Autores: Antônio Pedro Dores
"O estudo das prisões revelou ao autor, como a própria teoria social reforça, involuntariamente, os estigmas sociais que denuncia. Como se os estigmas fossem naturais.
E nalguma medida o são. O espírito humano discrimina e classifica não apenas para conhecer, mas, também, para participar em jogos de identificação e exclusão do outro. O estudo científico, porém, deve aspirar a superar a natureza tal e qual nos é apresentada. E perspectivar outros modos de expressar a vida de um modo mais humano, isto é, reconhecendo a todas as pessoas os mesmos direitos: os direitos humanos.
A trilogia Estados de Espírito e Poder, de que este volume é parte, apresenta o espírito do carcereiro – o Espírito de Proibir – o espírito do presidiário – o Espírito de Submissão – o espírito do delinquente – o Espírito Marginal – como estados de espírito que todos, uns mais que outros, adotamos para nós próprios em diferentes situações na vida, assim como esperamos que outros com quem nos cruzamos adotem também.
A obra inaugura uma proposta epistemológica mais exigente do que a atual indefinição de atitudes e representações sociais, centrada no conceito de estados-de-espírito. Abandona a ideia de indivíduo e substitui-a pela ideia de pessoa instável à procura de qual a melhor disposição a mobilizar em cada situação social: qual é o estado-de-espírito mais adequado a cada circunstância? O elenco de estados-de-espírito socialmente construídos é, em geral, utilizável igualmente por todos, desde que tenham a vontade e o treino suficientes."
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-422-5
DOI: 10.24824/978858042422.5
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
António Pedro Dores
"Professor e investigador agregado em sociologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. URL: http://iscte.pt/~apad. Autor da trilogia “Estados de Espírito e Poder”: Espírito de Proibir (ensaio), Espírito de Submissão (monografia), Espírito Marginal (estudo de casos). Especialista em sociologia das prisões e da violência. Membro da Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento/ACED, URL: http://iscte.pt/~apad/ACED, iniciativa de pessoas reclusas para romperem o cerco que as inibe de exercer os direitos de livre expressão e de defesa."