Capa do livro: ADOLESCENTES:<br>entre violações e mediações

ADOLESCENTES:
entre violações e mediações

Autores: Regina Célia de Souza Beretta

A ideia do livro intitulado Adolescentes: entre violações e mediações resultou de uma pesquisa realizada em 2010 pela autora, por ocasião da defesa de tese doutorado, apresentada ao programa de pós-graduação em serviço social da UNESP de Franca, sob orientação, da professora Dra. Maria Ângela Rodrigues Alves de Andrade. O texto realiza uma breve discussão do distanciamento existente entre a construção do Estado Democrático pela via das legislações sociais calcadas no respeito aos direitos humanos e as inúmeras violações e violências vividas por milhares de famílias, crianças e adolescentes brasileiros. O livro busca entender as conexões existentes entre a questão social e os adolescentes em conflito com a lei, submetidos às medidas socioeducativas, identificando as violações que cercam o cotidiano dos adolescentes que cometeram atos infracionais como forma de mediação com o mundo contemporâneo, que os oprime e os subalterniza. Foram analisados a série de violências visíveis e simbólicas que perpassam a vida dos adolescentes, em especial daqueles adolescentes que cometeram delitos culminando no cumprimento de medidas socioeducativas. O conceito de adolescência foi entendido como resultante da reflexão humana sobre a singularidade dessa etapa de passagem entre a infância e a vida adulta, momento especial na construção e diferenciação do “eu” pessoal e social, entendido também, pela sua especificidade, como momento de vulnerabilidade. A autora aprofundou o conceito de violência simbólica, discutindo a complexidade e a diversidade desta categoria em suas múltiplas interfaces no tempo e no espaço, que se constitui a partir do conjunto de forças internas e externas no âmbito da vida social, na qual os indivíduos vivem da invisibilidade social. A desfiliação, a desterritorialização, o não pertencimento à comunidade, podem resultar em um não reconhecimento da autoridade da lei, daí decorrendo a transgressão ou delito. Observou que os adolescentes, submetidos às variadas formas de privações, contradições e invisibilidade, veem sua subjetividade influenciada pela proximidade com o mundo do crime, do tráfico e da violência. Diante destas reflexões, a autora se debruçou no estudo do universo de possibilidades e limites das medidas socioeducativas em termos de eficiência, a eficácia e a efetividade, considerando as medidas socioeducativas de privação de liberdade e de meio aberto, no enfrentamento da questão social. Foram elencadas por meio da pesquisa social, as principais dificuldades de superação da série de entraves (técnicos, administrativos, financeiros) das medidas socioeducativas. A despeito das peculiaridades de entraves na gestão social das medidas socioeducativas, foi desvelado por meio das categorias encontradas, um debate ainda mais importante: a reprodução do ciclo de ideologias e violências, de discriminação e de segregação dos adolescentes em cumprimento de medida, que atualmente, ainda possui um caráter mais punitivo que educativo.  No texto emerge o amadurecimento pessoal e profissional da autora ao identificar faces da dura realidade dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e o seu compromisso com o projeto ético-político dos assistentes sociais, com vistas ao combate das injustiças, luta pela liberdade, autonomia e protagonismo humano, na construção de melhores condições sociais de vida e trabalho.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-341-9
DOI: 10.24824/978858042341.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ADOLESCENTES:<br>entre violações e mediações

Regina Celia de Souza Beretta

 Natural do município de Araraquara, nasceu em 02 de maio de 1958 é pedagoga, assistente social funcionária de carreira da prefeitura de Araraquara, desde 1985. Militou nos principais movimentos sociais ligados a luta pelo reconhecimento da assistência social como política pública e na defesa pelos direitos da criança e dos adolescentes. Atuou em vários conselhos municipais e ocupou a coordenação de diversos serviços sociais. Atualmente é coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara, na gestão do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) e de outros programas municipais. Pós-graduada em gestão pública, em 2001 pela UNESP de Araraquara, resolveu ingressar no mestrado na UNESP de Franca, onde defendeu a dissertação: Benefício de prestação continuada: um instrumento de inclusa social? Em 2007 deu continuidade aos estudos e ingressou no doutorado e optando pela linha de pesquisa na área da criança e do adolescente. Defendeu o doutorado em 2010, intitulado: O desafio da questão social: adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Araraquara. Desde 2005, ministra aulas no curso de serviço social no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro nas disciplinas de política social, fundamentos do serviço social, gestão social, pesquisa social; ministra aulas no curso de direito do mesmo instituto, há dois anos, na disciplina Infância e Juventude. Atua na pós-graduação em serviço social: Proteção integral a família, do IMESB e na pós-graduação em serviço social da Unaerp de Ribeirão Preto: Estratégias para elaboração de projetos sociais. Possui vários artigos científicos publicados no país e na América Latina. Presta assessorias a municípios e entidades sociais e é grande estudiosa dos temas alusivos à proteção, defesa e vigilância dos direitos da criança e adolescente. Lutam melhor os que têm belos sonhos.