Autores: Jurema L. F. Sampaio (Org)
O título desta proposta é propositalmente conjugado no gerúndio (uso - o + ando = exprimir uma circunstância ou formação), não com o objetivo de apresentar aulas e/ou atividades prontas, mas, sim, apresentar a experiência de trabalho dos profissionais envolvidos e tornar-se um manual prático e dinâmico repleto de possibilidades para quem trabalha com aulas para o ensino da arte. Quantos filmes você já assistiu na televisão, no cinema, na internet? Quantas vezes você já criticou algum filme após assistir? Quantos filmes que você assistiu ou criticou levaram você a pensar que muita gente deveria ver aquele filme? E... Como fazer isso? Partindo dessas reflexões é que surgiu a ideia deste livro. Oriundo de uma lista de filmes disponível na Revista Digital Art& - http://www.revista.art.br/filmes-lista.htm - que foi feita com a ideia de ajudar professores a encontrar a temática mais adequada para suas propostas de trabalho, e ajudar a contextualizar as propostas de uso dos filmes como ferramentas. A escola e a sala de aula são espaços de comunicação e educação, de diálogo, onde ocorrem embates e enfrentamentos culturais; assim escola e sala de aula na sociedade contemporânea podem ser quaisquer espaços onde se desenvolvem dinâmicas interativas de ensino-aprendizagem, criação, fruição estética e consumo artístico.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-563-5
DOI: 10.24824/978858042563.5
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (2012). Graduação em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (1990) e mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Autora do Livro “Encruzilhadas do olhar no ensino da arte”. Editora colaboradora das revistas Inter-ação (Goiânia) (0101-7136) e - Revista Digital Art& (1806-2962). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e ensino/aprendizagem de artes.
Carlos Weiner Mariano de Souza
Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Pós-graduação em música no século XX - Computação Sônica pela mesma Universidade. Fez pós-graduação em arte e cultura no século XVIII - Barroco Mineiro na Universidade Federal de Ouro Preto - MG. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2012). Produtor cultual, desenvolve trabalhos nas áreas de fotografia, vídeo e poesia. Atua como educador em projetos de arte e inclusão.
Estêvão Haeser
Especialista em Pedagogia da Arte (PPGEDU-UFRGS, 2009), graduado Bacharel em Artes Plásticas (IA-UFRGS, 2003) e atua como professor na rede privada de ensino em Porto Alegre desde 1999. A partir de 2008 participa da Rede Iberoamericana de Educação Artística e de congressos internacionais onde apresenta e publica artigos sobre o ensino da arte e sobre sua experiência no Projeto Pedagógico da Bienal do Mercosul, onde atua desde 2005, como coordenador de mediadores e formador de professores. Sua expressão artística se dá por desenhos, vídeos e performances. Em 2009 foi coautor das Fichas Práticas, material para professores da 7ª Bienal do Mercosul.
Gisele Torres Martini
Tem formação técnica em Música pela Escola de Música de Brasília, onde estudou canto. É licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes de Brasília e pós-graduada pela UnB em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Foi professora do curso de Pedagogia da Faculdade CECAP e da pós-graduação em Arteterapia da Faculdade Mauá/DF. Participa das editorias de Livros Comentados, Sites Comentados e Teatro Comentado da Revista Art& e trabalha com Teatro (horário) Alternativo – projeto com alunos da Rede Pública de ensino das regiões administrativas do DF.
Isabela Frade
Licenciada em Artes pela PUCRio, mestre e doutora em Comunicação, pós doutora em Artes pela ECA/USP e PROCIENTISTA FAPERJ. Chefia a equipe do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular do Instituto de Artes da UERJ e integra o corpo de docentes do curso de doutorado em Artes pelo PPGARTE/UERJ. Tem realizado trabalhos plásticos, desenvolvido pesquisas e orientado projetos relacionando arte, cultura, comunicação e educação, com foco sobre os seguintes temas: esfera pública e mediação, arte relacional, multilocalidade e trânsito cultural. É líder do grupo de pesquisa Observatório de Comunicação Estética - CNPQ.
Jurema Luzia de Freitas Sampaio
Doutoranda em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) na linha de pesquisa de Ensino de Arte, sob orientação da Profª. Drª. Ana Mae T. B. Barbosa, com pesquisa sobre a qualidade da formação de professores de arte por EaD. Mestre em Artes Visuais (IA/UNESP), Especialista em Arte: Ensino e Produção (PUC Campinas), Licenciada em Artes Plásticas (plena) e Educação Artística (curta), também pela PUC Campinas. Editora-chefe da Revista Digital Art&. Professora universitária, consultora, parecerista e designer instrucional em projetos de arte, educação e cultura.
José Minerini Neto
Mestre em Estética e História da Arte e doutorando em Artes Visuais pela ECA/USP. Pesquisa Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, Arte e Política e História e Crítica da Arte Contemporânea. Possui experiência no Ensino Fundamental e coordenou graduação em Artes com habilitação em Audiovisual e Novas Mídias. Atualmente coordena arte/educação na rede particular de ensino em São Paulo e atua com educação não formal em instituições culturais.
Maria Alzira de Almeida Pimenta
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Faz parte dos grupos de pesquisa Mediação Pedagógica – UFPB e Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade – UNIUBE. Atualmente, é docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Suas pesquisas tratam sobre avaliação, fraude acadêmica e ética.
Martha Maria Prata Linhares
Doutora em Educação pela PUC/SP e formada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou na Educação Básica como professora, coordenadora pedagógica e diretora. Tem experiência na construção e implementação de cursos na área de Formação de Professores, atuando em programas de graduação e pós-graduação. Seus interesses de pesquisa incluem a formação de professores na interface com currículo, tecnologias digitais de informação e comunicação, inovação e arte/educação. É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde também coordena o Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação. É pesquisadora do Grupo Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) e do Grupo Educação, Mídia, Cultura e Novas Cidadanias.
Renato Sérgio Sampaio
Mestrando em Artes Visuais na ECA USP, é professor de Arte do Ensino Médio no Estado de São Paulo e cantor da Orquestra Errante da Universidade de São Paulo. Trabalhou na Rede Mulher, Rede TV, Rede Globo de televisão e nas oficinas da Pinacoteca e Museu de Arte do Município de São Bernardo do Campo/SP. Tem produções artísticas em vídeoperformance e música.
Ricardo Reis
Doutorando em Artes e Educação na Universidade de Barcelona, onde desenvolve uma pesquisa sobre “o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual”, e mestre em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É professor de Educação Visual no ensino público em Portugal e formador de professores na área da didática específica das Artes Visuais. É vice-presidente da APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) e coeditor da inVISIBILIDADES: Revista Ibero-americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes. Ao longo do seu percurso como professor e pesquisador tem feito diversas apresentações em congressos e publicado em livros e revistas da especialidade.
Rubens Souza
Professor de arte educação desde 1988 na rede particular e estadual de ensino. Ministra aulas de desenho artístico em técnicas tradicionais e digitais. Mestre em educação, com atuação no ensino superior em cursos de artes, comunicação, pedagogia. Atualmente, ministra aulas na formação docente, UNESP. Tem experiência em cursos presenciais e ensino a distância. Elaboração de Cartilhas educativas no Programa do “Fundo Social de Solidariedade” Governo do Estado de São Paulo. Atuou em assessoria de imprensa e publicidade e propaganda.
Tania Callegaro
Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, no Departamento de Rádio, TV e Cinema. Especialização em arte educação, pela ECA/USP. Colaboradora e pesquisadora no Núcleo de Comunicação e Educação NCE/ECA/USP. Projetos e cursos sobre Mídias na Educação e Arte Educação; Docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, no curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação. Disciplina: Ação Cultural e Teoria da Comunicação. Coordenadora do curso de extensão “Mediador Cultural”. Assessora para empresas. Desenvolvimento de cursos de atualização e capacitação em projetos culturais; Professora aposentada da rede pública do Estado de São Paulo. Arte Educação. Pesquisa a intervenção didática, midiática e criativa em diferentes grupos culturais.