Autores: Cristina J. Haguenauer - Francisco Cordeiro Filho (orgs.)
Este livro tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ (www.latec.ufrj.br) sobre Educação no Contexto das Novas Tecnologias. Por meio dele, nos propomos a mostrar a importância da contribuição dos pesquisadores, que experimentam diferentes soluções, testam hipóteses, analisam diferentes possibilidades, para que os profissionais da educação possam, a seguir, trilhar caminhos mais seguros.
O presente trabalho procurou selecionar artigos que apresentam as contribuições dessas pesquisas para melhor compreensão da natureza dos ambientes virtuais de aprendizagem e das diferentes técnicas e ferramentas utilizadas em sua criação. Pretende-se com isso, inicialmente orientar o leitor sobre os caminhos percorridos na pesquisa sobre Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGAs) e Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGCs), além das linguagens dos sistemas multimídia em suas diferentes manifestações (hipertexto, hipermídia e hipervídeo).
Adiante, destaca-se a importância dos objetos de aprendizagem e os conceitos e técnicas de realidade virtual, utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais, convergindo-se para a utilização de games como ambientes de aprendizagem.
Como consequência dos recentes avanços tecnológicos, aborda-se ainda a conceituação de sites de redes sociais a potencialidade e as limitações do uso dessas plataformas no contexto educacional a partir de experiências realizadas no Brasil e no exterior. Outro tema importante incluído nesse volume refere-se à investigação da influência do hipertexto na organização do pensamento dos indivíduos e a identificação das vantagens e desvantagens de seu uso no processo de construção do conhecimento.
O uso mais recente de jogos educativos na promoção de uma aprendizagem significativa foi analisado em diferentes momentos do trabalho, no objetivo da construção dos novos conhecimentos e estimulando diferentes níveis de percepção da aprendizagem. Tornou-se importante enfatizar a presença da fantasia, da curiosidade e do desafio, na fascinante tarefa de envolver os atores do processo ensino-aprendizagem, na transformação de simulação
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-299-3
DOI: 10.24824/978858042299.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Cristina Jasbinschek Haguenauer
Graduada
Francisco Cordeiro Filho
Doutor
Álvaro José Rodrigues de Lima
Professor da Escola de Belas Artes da UFRJ. Mestre em Ciências em Arquitetura pela FAU/UFRJ e Doutorando do Programa de Engenharia Civil da COPPE da UFRJ, área de concentração
Cíntia Regina Lacerda Rabello
Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Mestre
Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho
Graduado em Letras - UFRJ (1999), Especialista em Gerência de Redes pelo Programa MoT CN – NCE/UFRJ (2005) e Mestrando do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação
Fabricia Silva de Carvalho
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora da Secretaria Municipal de Ensino/RJ. Participou junto ao Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ), no desenvolvimento de pesquisas sobre Ensino a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem..
Fabiana Melo Macieira Lawinscky
Mestre
Flavia Nogueira Martins
Mestranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ, pós-graduada
Gerson Gomes Cunha
Doutor (2004) e Mestre (1991)
Lais Cappaun Dalsoquio
Mestranda do Programa Interdisciplinar de pós-graduação
Luiz Landau
Doutor
Luciana Guimarães Rodrigues de Lima
Doutoranda e Mestre
Marcus Vinicius Grandão Barboza
Dos 28 anos de atuação na área de educação, os últimos 15 anos foram dedicados à EAD (Educação a Distância), passando pela produção de material didático em papel, vídeo e web. Gerenciou e coordenou a implantação de projetos e cursos de EAD. Atualmente, finalizando o mestrado na Universidade Aberta de Lisboa em Pedagogia do E-learning para ampliar o conhecimento dos processos da educação globalizada.
Marcus Vinicius Mussi
Possui Mestrado
Marise Castello Branco Altro Lopes
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista
Martin Knöll
Estudou arquitetura na Universidade de Stuttgart, onde é doutorando no Instituto de Arquitetura Moderna e Design (Institut Grundlagen Moderner Architektur und Entwerfen) (IGMA) da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Como parte de sua tese de doutorado sobre a relação entre urbanismo e saúde, ele foi professor visitante no Centro Lansdown da Electronic Arts (LCEA) de Middlesex University em Londres, Reino Unido, onde lida com mídia interativa e saúde. Em 2008 / 2009, o seu projeto DiabetesCity foi premiado com o “Karl-Steinbuch stipendium” do MFG Stiftung Baden-Württemberg, Alemanha. Desde maio de 2009, ele é aluno de doutorado do Landesgraduiertenförderung Baden-Württemberg, e bolsista de pesquisa da Akademie Schloss Solitude, na Alemanha, para o período 2010/2011. E-mail: martin.knoell @ gmx.de.AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: dos sistemas de gerenciamento aos games e à realidade virtual 209
Tereza Cristina Moraes do Nascimento
Mestre
Rogério Noboa da Silva Jr
Graduação em letras (português-literaturas) pela UFRJ. Mestrando no programa interdisciplinar em linguística aplicada da faculdade de Letras da UFRJ. Especialista em tecnologias na educação pela PUC-RJ. Atualmente é professor de língua portuguesa de escolas do ensino médio e dos cursos de graduação em administração, ciências contábeis e pedagogia do UNIFESO. Pesquisador do Laboratório de Tecnologias da informação e Comunicação da UFRJ (LATEC-UFRJ).