Capa do livro: AMAZÔNIA:<br>recursos hídricos e diálogos socioambientais

AMAZÔNIA:
recursos hídricos e diálogos socioambientais

Autores: Nubia Caramello - Irene Carniatto - Zairo Pinheiro - Mônica dos Santos Marçal (Orgs.)

A presente obra destina-se ao leitor interessado em conhecer um pouco sobre os diálogos quali-quantitativos envolvendo os recursos hídricos do Estado de Rondônia. Fruto do I Simpósio de Recursos Hídricos da Zona da Mata, socializa através das pesquisas apresentadas uma visão holística, presente na percepção de  pesquisadores  que possuem em seus projetos de pesquisa as interfaces do usos múltiplos da  água como enfoque.

Retrata uma preocupação presente pelos povos da/na Amazônia, tornando evidente que o aspecto quantitativo se desfigura quando a questão qualitativa é posta em pauta, um choque para aqueles que ainda possuem a percepção romântica da Amazônia como um manancial dos recursos hídricos para o mundo.

 

A importância de envolver os diversos atores em torno de um objetivo comum é o de sentarem-se para construir os Diálogos Socioambientais da e na Amazônia, enfocados sobre as experiências enraizadas localmente, mas também que se nutrem das experiências e saberes de outros locais, próximos ou distantes, mediados por diferentes sistemas comunicacionais e culturais. Significa também a formação de consciência e da construção de um trabalho coletivo que mobiliza diferentes recursos (materiais e imateriais), devolvendo ao ator e ao contexto novas maneiras de interpretar e de agir, alterando o próprio contexto, o território e a vida da comunidade.

Dessa forma, trata-se tambem de um convite a cada responsável pela construção de políticas públicas ambientais, no presente espaço, bem como aqueles que estão ligados, ainda que indiretamente, a refletirem sobre o valor da qualidade hídrica e de todo o conjunto do sistema ambiental amazônico.

 

Buscando formar na coletividade um pensamento ambiental integrado, com possibilidades de um diálogo socioambiental inclusivo, que garanta a participação de todos os representantes e a atuação de cada cidadão, que se torna fundamental para que novos cenários possam se configurar a curto, médio e longo prazo, refletidos na qualidade da vida na Amazônia.

 

 

 

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-255-9
DOI: 10.24824/978858042255.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AMAZÔNIA:<br>recursos hídricos e diálogos socioambientais

Mônica dos Santos Marçal (Org.)

Possui graduação em Geologia (1987) e mestrado em Geologia e Geoquímica (1991) pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Geografia pela Universi¬dade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora adjunta da Univer¬sidade Federal do Rio de Janeiro ministrando regularmente disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFRJ e no curso de especialização em Geologia do Quaternário do Museu Nacional da UFRJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguin¬tes temas: geomorfologia fluvial, evolução de bacias hidrográficas e geomorfologia estrutural. Na Geomorfologia Ambiental ênfase em Mapeamento de Unidades de Paisagem e Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas. Atualmente a área de pesquisa é a Bacia do Rio Macaé localizada no norte do Estado do Rio de Janeiro.

 

Irene Carniatto (Org.)

É professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 1983, pro¬fessor adjunto do Colegiado de Ciências Biológicas e Chefe da Divisão Técnica de Ciência da vida/NEI da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste. Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1981) e mestrado em Educação Em Ciências pela Univer¬sidade Metodista de Piracicaba (1999). É Doutora em Ciências Florestais, Con¬servação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela UFPR. Atualmente é representante da Unioeste como: Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente; Membro Representante do Pólo Regional de Saúde - 10ª RS; Participante CAP3 no Centro de Saberes e Cuidados Sócioambientais da Bacia do Prata; Gestora de Educação Ambiental do Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA) da Bacia do Paraná 3 - ITAIPU/MMA/MEC. Participa na Ges¬tão da REASUL - Rede de Educação Ambiental da Região Sul. Elo facilitador da REA-PR - Pólo de Cascavel-PR. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Am¬biental, gestão ambiental, conservação e preservação de Recursos Hídricos, Gestão de Bacia Hidrográfica, educação em Ciências, formação de professores, ensino de Biologia, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA.

 

Zairo Carlos da Silva Pinheiro (Org.)

É historiador, mestre em GeografiaHumana pela UNIR, professor do Depar¬tamento de Historia do Campu da UNIR – Rolim de Moura – RO. Pesquisador do GEPCULTURA – UNIR. zairo.pinheiro@bol.com.br. Integrante do Conselho de articulação de comitê de bacias hidrográficas da Zona da Mata.

 

Nubia Deborah Araujo Caramello (Org.)

É professora de ensino fundamental e médio do Estado de Rondônia, Profa. Do Departamento de Pós-Graduação da FAROL. Pesquisadora convidada do LABOGE¬OPA –UNIR, é graduada em pedagogia e geografia, mestre em Geografia. Integrante do Conselho de articulação de comitê de bacias hidrográficas da Zona da Mata.

 

Anelize Queiroz Amaral

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), mestre em Educação para Ciências e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e atualmente é professora Assistente/Colaboradora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação em Ciências atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Formação de Professores e Educação Ambiental. É membro da ABRAPEC (Associação Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências) e integrante do GECIBIO (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia) junto ao CNPq.

 

Nivaldo E. Rizzi

Engenheiro florestal (UFPR/1979), mestrado em manejo florestal (UFPR/1981), doutorado (UNICAN/1991) em Saneamento Ambiental e pós-doutorado em Gestão da Água (UNICAN/2000) no Departamento de Ciencias y Tecnicas del Agua y Medio Ambiente - Universidad de Cantabria (UNICAN), Espanha. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Orienta Teses e Dissertações, principalmente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Atua na área de Conservação de Recursos Naturais com ênfase em Recursos Hídricos e Conservação de Bacias Hidrográficas sendo responsável pela linha de pesquisa Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos. Professor das disciplinas de Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas e Planejamento Hidrológico e Gestão de Recursos Hídricos.

 

 

Joaquim Cunha da Silva

Farmacêutico e Bioquímico em Analises Clínicas e Toxilógicas. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em citologia Clinica UNIC Cuiaba-MT, Especialista em Georreferenciamento Farol Rolim de Moura-RO. Trabalha na V Gerencia Regional de Saúde da Secretaria do Estado da Saúde de Rondônia no Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde. Proprietário e Responsável Técnico Laboratório de Analises Clínicas Osvaldo Cruz. Integrante do Conselho de articulação de comite de bacias hidrográficas da Zona da Mata.

 

Dorisvalder Dias Nunes

Geógrafo, Professor da Universidade Federal de Rondônia. Dr. pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Coordenador do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental – LABOGEOPA. E-mail: dorisvalder@pq.cnpq.br

 

Luiz Cleyton Holanda Lobato

Geógrafo, Ms em Geografia. Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela. Universidade Federal do Paraná.

E-mail: luiz.lobato@ufpr.br

 

Rafael R. da Franca

É Mestre em Geografia (Análise Ambiental) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas em Climatologia e variabilidade climática. É professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia.

 

Rosalvo Stachiw

Químico com mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde 2009, coordenador do Laboratório de Águas da UNIR e atua em pesquisas relacionadas à biodiesel e águas. Integrante do Conselho de articulação de comite de bacias hidrográficas da Zona da Mata. E-mail: rosalvo_stachiw@yahoo.com.br

 

Edner Baumhardt

Prof. Edner Baumhardt é Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Civil na Área de Recursos Hídricos e Doutorando em Manejo Florestal - Linha de Pesquisa Planejamento Ambiental e Engenharia Natural. Professor Assistente do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. É pesquisador na área de Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas e Hidrologia Florestal. É pesquisador do grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos - GERHI. Integrante do Conselho de articulação de comite de bacias hidrográficas da Zona da Mata.

 

Jussara Cabral Cruz

Professora Jussara cabral Cruz, é Engenheira Civl - UFRGS, Mestre em Engenharia Civil pela UFRJ e Doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Produtividade - 2 do CNPq. Presidente da Fundação Mo’a - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental, Diretora de Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e sua Representante Regional pelo Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos - GERHI.

 

João Francisco Carlexo Horn

Engenheiro Ambiental, Mestre em Engenharia Civil na Área de Recursos Hídricos pela UFSM. Pesquisador na área de Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas, bacias-escola, vazão ambiental, estudo de fragilidades ambientais em empreendimentos hidrelétricos. É pesquisador do grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos - GERHI.

 

Alexandre Leonardo Simões Piacentini

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR e possui especialização em Gestão Pública.

E-mail: alexandre.piacentini@ gmail.com

 

Jose Rodolfo Dantas de Oliveira Granha

É Engenheiro Florestal com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua em Ecossistemas Amazônicos, Manejo e conservação dos Solos. E-mail: rodolfogranha@yahoo.com.br

 

Eduardo Cândido Franco Rosell

É agrônomo com doutorado pela Universidad de Pinar Del Río (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua em georreferenciamento e sensoriamento remoto e na conservação florestal, ecologia, agroecologia.

E-mail: evidio2000@yahoo.com.br

 

Jussara Cabral Cruz

Professora Jussara Cabral Cruz, é Engenheira Civl - UFRGS, Mestre em Engenharia Civil pela UFRJ e Doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Produtividade - 2 do CNPq. Presidente da Fundação Mo’a - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental, Diretora de Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e sua Representante Regional pelo Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos - GERHI.

 

João Francisco Carlexo Horn

Engenheiro Ambiental, Mestre em Engenharia Civil na Área de Recursos Hídricos pela UFSM. Pesquisador na área de Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas, bacias-escola, vazão ambiental, estudo de fragilidades ambientais em empreendimentos hidrelétricos. É pesquisador do grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos - GERHI.

 

Elvino Ferreira

É Zootecnia com mestrado e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Colaborador do Ministério da Educação, Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia. Atua principalmente nos seguintes temas: água, 15N e pastagens. E-mail: elvinoferreira@yahoo.com.br

 

Emanuel Fernando Maia de Souza

é agrônomo com doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia. Atua principalmente nos seguintes temas: Fruticultura, Horticultura, Melhoramento Genético, Modelos Biométricos e Estatística. E-mail: emanuelfms@yahoo.com.br

 

Jhony Vendruscolo

É Agrônomo pela Universidade Federal de Rondônia, mestrando e atuante na recuperação de áreas degradadas do Igarapé D’Alincourt - Rolim De Moura. E-mail: jhoven2@hotmail.com

 

Uerbson Bueno de Miranda

é graduando em Engenharia Florestal pela UNIR e bolsista de iniciação cien¬tífica (PIBIC). E-mail: uerbsonbm@hotmail.com

 

Lourdes Maria Hilgert

Graduanda em Engenharia Florestal pela UNIR e bolsista de iniciação cientí¬fica (PIBIC). E-mail: lourdesmaria.engflorestal@yahoo.com.br

 

Claudia C. A. Ximenes Cerqueira

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Pós-graduada em Administração Pública, Pós-graduada em Ges¬tão Financeira e Pós-graduada e Docência do em Ensino Superior. Possui experiência em Gestão Pública, principalmente nas áreas de Gestão Hospitalar e Gestão de Almoxarifado, Patrimônio, Arquivo e Perícia Contábil Judicial e Controle Interno, trabalho realizado em Perícia Judicial Contábil em 2007.

 

Tatiana R. A. Ximenes da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Porto Velho, 2011

 

Kátia Regina Casula

Bióloga (UFPR), Especialista em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos (UFPR), Mestranda do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR), área de concentração em Botânica. Iniciou o Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado de Rondônia na Sedam. Atual Secretária Municipal de Meio Ambiente de Jaru.

 

Izamélia Da Silva Pinto

Graduanda em Gestão Ambiental, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaru.

 

Priscylla Lustosa Bezerra

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental, 8° período, na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em Ji-Paraná. Bolsista do PIBIC 2011-2012, inte¬grante do grupo de pesquisa Interação Biosfera-Atmosfera-Hidrosfera na Amazônia – LBA, na linha de pesquisa de Ciclos Biogeoquímicos.

 

Douglas Silvério Gomes

É acadêmico do curso de Engenharia Ambiental, 8° período, na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em Ji-Paraná. Bolsista do PIBIC 2011-2012 e inte¬grante do grupo de pesquisa Interação Biosfera-Atmosfera-Hidrosfera na Amazônia – LBA, na linha de pesquisa de Ciclos Biogeoquímicos.

 

Marcos Leandro Alves Nunes

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Ji-Paraná. Bolsista PIBIC/CNPq entre os anos de 2008/2010 junto ao projeto de pesquisa “Monitoramento da Qualidade de Água Subterrânea na Microrregião de Ji-Paraná, RO”, aprovado pelo CNPq. Atualmente é monitor das disciplinas Hidráulica, Recursos Hídricos e Fenômenos de Transporte e atua como voluntário junto ao projeto “Avaliação da Eficiência de Diferentes Produtos Químicos Utilizados na Coagulação da Água e a Relação Entre Consumo e Custo”.

 

Josiane de Brito Gomes

Graduanda em Bacharelado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia. Realiza estudos na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia e Interação Biosfera-Atmosfera, no âmbito do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - LBA.