Capa do livro: O PAPEL DA EDUCAÇÃO COMO GERADORA DE SAÚDE NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO COMO GERADORA DE SAÚDE NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Luis Antonio da Silva

Este trabalho propôs otimizar um programa de educação para saúde que possibilite a melhoria da qualidade de vida dos alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Vitória – Espírito Santo – Brasil. Foi realizada uma pesquisa para avaliar o nível de divulgação de saúde - qualidade de vida nas instituições de ensino fundamental, por parte dos docentes, lotados na Secretaria Municipal de Educação - SEME, Prefeitura Municipal de Vitória. Identifica o nível de conhecimento dos alunos, dos pais dos alunos e dos professores envolvidos na pesquisa, comparando o conhecimento e práticas pedagógicas ligadas à saúde – qualidade de vida com o nível socioeconômico dos dados coletados. No primeiro capítulo são abordados os temas relativos à educação, tais como conceitos e concepções enfatizando a questão da pedagogia de projetos. No segundo trata-se da questão da saúde em âmbito geral, desde suas perspectivas históricas até as abordagens mais atuais em relação à atenção primária e secundária. O terceiro capítulo apresenta uma fusão entre políticas educacionais e diretivas de saúde, com destaque para os programas e campanhas e a importância de se enfatizar a cultura como elemento de promoção da saúde na escola. Esses assuntos compõem o marco teórico dessa tese. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, pois analisa os resultados levando em consideração o nível de conhecimento e prática pedagógica sobre saúde – qualidade de vida. Focaliza aspectos quantitativos e qualitativos. Utiliza como instrumento de pesquisa questionários com perguntas fechadas e abertas, devidamente validados. O universo da pesquisa foi constituído de 782 indivíduos, sendo 553 alunos da sétima série do Ensino Fundamental, 68 professores da mesma rede de ensino e 161 pais de alunos distribuídos entre as duas Regiões: São Pedro (Região I), considerada região de baixa renda per-capta e Jardim Camburi e Jardim da Penha (Região II), região que apresentou maior renda per-capta. Para análise dos dados coletados foi utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), para a aplicação dos testes, qui-quadrado e exato de Fischer, utilizado para comparação dos dados. Os resultados apontaram que quanto ao conhecimento sobre campanhas de saúde 62,6% dos alunos não conhecem; 57,1% dos pais dos alunos também estão na mesma situação, 57,1% dos professores afirmou desconhecer qualquer campanha de saúde. No que diz respeito a informações sobre saúde, qualidade de vida, alimentação e atividade física, 71,6% dos alunos afirmaram que não receberem informações da escola, 54,7% dos pais não conversam com a família sobre as campanhas de saúde e 71,4% dos professores também afirmaram não receberam informações desse tipo na escola. Um fato em especial chama a atenção, todos os sujeitos da pesquisa alimentam-se inadequadamente segundo os padrões definidos pela OMS sobre nutrição. Conclui-se que uma proposta pedagógica integrada ao Programa Municipal de Saúde Escolar, da Prefeitura Municipal de Vitória, com vistas a otimizá-lo em seus objetivos originais, baseada na Pedagogia de Projeto.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-543-7
DOI: 10.24824/978858042543.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O PAPEL DA EDUCAÇÃO COMO GERADORA DE SAÚDE NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LUIS ANTONIO DA SILVA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Especialização em Atividade Físico Esportivo Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Ciência do Movimento Humano – Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Del Norte (2008), Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco em 2011. Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Espírito Santo.