Capa do livro: TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS:<br>perspectivas de trabalho em escolas e instituições acadêmicas

TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS:
perspectivas de trabalho em escolas e instituições acadêmicas

Autores: Jussara Martins Albernaz

Temas instigantes são abordados neste livro. Os artigos foram escritos por educadores e pesquisadores que procuram entender o processo de ensinar a aprender, tecido com o apoio de ambientes virtuais de aprendizagem, presentes em escolas e instituições acadêmicas. Eles representam parte dos estudos do grupo NIEPACIS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social), coordenados pela professora Doutora Jussara Martins Albernaz, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram selecionados os que tangenciam a informática educativa e a tecnologia computacional, mantendo a linha de interesse geral do grupo pelos processos de ensino-aprendizagem. Alguns examinam atividades que envolvem mais diretamente alunos e professores do ensino fundamental, inclusive alunos especiais, avaliando diferentes recursos utilizados, sobretudo lúdicos, construções e estratégias elaboradas, com o apoio de softwares educativos livres ou proprietários; outros se debruçam sobre políticas de uso computacional em escolas e a implantação de sistemas computacionais livres, analisando entraves, dificuldades e possibilidades, que impactam as atividades em sala de aula. Também são examinados e avaliados aspectos variados do ensino a distância em cursos de especialização oferecidos a professores. Há estudos sobre a produção de alunos do ensino básico com recursos tecnológicos e da Internet, mediados por contato presencial ou à distância, inclusão digital de idosos e uso da tecnologia computacional, inclusive por alunos de altas habilidades/superdotação do ensino fundamental. 

Impresso
de R$ 91,37 por
R$ 70,28
Digital
de R$ 91,37 por
R$ 63,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-270-2
DOI: 10.24824/978858042270.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS:<br>perspectivas de trabalho em escolas e instituições acadêmicas

Jussara Martins Albernaz

Doutora em Psicologia, com pós-doutorado em Educação, ambos pela USP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela EHESS de Paris, com Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (Université de Paris V – Renée Descartes), e especialização em Educação Matemática (IREM de Paris-Sud e INRDP). Graduou-se em Matemática pela UFES. Docente do PPGE/UFES. Fundou e coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social. Exerceu diversos cargos em órgãos colegiados e representou a UFES no CEE/ES. Temas de pesquisa atuais: processos de ensino-aprendizagem em ambiente virtual; inclusão digital, atividades ludo-educativas; educação matemática.

 

Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Doutoranda em Educação e Mestre em Informática pela UFES. Técnologa em Processamento de Dados, e Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Serra, onde leciona para os cursos superiores de Informática. Atua no Centro de Educação a Distância (CEAD) do Ifes como designer instrucional, já foi coordenadora da produção de material e coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

Doriedson Alves de Almeida

Doutorando em educação no GEC do PPGE-FACED-UFBA e Mestre em educação pela UFES. Professor no Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Investiga as  implicações das redes digitais de comunicação para os processos de ensino e aprendizagem, políticas para uso das TIC em escolas públicas e movimentos culturais populares

 

Eliana Maria da S. Madeira Lourenço

Mestre em Educação pela UFES e graduação em Pedagogia pela FAFIC – Colatina. Especialista em Informática Educativa (UFES) e em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (IFES/ Colatina). Supervisora Escolar da Rede Estadual do ES, com atuação na SRE de Colatina. Coordenadora de Tutoria do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica do IFES/Colatina (EaD) e Preceptora da Graduação em Pedagogia na Universidade de Uberaba (EaD).

 

Juares Dutra da Silva:

Mestrando em Educação pela UFES. Licenciado em Física pela UFMG.

Professor do ensino médio na rede particular e pública de ensino.

 

Isaura Alcina Martins Nobre

Doutoranda em Educação e Mestre em Informática pela UFES. Professora do Ifes- Campus Serra, onde foi coordenadora dos cursos superiores em Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, na modalidade presencial (2004/08) e em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a Distância (Ifes/UAB, 2006 /09). Hoje coordena o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação a distância do Ifes/Serra.

 

Maria da Graça von Kruger Pimentel

Mestre em Educação pela  UFES. Pedagoga e Psicopedagoga, com atuação clínica e institucional. Professora de Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. Consultora na área de Educação. Coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Núcleo Espírito Santo.

 

Monica Costa Arrevabeni

Mestranda em Educação pela  UFES, Tecnóloga em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), servidora da Gerência de Gestão Educacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Colatina.

 

Samuel Paganoto Duarte

Mestre em Educação pela UFES. Atua em diversas instituições de ensino públicas e privadas, produzindo, coordenando e assessorando o desenvolvimento de projetos pedagógicos que utilizam a tecnologia como meio de produção e interação. Na educação a distância, trabalha como tutor, professor e administrador de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de pós graduação.

 

Sandra Maria de Aguiar Rocha

Mestre em Educação pela UFES.  Assistente Social, graduada pela UFES.  Professora de Cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu.  Professora responsável pelo projeto de extensão da Faculdade Aberta para Terceira Idade. Investigo interações e mediações em ambiente virtual de aprendizagem.

 

Rosemary C. F. da Costa Mancuso

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFES.  Atuou com pedagoga pela Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente é Coordenadora de turno de uma escola de ensino fundamental desse mesmo município.

Sebastião Luiz Batista

Mestrando em Educação - UFES, Especialista em Engenharia da Informação - UFES, Graduado em Administração - FAESA. Coordenador da Gestão Educacional de Educação Básica do Centro Educacional Primeiro Mundo.

 

Vanessa Battestin Nunes:

Doutoranda em Educação, Mestre em Informática e Bacharel em Ciência da Computação, todos pela UFES. Professora do Ifes - Campus Serra, leciona para os cursos superiores de Informática e já foi coordenadora dos mesmos. Atua no CEAD/Ifes (Centro de Educação a Distância), onde já exerceu diversos papéis e hoje é coordenadora de Tutoria da Pós-graduação em Informática na Educação, na modalidade a distância.