Autores: João Vasconcellos-Neto - Patrícia Regina Polli - Angélica Maria Penteado-Dias (Orgs)
Este livro reúne 24 capítulos com resultados originais e inéditos de pesquisa de vários autores, contendo conhecimentos ambientais amplos de flora, fauna, meio físico, ecologia, aspectos legais, impactos ambientais e educação ambiental.
A proposta deste livro consiste em formatar novas bibliografias e atualizar conhecimentos sobre a importância da Serra do Japi, uma das últimas florestas contínuas do estado de São Paulo, com abrangência de 354 km², que resguarda o bioma mais devastado do país, a Mata Atlântica, sendo considerada por sua grande biodiversidade, uma área prioritária para conservação.
Embora protegida legalmente por inúmeras leis, este livro vem acrescer relevantes dados da biodiversidade, representando um documento fundamental para consolidá-la como unidade de conservação de proteção integral.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-333-4
DOI: 10.24824/978858042333.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 628
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES:
João Vasconcellos-Neto
Professor Titular do Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia da UNICAMP. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1975), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando nos seguintes temas: Interações Animais e Plantas, Biologia e Ecologia de Insetos e Aracnídeos e, Genética Ecológica. Colaborador do INCT - HYMPAR/SUDESTE.
Patrícia Regina Polli
Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Padre Anchieta, Jundiaí – SP; Diretora - Técnica e Consultora em Gestão Ambiental na empresa Ecojapi Assessoria e Consultoria em Meio Ambiente e Saneamento Ltda / Educadora Ambiental e Monitora credenciada na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi/ Jundiaí – SP.
Angélica Maria Penteado-Dias
Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Licenciatura em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro hoje, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Ciências (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1981). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Hymenoptera, Braconidae, parasitóides, Ichneumonidae e taxonomia. Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitóides da Região Sudeste do Brasil (HYMPAR/SUDESTE).
Autores
Eliana Cardoso-Leite;
Nilda de Jesus
Jairo Roberto Jimenes Rueda
Teresinha Maria de Andrade
Maria Teresa Fernandez Piedade
Aline Lopes
Fernanda Faraco d’Eça Neves
Leonor Patrícia Cerdeira Morellato
Nívea Dias dos Santos
George John Shepherd
Jefferson Prado
Regina Yoshie Hirai
Emerson Ricardo Pansarin
Silvana Buzatto
Paula Perre
João Renato Stehmann
Marcelo Monge
João Semir
Gustavo Quevedo Romero
Rafael Prezzi Indicatti
Antonio Domingos Brescovit
Marcelo de Oliveira Gonzaga
Adriana Trevizoli Salomão
Thaís Cifuentes Postali
Elynton Alves do Nascimento
Kleber Del-Claro
Claudia Moreno Paro
Gustavo Quevedo Romero
Ubirajara Martins
Fernando Antonio Frieiro-Costa
Flavia Rodrigues Fernandes
Jober Fernando Sobczak
Ana Paula da Silva Lofredo
Andrés Fabián Herrera Flórez
Angélica M. Penteado-Dias
Zuleide Ramiro
Claudia Eiko Yoshida
Virgínia Sanches Uieda;