Capa do livro: EDUCAÇÃO, POLÍTICA E DOCÊNCIA <BR> formação em contextos locais

EDUCAÇÃO, POLÍTICA E DOCÊNCIA
formação em contextos locais

Autores: Jean Mac Cole Tavares Santos
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Allan Solano Souza

Uma atenta leitura dos trabalhos que compõem este livro faz-nos lembrar de uma particularidade analítica, própria da língua inglesa, a qual delineia quadros de inteligibilidade pertinentes à abordagem e entendimento das questões educacionais. 

A obra apresenta dezoito textos que refletem, ao mesmo tempo, sobre a educação em suas mais diversas dimensões, põem em realce enfoques teóricos sobre essas dimensões e abordam ações formuladas como iniciativas para serem colocadas em prática. Não é, portanto, um livro adstrito a uma temática educativa específica. Tampouco se limita a tratar de “aspectos práticos” da educação ou, o inverso disso, a enfocar unicamente démarches teóricas. Ele é uma construção compósita dessas diferentes perspectivas.

Em síntese, trata-se de um livro chancelado ao debate acadêmico e, ao mesmo tempo, credenciado a aportar contribuições para auxiliar na formulação de respostas diante dos desafios postos pela agenda educacional de um mundo onde o global e o local se interconectam, tornando-se globalizado.  

Impresso
de R$ 63,04 por
R$ 53,63
Digital
de R$ 63,04 por
R$ 44,13

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-848-3
DOI: 10.24824/978858042848.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, POLÍTICA E DOCÊNCIA <BR> formação em contextos locais

Alana Raquel Gama de Oliveira

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), Especialista em Educação na área de Formação de Professores (2012) e mestranda em Educação, na linha de pesquisa de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (UERN). Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor. Tem experiência na área de Educação.

Allan Solano Souza

Pedagogo pela UERN, Especialista em Educação e Mestre em Educação pela mesma universidade. Professor Auxiliar 2 da UERN, lotado no Departamento de Educação, do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM. Tem experiência em atividades de ensino nos diferentes níveis (Educação Básica e Superior), em pesquisa e extensão universitárias. Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq), na linha de pesquisa História, Política e Gestão da Educação e ao Núcleo de Estudos em Educação-NEEd, do CAMEAM, na linda de pesquisa, Cultura, Sociedade e Política Educacional.

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), mestrado em Sociologia pela mesma universidade (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professora Adjunta, diretora da Diretoria de Apoio à Inclusão, membro dos Grupos de Pesquisa em Alfabetização e Letramento e Psicologia e Educação Inclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC) e conselheira titular do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) representando a Faculdade de Educação da UERN.

Anadja Marilda Gomes Braz

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (Unb). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua na graduação e pós-graduação em Educação. É membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor da UERN. Suas pesquisas enfocam sobre  a formação inicial do professor com ênfase no curso de Pedagogia; a prática pedagógica no ensino superior e o pensamento do professor no exercício da docência.

Araceli Sobreira Benevides

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1990), Especialista em Alfabetização (1991) e em Leitura e Produção Textual (1993), pela UFC. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UERN. Atua no Campus de Natal/UERN.

Arilene Maria Soares de Medeiros

Mestre em Educação pela UFES. Doutora em Educação pela UFSCar. Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central. Atua na graduação e pós-graduação na área das políticas e gestão da educação. Atualmente, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Suas pesquisas têm se voltado para a democratização da gestão; a crise da escola pública; a participação da família na gestão e na qualidade de ensino.

Camila Paula Silvestre

Graduada em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda, Mestre em Educação com pesquisa na área de educomunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na linha de Política e Gestão da Educação. Participou do Lefreire, projeto de extensão e estudo de Paulo Freire e da organização do Seminário Nacional do Ensino Médio, SENACEM. Com interesse de pesquisa em educação e comunicação popular.

Edinária Marinho da Costa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba FALC. Atualmente é aluna do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Desenvolve Pesquisa no campo da História da Educação, mais especificamente, na área de História das Instituições Escolares.

Emanuela Carla Medeiros de Queiros

Graduada em Pedagogia (2010) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - POSEDUC - UERN (bolsista CAPES), na área de leitura e formação do leitor. Pesquisadora voluntária do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem - GEPPE, do Departamento de Educação - DE, do Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM/UERN,através do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE - desde 2009.

Emerson Augusto de Medeiros

Graduado em Pedagogia, Especialista em Educação, no Campo Temático Formação de Professores e Mestre em Educação, na Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. É integrante dos Grupos de Pesquisa Alfabetização e Letramento e Leituras em Paulo Freire  e Educação Popular - LEFREIRE da Faculdade de Educação - FE/UERN. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação - FE/UERN. Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação do/no Campo, Histórias de Vida, Biograficismo, Educação Popular, Saberes da Tradição e Interdisciplinaridade. 

Érica Renata Clemente Rodrigues

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011). Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação – POSEDUC – UERN – bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Cursa especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido na modalidade de Educação a distância – EAD, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN – IFRN em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Francisco Cláudio Gonçalves

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008). Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro/RJ (2008/2009). Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Técnico do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (2005...) e Professor Universitário - Universidade Potiguar - UnP/Mossoró/RN (2010...)

Gilneide Maria de Oliveira Lobo

Graduada em Pedagogia, Especialista em Alfabetização e Pré-Escolar, Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Está vinculada ao grupo de pesquisa Ateliê Sociológico Educação & Cultura - UERN. Exerceu docência na Pré-Escola, nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Atualmente é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, anos finais, da Secretaria Municipal de Educação e Desportos do município de Mossoró/RN e Supervisora Pedagógica da Escola Estadual José Martins de Vasconcelos.

Helena Perpetua de Aguiar Ferreira

Professora do Ensino Superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Departamento de Educação - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assu, mestre em Educação pelo POSEDUC/UERN, Psicopedagoga pela PUCSP e Especialista em Educação Infantil pela FMU/SP. Área de interesse e pesquisa - Educação Não Formal e Práticas Pedagógicas. Coordenadora de Pesquisa Institucional (UERN) com Titulo: A formação e atuação do pedagogo no espaço não escolar, membro do projeto de extensão (UERN): Pedagogia Hospitalar.

Iandra Fernandes Pereira Caldas

Possui graduação em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE (2001), Especialização em Psicopedagogia (2004), Pós Graduação em Literatura e Estudos Culturais (2009). Bacharel e Licenciada em Enfermagem (2010). Mestra em Educação (POSEDUC/UERN/RN), linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Professora Auxiliar IV do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN/RN. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor.

Jean Mac Cole Tavares Santos

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto 3 do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP.

Ivonaldo Neres Leite

Possui formação interdisciplinar no campo da Teoria Social, situando-se particularmente nas interfaces da interlocução entre História e Sociologia. Tem atuado como Professor Visitante em Portugal, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (no Departamento de Sociologia) e na Universidade do Porto (na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), bem como em programas de pós-graduação do RN, da PB e de PE. Tem sido referee científico de vários eventos e periódicos, assim como tem realizado avaliações ad doc para a CAPES. É Professor da Universidade Federal da Paraíba (no Centro de Ciências Aplicadas e Educação/Departamento de Educação).

Kardenia Almeida Moreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Já atuou como professora dos anos iniciais e como coordenadora pedagógica num projeto social da Petrobras - Programa de Criança Petrobras. Atualmente é professora contratada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na atuação do pedagogo em espaços não escolares. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação pela UERN.

Maria Antônia Teixeira da Costa

É Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), possui Mestrado em Educação (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). É professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) atuando na Graduação e na Pós-graduação em Educação; é membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Profissionalização do Professor da UERN e do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação do Ceará ( GEPHEC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mary Carneiro de Paiva Oliveira

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos – FIP, e em Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/POSEDUC, vinculada à linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Professora da Educação Básica nas Redes de Ensino Municipal e Estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em na docência na Educação Básica.

Mifra Angélica Chaves da Costa

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Professora da Rede Pública de Ensino de Mossoró/RN, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC/UERN, da linha de pesquisa "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente". A pesquisa de mestrado é intitulada: "Relação Pedagógica Professor, Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Aluno Surdo do Curso de Pedagogia da UERN", orientada pela professora Drª. Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro. É membro do Curso de Leitura de Paulo Freire e Educação Popular- LEFREIRE.

Moisés Henrique Cavalcanti de Albuquerque

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor substituto do Curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo – GECOM/UERN. Estuda e pesquisa as áreas de Comunicação e Educação, com ênfase em jornalismo impresso, telejornalismo e radiojornalismo como instrumentos de formação em sala de aula.

Naligia Maria Bezerra Lopes

Professora com Curso de Especialização em Formação de Professores pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e em Tecnologias da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua como Professora Auxiliar 2 do Ensino Superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Departamento de Educação - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assu. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC/UERN, na linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente.

Normândia de Farias Mesquita Medeiros

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: Pesquisa Educacional, Prática de Ensino, Didática, Currículo e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - da graduação e do programa de pós-graduação em educação (POSEDUC), integra (líder) o grupo de pesquisa em formação e profissionalização do professor.

Núzia Roberta Lima

Mestre em educação na linha de pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente pela Universidade Estado do Rio Grande do Norte do Programa de Pós-Graduação- POSEDUC Participa do grupo de Pesquisa da UERN Formação e Profissionalização do Professor- GEPFOPP Pedagoga e Especialista em Formação de Professor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília- UNB. Especializanda do curso de Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas pela faculdade da Rede Pitágoras de Ensino. Professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN.

Paula Janaína Meneses Rodrigues

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (2008), Mestre em Educação pelo Programa de Pós – graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – POSEDUC (2013), com pesquisas direcionadas para o estudo do Ensino Médio, da violência na escola, do diálogo e da mediação escolar sob a perspectiva de compreensão da realidade de conflitos vivenciada nas escolas e a possibilidade de sua intervenção dialógica.

Rosivânia Maria da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e Especialização em Educação, no campo temático Formação de Professores pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é aluna do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.Tem 18 anos de experiência na área de Educação, trabalha na Creche Sonho de Criança em sala de aula no município de Apodi - RN e Formadora do Curso do PROINFO ( Programa Nacional de Tecnologia Educacional) no município de Apodi - RN.

Sérgio Luiz Freire Costa

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Especialista em Contabilidade e Gestão Pública pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mestre em Direção Estratégica em Tecnologia da Informação pela Universidad de Léon - UDL/Espanha, Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Doutor em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos - USC/Paraguai. Atualmente é Especialista Bancário e Tutor Virtual do Banco do Nordeste do Brasil S/A.Professor Auxiliar da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenador do Curso de Administração - Núcleo Caraúbas.

Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire

Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em (2009). Especialista em Educação pela UERN, no campo temático Formação de Professores. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN (Bolsista CAPES).Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor (UERN).Desempenhou atividades de pesquisa pela UERN, enquanto bolsista de Iniciação Cientifica com financiamento CNPq/ PIBIC. Atualmente é professora substituta da Faculdade de Educação (UERN). Na área de pesquisa, atual principalmente com História da Educação com os seguintes temas: instituições escolares, formação de professores.

Sônia Alves Bezerra Lins

Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1998). Especializada em Psicopedagogia (FVJ) e Educação (UERN). Mestranda em Educação - Linha de Pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (UERN). Pesquisa (Auto) Biográfica. Atualmente é Assistente Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, vinculada ao Diretoria de Apoio à Inclusão DAIN / UERN. Assistente Social - Unidade Integrada de Saúde Mental – UISAM, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Superior, Psicopedagogia, Formação Docente, Educação Inclusiva.