Autores: Lucilene Cury (Org.)
Os artigos reunidos neste volume, organizado pela Profa. Dra. Lucilene Cury, são fruto das reflexões e pesquisas realizadas pelos alunos da disciplina de pós-graduação Tecnologias Digitais em Espaços Educativos e refletem pertinência temática e coerência na ação.
Para além da relevância dos temas pesquisados, impressiona sobretudo ao leitor a coerência com que se desenvolve e estrutura o trabalho do conjunto de autores, em relação ao universo que pesquisam.
Fala-se muito em Cibercultura e nas características colaborativas e transdisciplinares que ela implicaria. São poucos, no entanto, os estudos acadêmicos que resultam efetivamente do trabalho conjunto de pesquisadores de diferentes áreas.
A ênfase do trabalho registrado neste livro é justamente o caráter colaborativo e transdisciplinar que a Cultura Digital potencializa e sua execução é modelo desse potencial, na medida em que os artigos interagem em sua hipertextualidade.
A leitura de Tecnologias Digitais nas Interfaces da Comunicação/Educação - desafios e perspectivas não se encerra em si mesma. Pelo contrário, é uma proposta de navegação contínua por outros textos e pesquisas já realizados ou a se realizarem.
Cléo Tibiriçá
Professora e Pesquisadora ligada ao Grupo de Pesquisa Cibernética Pedágogica –LLD
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP
Disponibilidade: 5 Dia(s)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-336-5
DOI: 10.24824/978858042336.5
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Lucilene Cury
Professora e Pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Cibernética Pedagógica - LLD.
Trabalha nas interfaces da Comunicação e da Educação e os projetos de pesquisa que realiza, com alunos de Graduação e de Pós-Graduação da USP, refletem essa preocupação, assim como a de interligar as mais diversas áreas do saber para, num esforço consciente, chegar à complexidade do conhecimento científico.
Abaixo, alguns dos seus trabalhos que envolvem bolsistas de Iniciação Científica da USP, estudantes de Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Editoração; Turismo; Arquitetura e Gestão Ambiental, de maneira interdisciplinar:
Atalhos para a Inclusão Digital de Crianças, Jovens e Adultos;
Pelos Caminhos do Ciberespaço - Uma Proposta da Comunicação;
O Mundo Virtual é para Todos?
O Conhecimento Científico – da Universidade para a Sociedade;
O Impacto da Ação Humana sobre o Meio Ambiente: Um Estudo com base na Agenda 21;
O Curso de Comunicação da ECA/USP e os Cursos de Comunicação de Universidades Estrangeiras: Um Estudo Comparativo.
No Curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, seus orientandos, em nível de Mestrado e Doutorado, procedem também das mais diversas áreas, tais como: Jornalismo; Filosofia; Letras; Fonoaudiologia; Publicidade e Propaganda, de maneira semelhante à que compõe o grupo de autores deste livro.