Capa do livro: PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA:<br>olhares e percepções

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA:
olhares e percepções

Autores: Gildo Volpato - Marialva Moog Pinto (Orgs)

A sala de aula universitária, entendida aqui na sua dimensão simbólica, como o espaço e o território onde se materializam os processos de ensinar e aprender requer esforços intencionais de ruptura paradigmática, favorecendo a construção de racionalidades ampliadas. Os alunos são culturalmente situados, com aspirações e representações da realidade que definem suas expectativas e possibilidades no curso de graduação em que estão inseridos. Assim, também, os professores são marcados por uma história de formação e são portadores de valores culturais e políticos que devem ser compreendidos tanto por eles mesmos quanto pelos responsáveis pela formação de professores universitários. Neste sentido este livro traz contribuições significativas, com base em pesquisas, para a compreensão dos processos de ensinar e aprender na universidade. São temas atuais que envolvem alunos e professores na universidade, tais como: representações, saberes e práticas de profissionais liberais professores; concepções de ensino e aprendizagem; inovação nas práticas pedagógicas; conceito de qualidade na educação superior; formação de professores e suas práticas pedagógicas e; relação entre ensino e pesquisa na universidade. É uma obra que deve ser lida, prioritariamente, por professores universitários, coordenadores pedagógicos e responsáveis pelos programas de formação continuada dos docentes nas universidades, pró-reitores de ensino de graduação bem como dirigentes das Instituições de Ensino Superior.

Impresso
de R$ 48,23 por
R$ 41,77
Digital
de R$ 48,23 por
R$ 33,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-373-0
DOI: 10.24824/978858042373.0
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA:<br>olhares e percepções

Carla Carolina Costa da Nova

É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professora substituta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XV. Membro do Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPQ, Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP).

 

Claudia Finkelstein

É especialista y Magister en Formación de Formadores. Doctoranda de la Universidad de Buenos Aires, Línea de  investigación: Formación de docentes universitarios. Co directora de proyectos de investigación del área de Estudios sobre el Aula Universitaria – IICE- FFyL- UBA. Asesora Pedagógica de la Facultad de Odontología - UBA. Profesora Adjunta de la cátedra de Didáctica de Nivel Superior- FFyL. UBA

 

Cristina Bohn Citolin

É graduada em Letras/ Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, é mestre e doutoranda em Educação pela mesma universidade e membro de grupos de pesquisa na área de Formação de Professores - Parceria entre Universidade e Escola e Pedagogia Universitária. Tem experiência na área de Língua Portuguesa como professora de Português, Literatura e Redação Instrumental, nos níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior e na Educação de Jovens e Adultos. Foi docente dos cursos binacionais do IFSul - Campus Avançado Sant’Ana do Livramento. Atualmente, é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves. Atua em temas como: Ensino de Língua Portuguesa, Formação de Professores, Educação Profissional e Ensino de Língua na Fronteira.

 

Gildo Volpato

É doutor em Educação pela Universidade do Rio dos Sinos - UNISINOS e mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Pesquisador do campo da pedagogia universitária, formação de professores e práticas pedagógicas na educação superior. Atualmente é conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e Reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

 

Marinalva Lopes Ribeiro

É pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, doutora pela Université de Sherbrooke, Canadá; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É professora titular lotada no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisadora do campo da pedagogia universitária, formação de professores e afetividade na prática educativa, com abordagem na Teoria das representações sociais, tem produzido artigos,  capítulos de livros e organizado obras em co-autoria sobre as temáticas pesquisadas. Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS  e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – NEPPU.

 

Marialva Moog Pinto

É doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), orientada pela Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha, com a temática Pedagogia Universitária e Qualidade da Educação Superior. Fez o doutorado sanduiche na Universidade de Sevilha - Espanha, orientada pelo Prof.Dr.Carlos Marcelo Garcia, do Departamento de didática e Organização da Aprendizagem. É mestre em educação também pela UNISINOS (2003). É especialista em - Projeto de Formação por e-Learning-(Plataforma Moodle), pela Universidade de Sevilha - Projeto Prometeo. Foi bolsista pela Rede Investigadores da Educação Superior-RIES, investigando para o edital do Observatório de Educação CAPES/INEP, com a temática Indicadores de Qualidade da Educação Superior (2007 a 2009). É especialista em Psicopedagogia Institucional e graduada em Pedagogia(2000). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia no Complexo de Ensino Superior - Faculdade Inedi . Integrante do grupo de pesquisa da Profa.Dra. Maria Isabel da Cunha - UNISINOS.

 

Maurício César Vitória Fagundes

É graduado em História pela Universidade Católica de Pelotas (1988) , especialista em Filosofia História do Pensamento Brasileiro pela Universidade Estadual de Londrina (1990) , mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) . Atualmente é professor Ensino Superior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão. Atua principalmente nos seguintes temas: Projeto político-pedagógico, Educação Superior, Formação de professores, Dialética, Ensino de Graduação, Universidade e Currículo Emancipatório.

 

Sandra Regina Soares

É pós-doutora em Pedagogia Universitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), doutora em Educação pela Université de Sherbrooke-Canadá, é mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.  É professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do grupo de pesquisa inscrito no CNPQ Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP). Pesquisadora do campo da pedagogia universitária, formação de professores com a abordagem da Teoria das Representações Sociais, autora e coautora de publicações diversas sobre as temáticas pesquisadas.

 

Suzana Cini Freitas Nicolodi

É docente na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Doutoranda em Educação - UNISINOS, Mestrado em Educação - UNISINOS, Graduada em Direito - UNICRUZ. Integra o Grupo de Pesquisa  Formação de Professores, Ensino e Avaliação - UNISINOS e o Grupo de Pesquisa em Educação Digital - GP e-du -UNISINOS/CNpq.