Autores: Marlucy Alves Paraíso - Rita Amélia Vilela - Shirlei Rezende Sales (Orgs)
O currículo ocupa hoje um lugar muito particular no contexto da educação. Isso porque os estudos de currículo são de grande importância para avaliar e para orientar propostas e práticas escolares articuladas dentro de projetos de políticas públicas de educação. As questões sobre currículo tornaram-se centrais na discussão sobre a importância e sobre os problemas da educação escolar e não escolar.
Pesquisas e estudos sobre currículo fazem hoje parte do cenário nacional alimentando debates e discussões sobre os currículos das nossas escolas nos diversos ramos e níveis de ensino como também sobre as dimensões formativas em diferentes espaços da vida social. Isso pode ser comprovado com o aumento significativo de produção na área, resultado do crescente esforço de diferentes grupos de pesquisa em diferentes regiões do país. Estes, procuram entender as tendências e perspectivas no âmbitos das políticas curriculares nacionais e as conseqüências no âmbito das práticas escolares em diferentes instituições, modalidades e áreas de ensino. Este trabalho reforça a necessidade de ampliação do debate com amparo nas mais diversas orientações teóricas.
Os desafios colocados à compreensão da escola exige do campo do currículo a abertura para a interlocução com estudos e teorizações de outros campos, uma vez reconhecido que o currículo da escola não opera sozinho os processos de socialização e de educação. Assim, amparado em diferentes ferramentas teóricas e conceituais o campo diversificou e aguçou os olharers para as relações de poder e culturais em todas as suas nuanças. O reconhecimento que outros espaços e artefatos também ensinam, e com os quais também se aprende, vem disputando espaço com os currículos escolares para se firmarem como espaços formadores e educadores das novas gerações. Todas essas dimensões convergem para a busca de respostas para o desafio que é “educar as novas gerações”: Isso significa desenvolver no aluno habilidades sociais para a vida produtiva, mas também para a relação com o outro? Como viabilizar aos alunos as ferramentas que lhes proporcionem uma efetiva compreensão do mundo contemporâneo, imprescindível para que possa se situar neste e ser atuante num projeto de vida social com perspectivas de justiça e democracia plena, requeridas na vida atual? Quais são essas ferramentas? Como idenfificá-las e como desenvolvê-las num contexto em que projetos de sociedade conflitantes desafiam as intenções e ações políticas e sociais e condicionam as possibilidades de realização daquele projeto? È essa a tensão presente no campo do currículo que se procurou representar nesta coletânea.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-454-6
DOI: 10.24824/978858042454.6
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Alda Junqueira Marin
Doutora em Educação, professora aposentada da UNESP e atual livre-docente da USP. Atua na Pós-Graduação em Educação com pesquisas e orientação de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, com ênfase em estudos da relação ensino-aprendizagem.
Anderson Ferrari
Graduado e licenciado em História, mestre e doutor em Educação. Professor do Ensino Básico e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, curriculo e homossexualidade.
Eurize Caldas Pessanha
Doutora e Mestre em Educação. Realizou estágio de pós-doutorado, no Departamento de Curriculum and Instruction na University of Wisconsin - Madison (1999) e na Texas A&M University em College Station, Texas (2010). Professora associada da UFMS, atuando no Curso de Pedagogia e no e no Programa de pós-graduação em Educação, como orientadora no mestrado e no doutorado. Pesquisa sobre cultura escolar, história das disciplinas escolares, currículo e professor. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Inês Barbosa de Oliveira
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina, mestre e doutora em Educação. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, currículo, pesquisa no/do cotidiano, currículos praticados e emancipação social. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D
Jesus Maria Sousa
Doutora em Ciências da Educação pela Université de Caen, França, sendo atualmente Professora Catedrática e Coordenadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa). Responsável pela linha de pesquisa de Currículo, Diretora do curso de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Currículo. Exerce também as funções de avaliadora internacional de cursos de educação na República da Irlanda e na República da Lituânia.
Jorge Adelino Costa
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, Portugal. Desenvolve e coordena projetos de investigação nas áreas da Liderança e Gestão Escolar, Análise Organizacional da Escola, Avaliação de Escolas e de Professores e Metodologia de Projetos. Autor de mais de uma centena de publicações na área da educação, é membro de comissões científicas de diversas revistas. Desempenhou cargos de gestão no ensino secundário e universitário e no Ministério da Educação".
José Brites Ferreira
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e investigador do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação (NIDE), ambos do Instituto Politécnico de Leiria, e Investigador Sénior no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). As suas áreas de investigação incluem o currículo, a organização escolar, autonomia e regulação da educação, satisfação dos estudantes e dos docentes do ensino superior. Tem publicações no Brasil e na Europa. Autua em equipes de avaliação internacional em paises da Europa, acessor de convênios de Portugal com Timor-Leste.
Luís Henrique Sacchi dos Santos
Graduado em Biologia, Mestre e Doutor em Educação (PPGEDU/UFRGS); professor adjunto no Departamento de Ensino e Currículo – FACED/UFRGS, atuando na graduação (na área de Educação e Saúde) dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia, Dança e Educação Física, bem como no Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Atualmente (2012-2016) desenvolve o projeto: Educação, Saúde & Ciências: dispositivo de medicalização e produção contemporânea dos corpos.
Marcelo Pereira de Andrade
Licenciado em Educação Física, mestre em Educação Física e doutor em Psicologia Social. Na atualidade é professor ajunto III no Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde da Universidade Federal de São del-Rei (UFSJ). É coordenador e professor do curso de Educação Física da referida instituição. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física. Suas linhas de pesquisa voltam-se para os temas: infância pobre; formação de professores e mídia.
Maria do Carmo Martins
Graduada em História, mestre e doutora em educação. Tem pós doutorado pela Univeristy of Brighton/UK (2011) . É professora no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da FE/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação. Membro das Redes Educação, Cultura e Politica na América Latina e Educación, Governos y Instituciones. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História do Currículo, História das Instituições Escolares e História e Ensino.
Maria Zuleide Da Costa Pereira
Professora Associada II Pedagogia da Universidade da Federal da Paraíba, da área das Políticas Educacionais, atuando nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação. Pesquisadora das Políticas e Práticas Curriculares e seus desdobramentos, Políticas de Currículo e Cultura, Propostas Curriculares Municipais, Projetos Políticos Pedagógicos, etc. Atualmente, coordena o GEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares) vinculado ao CNPq. Em maio de 2007 fundou a Associação de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práticas Curriculares (AEPPPC),localizada em João Pessoa/ Paraíba/ Brasil.
Marisa Vorraber Costa
É licenciada em Filosofia, Doutora em Educação e Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Luterana do Brasil. Realiza pesquisas em Estudos Culturais & Educação. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO)
Regina Leite Garcia
Doutora em Educação, Pesquisadora do CNPq desde 1986. Tem Pós-doutorado no Institute of Education, London University na University of Wisconsin - Madison em 1994. Professora Titular em Alfabetização na UFF e Colaboradora de A Página da Educação - Profedições Porto, Portugal; Membro do Conselho Editorial de revistas da área e Coordenadora do GRUPALFA - Grupo de Pesquisa Alfabetização dos alunos e alunas das classes populares. Pesquisa em curso - Interculturalidade descolonizando o eurocentrismo da escola.
Sandra Mara Corazza
Licenciada em Filosofia, mestre e doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo. Pesquisadora de Produtividade do CNPq, nível 1 D. Coordenadora Geral do Observatório da Educação FACED/UFRGS, Projeto "Escrileituras: ler-escrever em meio à vida". Experimentadora de Filosofia, Educação, Escrileitura, Currículos Nômades, Devir-Infantil.
Sonia Kramer
Doutora em Educação (PUC-Rio) e Pós-doutora (NYU). Professora do Departamento de Educação PUC-Rio. Coordena o Curso Especialização em Educação Infantil, a Pós-Graduação em Estudos Judaicos e o Grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura-INFOC. Publicou: Política do pré-escolar no Brasil; Infância, educação e direitos humanos; Por Entre as Pedras: Arma e Sonho na Escola; Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso; Retratos de um desafio: crianças, adultos e educação infantil; Educação Infantil: enfoquesem diálogo.
Mirian Warde
Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação: Filosofia da Educação pela PUC-SP (1976) e doutorado em Educação. Realizou estágio pós-doutoral na Columbia University (2001-2002). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [1973-2006]; professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP. As pesquisas recentes incidem sobre a História da Educação, com ênfase na constituição e difusão dos padrões internacionais de educação: americanism(o) e Estados Unidos; ensino secundário e intelectuais; história das estatísticas escolares. Pesquisador sênior do CNPq.