Autores: Maria Claudia Brito - Andréa Regina Nunes Misquiatti
O livro Transtornos do espectro do autismo e fonoaudiologia: atualização multiprofissional em Saúde e Educação é uma coletânea que apresenta elementos contemporâneos que contribuem para a prática clínica, educacional e científica de profissionais da Fonoaudiologia e áreas afins. A indiscutível presença das alterações de linguagem e comunicação nos transtornos do espectro do autismo (TEA), demanda ao fonoaudiólogo constante aperfeiçoamento profissional e multidisciplinar. Assim, as colaborações que compõem esta obra foram elencadas com o objetivo de reunir informações que ofereçam fundamentação para ações fonoaudiológicas em Saúde e Educação. A obra é organizada em dezesseis capítulos, que apresenta diversos temas acerca dos TEA relacionados à prevenção, avaliação e terapia da linguagem oral e escrita direcionada ao paciente e seus familiares, sob uma ótica multidisciplinar. Contamos com 27 autores, sendo dois os organizadores, 22 colaborações de docentes e pesquisadores de instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do Brasil e três colaboradores de Universidades de Portugal. Os autores, dentro da temática de cada capítulo, trazem contribuições de distintas áreas do conhecimento, como fonoaudiologia, genética, linguística, neurologia, pedagogia, pediatria, psicologia, psicomotricidade e psiquiatria.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-593-2
DOI: 10.24824/978858042593.2
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Andréa Regina Nunes Misquiatti
Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela FFLCH/USP de São Paulo. Professora assistente doutora do Departamento de Fonoaudiologia da FFC–UNESP/ Marília-SP e Coordenadora do Laboratório de Estudos das Alterações da Linguagem Infantil – LEALI. Coordenadora e docente do Curso de Aperfeiçoamento em Autismo e outros Transtornos Globais do Desenvolvimento PROEX-UNESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade.
Maria Claudia Brito
Fonoaudióloga. Doutora em Educação, Pós-Doutoranda, Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa do CNPq Diferença, Desvio e Estigma e Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade, Vice-Coordenadora e Docente do Curso de Aperfeiçoamento em Autismo e outros TGD-Universidade Estadual Paulista-UNESP, Marília. Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtornos Globais do Desenvolvimento - Centro de Educação Especial e Orientação Profissional LC, Bauru/SP.
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Psicóloga, formada pela PUC-Campinas (1971). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas (1981); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humana pelo Instituto de Psicologia da USP (1990). Professora Titular da Universidade São Francisco (USF), Membro do Laboratório de Avaliação em Pesquisa Educacional da Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF. Bolsista de Produtividade IB do CNPq.
Alessandra Freitas Russo
Médica Neuropediatra da AACD, formada pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004), pesquisadora do Laboratório Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP.
Aline Beatriz Silva Feltrin
Psicóloga pela UNESP-Bauru (2003). Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Deficiência pela UNICAMP (2004). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP-Bauru (2007). Coordenadora Regional da Associação Amigos Projeto Guri desde 2009.
Aline Armonia Citino
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus Marília (2009). Mestranda do Programa Distúrbios da Comunicação Humana do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/Escola Paulista de Medicina (início em 2012). Fonoaudióloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira – APAE/Limeira. Integrante do Projeto de Pesquisa - Projeto Núcleo de Ensino: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento na educação inclusiva: Programa de treinamento e orientação para professores – da UNESP/Marília.
Ana Carla Leite Romero
Fonoaudióloga (2010). Aluna regular do mestrado (2012) em Fonoaudiologia do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP-Marília. Integrante do Grupo de Pesquisa “Avaliação da Linguagem e Fala” e “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”.
Ana Claudia Bianco Gução
Fonoaudióloga (2011). Aluna regular do mestrado (2011) em Fonoaudiologia do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP-Marília. Integrante do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Audição”.
Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Fonoaudióloga (1998). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de
Fonoaudiologia. Mestre (2004) e Doutora (2010) em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC – UNESP – Marilia (SP), Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Audição” e “Avaliação da Linguageme Fala”.
Ana Claudia Vieira Cardoso
Fonoaudióloga. Mestre (1997) e Doutora (2003) em Distúrbios da Comunicação Humana. Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC – UNESP – Marilia (SP), Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Audição” e “Estudos sobre a linguagem”.
Andreia Castro
Licenciatura em Dança pela Universidade Técnica de Lisboa; Faculdade de Motricidade Humana (1997). Mestre em Performance Artística – Dança, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2003). Mestre Transtornos do Espectro do Autismo e Fonoaudiologia. Assistente da Universidade Fernando Pessoa. Docente na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa no Curso de Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, curso de Licenciatura em Terapêutica da Fala e Curso de Licenciatura em Fisioterapia. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Curso de Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor e curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Camila Ribas Delecrode
Fonoaudióloga (2002). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Aluna regular de mestrado (2012) em Fonoaudiologia e fonoaudióloga da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua no CEES - Centro de Estudos de Educação e Saúde - UNESP-Marília na área de Fonoaudiologia, ênfase em audiologia. Integrante do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Audição” e “Estudos sobre a linguagem”.
Cristina Maria Pozzi
Médica Neuropediatra, Especialista em Pediatria com Área de Atuação em Neurologia Pediátrica, Mestre em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Doutoranda em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP e pesquisadora do Laboratório de Distúrbios do Desenvolvimento IPUSP. Departamento de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí - SC, Serviço de Atenção à Saúde Auditiva Infantil.
Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Fonoaudióloga. Livre Docente e professora associada da Faculdade de Medicina Universidade de SãoPaulo - FMUSP-SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem no espectro do autismo. Três prêmios de melhor trabalho cientifico na SBFa, menção honrosa na SBFa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Francisco B. Assumpção Jr
Professor livre docente pela Faculdade de Medicina da USP; professor associado do Instituto de Psicologia da USP; membro titular da Academia Paulista de Psicologia. Graduação em Medicina pela Fundação do ABC (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988).
Gabriela Neves de Almeida
Pós-Graduação em Psicoterapia da Criança e do Adolescente pelo Instituto Superior Miguel Torga (2007). Máster em Logopedia - Rehabilitación de los Trastornos del Lenguaje y el Habla pela Universitat Politècnica de Catalunya; Institut Superior d’Estudis Psicológics (2002). Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa; Faculdade de Motricidade Humana (1999). Mestre em Reabilitação Psicomotora Reabilitação pela Universidade Técnica de Lisboa; Faculdade de Motricidade Humana (2012). Professora Assistente da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Curso de Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, curso de Licenciatura em Terapêutica da Fala, Curso de Licenciatura em Fisioterapia e curso de Pós-Graduação em Gerontologia, Curso de Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor e Curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor.
Giseli Germano Donadon
Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/UNESP - Marília - SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da FFC/UNESP - Marília-SP. Fonoaudióloga do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia – LIDA/FFC/UNESP - Marília-SP e do Ambulatório de Neurodesvios da Aprendizagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - HC/FM/UNESP-Botucatu-SP.
Kenya Ayo-Kianga da Silva Faustino
Fonoaudióloga. Mestre em Ciências da Reabilitação - Comunicação Humana. Faculdade de Medicina – USP (2010). Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Lília Maíse de Jorge
Formada em Psicologia pela UNITAU (1982). Mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas (2003). Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (2010). Pós-doutoranda em Psicologia pela Universidade São Francisco (2012). Psicóloga Clínica desde 1984.
Liliana Maria Passerino
Mestre em Ciência da Computação e Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Professora e Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias na Educação – UFRGS. Atua nos programas de pós-graduação em Educação (PPGEDU) e em Informática na Educação (PGIE) e coordena o desenvolvimento de tecnologias assistivas e pesquisas na área de inclusão, educação especial e tecnologias na educação. Bolsista de Produtividade em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Nível 2 – CNPq. Áreas de interesse: tecnologia assistiva, autismo e transtornos globais do desenvolvimento, comunicação alternativa e aumentativa, informática na educação especial, formação de professores e TIC.
Lourenço Chacon Jurado Filho
Graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1979). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999). Professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UNESP/São José do Rio Preto) e em Fonoaudiologia (UNESP/Marília). Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem (GPEL). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D, desenvolvendo o projeto Instabilidades na constituição e nos sintomas da linguagem (CNPq: Processo 304545/2009-0).
Maria da Graça Chamma Ferraz e Ferraz
Graduada pelo Curso de Formação de Psicólogos, pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1986 (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1994 (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica). Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Coordenadora do Laboratório de Psicopatologia (LAPSI) e do Projeto “Escuta Psicológica ao Paciente da Comunicação (PACO ESCUTA) do Departamento de Fonoaudiologia da FFC – UNESP, Marília, SP.
Natália Faloni Coelho
Fonoaudióloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2008), especialização em Linguagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Participação no Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem (GPEL) e no subgrupo de pesquisa Grupo de Aquisição da Linguagem Oral (GALO). Email: natfaloni@yahoo.com.br
Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues
Psicóloga. Mestre em Educação especial pela UFSCar (1984). Doutorado em Psicologia Experimental, pelo Instituto de Psicologia, da USP, São Paulo (1995) e Livre Docência em psicologia do desenvolvimento, pela UNESP (2009). Docente do Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, da UNESP, campus de Bauru. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, da UNESP, campus de Bauru. Grupo de Pesquisa: Variáveis maternas e do bebê sobre o desenvolvimento e interação mãe-bebê.
Simone Aparecida Capellini
Fonoaudióloga. Livre Docente em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FFC/UNESP-Marília-SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FFC/UNESP - Marília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia – LIDA/FFC/UNESP - Marília-SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Email: sacap@uol.com.br
Susana Marinho
Psicóloga. Mestre em Psicologia da Educação Especial pela Universidade do Minho, Portugal (2000). Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal (2011). Professora Auxiliar, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Coordenadora da Unidade de Crianças da Clinica Pedagógica de Psicologia - UFP.
Walter Camargos Júnior
Psiquiatra infantil do Hospital Infantil João Paulo II / Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais; Mestre em Ciências da Saúde / Instituto de Previdência Social do Estado de Minas Gerais.