Conservadorismo Católico Brasileiro no Concílio Vaticano II
Os anos pós-conciliares silenciaram, por algum tempo, as forças conservadoras na Igreja Católica. Elas tinham atuado no Concílio e continuavam vivas, mas guardavam pudorosa cautela no meio da onda de avanços, reformas e inovações pós-conciliares.
Este livro tem o imenso valor de investigar como tal tradição antimoderna católica brasileira atuou no Concílio. Tal pesquisa ajuda-nos a entender os refluxos neoconservadores atuais, embora os protagonistas principais sejam outros. Os que labutaram no Concílio já partiram dessa vida na sua imensa maioria. O viés conservador da Igreja do Brasil tinha caído em quase total olvido, porque durante muitos anos a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos tinha sido ocupado pela geração que fez o Concílio na sua abertura ou que o assumiu nesse espírito, enquanto o lado conservador permanecia em paciente silêncio até que os tempos lhe permitiram ressurgir das cinzas. Estamos diante de um texto lúcido, com preciso nível de informação, de exatidão teológica louvável e de excelente conhecimento do mundo eclesiástico nas diferentes facetas da dogmática, da disciplina, da moral, da organização. O texto nos adentra no integrismo católico e nos permite entender melhor a atual conjuntura.
J. B. Libanio
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-052-4
DOI: 10.24824/978858042052.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 336
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Rodrigo Coppe Caldeira
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É professor Adjunto III do Departamento de Ciências da Religião da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona nos cursos de graduação as disciplinas de Filosofia I e II, Cultura Religiosa I e II e Imaginário Religioso Brasileiro no curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião da mesma universidade. Também já lecionou História do Cristianismo Antigo, História do Cristianismo Moderno, História do Cristianismo Contemporâneo e História do Cristianismo na América Latina e no Brasil. Tem experiências na área de História moderna e contemporânea, com ênfase em História do catolicismo brasileiro contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: Concílio Vaticano II, pós-concílio, interpretação do concílio, conservadorismo, conservadorismo católico, tradicionalismo, lefebvrismo, modernidade, catolicismo brasileiro. Atualmente é Co-editor da Revista Horizonte (Programa de Pós-Gradução em Ciências da Religião da PUC-Minas).