Autores: Tânia Ferreira - Valéria Lima Bontempo
Este livro traduz o dever ético dos trabalhadores da rede de cuidados e de autores que se dedicam a pensar o tema da Saúde Mental de crianças e adolescentes. Rede que, com sua potencialidade formadora, não pode se furtar a transmitir um saber de experiência de sua função de cuidar, tratar e proteger cada criança , cada adolescente e suas famílias.
Traz ainda muitos impasses e dificuldades, mas também o possível de um fazer... de um fazer frente a um adolescente que, encarcerado nas trincheiras promovidas pelos autismos, belisca os calcares do outro, como modo de laço social. Ou um fazer frente àquele que aprende a falar a partir da fala de um papagaio, posto que é voz passível de escuta para, em seguida, dizer ele mesmo - endereçando-se? Ou ainda para dizer do não-saber-fazer frente ao adolescente que abusa das drogas, desprezando qualquer palavra ou ato que faça corte neste movimento perigoso e mortífero.
Os autores querem transmitir o estatuto do convívio possível com estas crianças e adolescentes, por vezes delirantes, “desnorteadas”, que fazem de seu corpo um objeto dado a ver, embora recusem veementemente o olhar. Querem trazer interrogantes, questões que nos concernem, que dizem do sofrimento psíquico grave de crianças e adolescentes, de sua palavra, seu saber no vasto campo da política pública em Saúde Mental.
Nosso desejo é fazer chegar aos diferentes interlocutores e agentes de cuidado, as respostas que crianças e adolescentes produzem frente ao mal-estar da cultura e aos fatos da estrutura psíquica: neuroses graves, psicoses, autismos. Mas sobretudo, queremos transmitir que o cuidado e o tratamento é possível, em uma rede de atenção, dispensando outras e novas instituições completas que, em nome da assistência, fariam uma exclusão “às avessas”: “incluir, excluindo”.
Nas entrelinhas de cada escrito, acreditamos, vão se cunhar e se inscrever ideias, propostas, novos horizontes, debates, avanços na teoria, no cuidado, na proteção e no tratamento de crianças e adolescentes aprisionados pela loucura e pelo enlouquecimento, a partir destas interlocuções que se abrem, dos silêncios e das rasuras do texto.
Tânia Ferreira e Valéria Lima Bontempo
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-550-5
DOI: 10.24824/978858042550.5
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Maria Correa de Paula Gontijo
Terapeuta Ocupacional, com formação em Terapia Familiar Sistêmica e Dança Sênior. Trabalha no CERSAMI - Betim e no Programa da Maturidade da Faculdade Estácio de Sá. Belo Horizonte.
Ana Paula Lappann Botti
Enfermeira, Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Médica; trabalha na rede
de saúde mental de Belo Horizonte e Betim - CERSAM leste e CERSAMI.
Andréa Souto Araújo Leite
Assistente Social, Psicóloga, com Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental – Clínica – pelo Centro Universitário Newton Paiva, trabalha no Programa Viva o Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes de Betim.
Bianca Lucindo Côrtes
Psiquiatra do CERSAMI de Betim-MG, Referência Técnica em Saúde Mental
Infantojuvenil da Secretaria Municipal de Saúde de Betim de 2009 a 2012.
Cláudia S. Barbosa Garcias
Assistente Social do CERSAMI de Betim.
Maria Cláudia Generoso
Psicóloga, trabalhadora da rede de saúde mental de Betim, Mestre em Psicologia/Estudos Psicanalíticos, doutoranda em Psicologia/Estudos Psicanalíticos da FAFICH/UFMG.
Cláudia Magalhães Martins da Costa
Psicóloga, Especialista em Gerontologia pela FUMEC, Psicóloga da Prefeitura
Municipal de Betim - CERSAMI, e atualmente psicóloga da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, atuando no Benvinda - Centro de Apoio à Mulher, e no Consórcio Mulheres das Gerais (cedida pela Prefeitura de Betim), trabalhando na Casa Abrigo SempreViva.
Danielli Tavares Gervásio
Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Pós-graduada em Saúde Mental pela Escola Pública de Saúde Pública de Minas Gerais. Técnica da Saúde Mental Infantojuvenil na Unidade Básica de Saúde Imbiruçu/Secretaria Municipal de Betim, Hospital Público Regional de Betim e Consultório Particular.
Dirley Lellis dos Santos Faria
Psicóloga, Especialista em clínica e Mestre em psicologia social. Psicóloga do
SUS-Betim desde julho de 1995, e da Saúde Mental Infantojuvenil. Atualmente, Gerente de estágios, pós-graduação e pesquisa na Diretoria de Educação na Saúde.
Jacques Akerman
Psicólogo, Psicanalista, Mestre em psicologia pela UFMG, professor da Universidade FUMEC, trabalhador do SUAS/Betim, Supervisor clínico-institucional dos municípios de Brumadinho e Igarapé.
Maila de Castro Lourenço das Neves
Médica Psiquiatra no Cersami de Betim, Preceptora do serviço de interconsulta e ligação do Hospital das Clínicas-UFMG, Mestre em Farmacologia Bioquímica e Molecular da UFMG, Doutora em Medicina Molecular pela UFMG.
Mariana Soares de Freitas
Graduada em Enfermagem, atua como técnica de enfermagem no CERSAMI de Betim.
Mônica Eulália da Silva
Psicóloga, Especialista em Psicanálise e Direito, Mestre em Psicologia pela
PUC-MG – abordagens psicossociais, ex-coordenadora do CERSAMI de Betim, do CAPSi de Contagem e ex-supervisora clínico-institucional do CAPSi de Itabira. Atualmente é docente da UEMG - Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”/Campus BH e da Faculdade Pitágoras/Campus Betim.
Oscar Cirino
Psicólogo, Psicanalista, Mestre em Filosofia pela UFMG. Coeditor da Revista
de Psiquiatria e Psicanálise com Crianças & Adolescentes; co-organizador de Psicóticos e adolescentes: por que se drogam tanto? (2000); e autor da obra Psicanálise e Psiquiatria com Crianças – desenvolvimento ou estrutura (2001).
Patrícia Antunes Tavares
Terapeuta Ocupacional, Especialista em psicodrama, com formação em saúde mental pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, técnica da equipe de saúde mental infantojuvenil da Unidade Básica de Saúde Imbiruçu de Betim.
Rodrigo Chaves Nogueira
Psicólogo, Especialista em saúde pública e psicologia clínica, representante dos CAPSis no Fórum Nacional de Saúde Mental infantojuvenil, Referência Técnica em Saúde Mental de Brumadinho, técnico do CERSAMI de Betim.
Rosângela A. Rodrigues Morais
Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde Mental pela ESP-MG, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Betim e da Escola de Saúde Pública-MG, técnica CERSAMI/ Prefeitura Municipal de Betim.
Silvia Pereira Nunes de Melo
Psicóloga, Especialista em Psicoterapia de Família e Casal, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Betim e da Escola de Saúde Pública-MG, técnica do CERSAMI/Prefeitura Municipal de Betim. 236
Tânia Ferreira
Psicóloga, Psicanalista, Mestre e Doutora em educação pela UFMG, professora, Docente de cursos de Capacitação das Equipes da Rede de Saúde Mental da PBH e supervisão clínica de alguns serviços infantojuvenis; Pesquisadora CAPES/UFMG pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado em Psicologia/Estudos sicanalíticos da FAFICH/UFMG; Autora dentre outros livros de: “A escrita da clínica – Psicanálise com crianças; Os Meninos e a Rua – Uma interpelação à psicanálise; Organizadora de: A criança e a saúde mental – Enlaces entre a clínica e a política –Editora Autêntica.
Valéria Lima Bontempo
Assistente Social, especialista em Serviço Social e Filosofia Contemporânea
pela PUC-MG, Mestre em filosofia pela UFMG, Professora de Filosofia da PUC-MG, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Betim e da Escola de Saúde Pública-MG, técnica do CERSAMI/Prefeitura Municipal de Betim.
Zaíra Ubaldina Pereira
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia pela PUC-MG, técnica do CERSAMI/Prefeitura Municipal de Betim.