Autores: Clélia Maria Ignatius Nogueira (Org)
Todos os capítulos deste livro, a exceção de um, originaram de artigos publicados em revistas especializadas ou em Anais de eventos. A principal conclusão das investigações relatadas é a de que não basta interpretar e /ou traduzir em Libras, conteúdos e estratégias metodológicas pensadas para o ensino de Matemática para ouvintes. Os surdos necessitam de uma ação pedagógica que atenda as suas particularidades se pretendemos um ensino de Matemática de boa qualidade e que possa favorecer a sua inclusão na sociedade.
Os textos enfatizam ora a Libras ora a atuação dos professores e as discussões abarcam: a) o ensino tradicional da Matemática, centrado na transmissão pelo professor; b) as semelhanças e diferenças entre a Língua Portuguesa, a Libras e a escrita numérica; c) a linguagem algébrica de surdos fluentes em Libras; d) as aulas de Matemática mediadas por um Intérprete e) o processo de aquisição da escrita numérica por crianças fluentes em Libras, f) o ensino de álgebra, para alunos surdos do Ensino Médio, no caso do foco na Libras e a) as relações (e reações) entre professores regentes de salas de escolas inclusivas e os intérpretes de língua de sinais, b) o conhecimento de professores de surdos que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre os resultados de pesquisas que relacionam Matemática e surdez e c) a “inclusão contrária”, ou seja, como se estabelece o contrato didático entre uma professora surda e alunos ouvintes, quando o destaque é para a atuação os professores. Priorizando outro foco, um dos capítulos relata duas intervenções realizadas com alunos surdos do Ensino Fundamental, versando sobre temas matemáticos fortemente dependentes da transmissão social, a saber, medidas de comprimento e sistema monetário brasileiro.
Resultante de muito estudo e dedicação é uma obra indispensável aos profissionais da área!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-690-8
DOI: 10.24824/978858042690.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 282
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (FAFIT). Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Educação especial – área da surdez pela Universidade estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM) e professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá (CESUMAR). Possui duas filhas surdas.
Maria Emília Tamanini Zanquetta
Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN). Mestre pelo programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Doutoranda no PCM/UEM. Professora da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, atuando na educação de surdos.
Doherty Andrade
Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Doutor
Bruno Marcondes Umbezeiro
Licenciado em Matemática com ênfase em Informática pela Faculdade de Apucarana (FAP), especialista
Fábio Alexandre Borges
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM) e Doutorando no mesmo programa. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática.
Silvia Teresinha Frizzarini
Licenciada em Matemática pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM) e com o programa de doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona financiado pela CAPES. Lecionou na Educação Básica em SP (11 anos). Atuou também no Ensino Superior no Estado do Mato Grosso do Sul e lecionando com alunos inclusos.
Márcia Cristina Amaral da Silva
Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- CAMP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM). Doutora em Educação pela UEM. Professora do DTP – Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Marília Ignatius Nogueira Carneiro
Licenciada