Capa do livro: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA<br> reflexões, afetos e experiências

CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
reflexões, afetos e experiências

Autores: Neli Edite dos Santos (organizadora) - Fernanda Cássia dos Santos - Gabriela Martins Silva - Léa Aureliano de Sousa (colaboradoras)

A educação antirracista é revolucionária, pois desloca e convoca ao rompimento de relações étnico-raciais hierarquizadas. Assim, pensar em educação antirracista é assumir a contramão dos movimentos de exclusão e violência, compreender as marcas coloniais que persistem, com força, no cotidiano contemporâneo e atuar por sua superação. Este livro representa a culminância de um projeto desenvolvido em um colégio de aplicação federal, entre novembro de 2020 e abril de 2022, com o objetivo de construir uma educação antirracista. Finalizado o projeto, a conquista da equidade étnico-racial e a implementação de práticas educacionais antirracistas seguem como desafios e sonhos compartilhados. Nele, são oferecidas, para leitura e debate, produções que demarcam caminhos que podem nos levar a tal conquista. Caminhos trilhados com sensibilidades, por meio de experiências de pesquisa e de ensino subsidiadas por aportes teóricos antirracistas e decoloniais. Aqui, palavras, imagens, cores, formas, sons e ritmos repercutem processos individuais e coletivos. Sobretudo, este livro diz da urgência e necessidade de superar o racismo que também estrutura as instituições escolares e seus currículos. Por isso, ele extrapola os muros de nossa escola e estabelece diálogos com autoras e autores de várias regiões do Brasil, ecoando vozes das comunidades acadêmica, artística, congadeira e iorubá. A publicação deste livro comprova que a Lei 10.639/2003, a Lei 11.645/2008 e o reordenamento que elas provocam nos currículos brasileiros continuam convocando e demandando suleamento de nossas ações e reflexões. Que você encontre, nesta obra, um convite para se juntar a nós!

Gabriela Martins Silva e Neli Edite dos Santos



As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3355-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3356-0
DOI: 10.24824/978652513355.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 408
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA<br> reflexões, afetos e experiências

ADALBERTO DE SALLES-LIMA

Doutor e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Professor da UnB (membro externo) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

ALAN ALVES-BRITO

Astrofísico, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, com estágios de pós-doutorado no Chile e na Austrália. Atua como professor adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordena o Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRGS. Exerce atividades de ensino, pesquisa, extensão e divulgação em ciências. Membro de variadas instituições científicas. Idealizador e coordenador do Projeto Zumbi-Dandara dos Palmares, é também finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Ensaio de Ciências, e ganhador do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2022, na categoria Pesquisador e Escritor.

 

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, professora de História na rede privada de ensino, em Uberlândia, e educadora em e para os Direitos Humanos.

 

ANA CRISTINA JUVENAL DA CRUZ

Professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar e, atualmente, é Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar.

 

ANA D’ARC MARTINS DE AZEVEDO

Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará. Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia.

 

ANTÔNIO CÉSAR ORTEGA

Economista, com graduação e mestrado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor pela Universidade de Córdoba (Espanha) e pós-doutor pela Unicamp. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia e professor visitante da Universidade Federal de Minas Gerais. Fotógrafo autodidata.

 

ARIANE CELESTINO MEIRELES

Integrante do comitê gestor do projeto LitERÊtura, doutoranda em Educação pela Universidade do Porto, coordenadora da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros de Vitória e pesquisadora do LitERÊtura.

 

ASTROGILDO FERNANDES SILVA JUNIOR

Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na Faculdade de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no ProfHistoria. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, ensino de história e relações étnico-raciais.

 

AYMÊ JILVANA CASTRO FERGUEIRA

Graduanda em Licenciatura em História, quilombola militante no Movimento de Mulheres/Juventude de Quilombo. Integra o Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas. É bolsista no Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.

 

BABA PAULO TOLOMI IFATIDE IFAMOROTI OJEWALE

Especialista em História e Cultura Africana. Formado em Língua e Cultura Yoruba pela Universidade de Ibadan – Nigéria. Fundador e mantenedor do Centro Cultural Orùnmilá, em Ribeirão Preto.

 

CARLA BEATRIZ MEINERZ

Docente do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atua no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas.

 

CICERA NUNES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA e é líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais.

 

CLÁUDIO EDUARDO RODRIGUES

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba. É congadeiro na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia. Desenvolve ações e estudos relacionados à ética e filosofia política, bem como sobre cultura, religiosidade, filosofia africana e afro-brasileira.

 

CRISTINA PERON

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo. Cursou especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Aposentou-se do cargo de técnica administrativa da UFU. Tem experiência na área de Educação, e principalmente nos seguintes temas: doença falciforme, racismo e educação.

 

DANDARA TONANTZIN SILVA CASTRO

Pedagoga pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É militante feminista, ativista do movimento negro e a vereadora mais votada de Uberlândia, nas eleições de 2020.

 

DÉBORA CRISTINA DE ARAUJO

Coordenadora do Projeto de Pesquisa Aplicada LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias – e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atua como professora da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do grupo LitERÊtura.

 

DEIVIDI DE SANTANA SILVA

Graduado – bacharelado e licenciatura – e mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo. Como educador, leciona na Prefeitura Municipal de São Paulo, onde desenvolve pesquisas e projetos sobre as questões étnicas, de gênero e raciais. Considera que a educação é uma shirsasana, postura invertida do yoga em que o coração está acima da cabeça, ou seja, a mente racionaliza os processos educacionais, e o coração dota o sentido do quê e por que ensinamos.

 

EDUARDO RAMOS

Artista visual, músico, bacharel e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Música pela mesma universidade. Atualmente é professor de Arte na rede municipal de ensino de Uberlândia e desenvolve trabalhos de pesquisas de intermidialidade entre a música e a pintura.

 

EDUARDO SILVA DOS SANTOS

Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Cursa especialização em Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior na Faculdade Estratego. É bolsista de Iniciação Científica no Projeto Poronga da Equidade, o qual é vinculado ao Edital Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisa Aplicada e Artigos Científicos, organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, com o apoio do Itaú Social, Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

ELLEN FARIA

Graduada em Comunicação Social, publicitária, fotógrafa e diretora audiovisual. Em seus trabalhos, contempla a negritude e o feminismo, ressaltando a urgência e a necessidade da equidade de gênero e etnia. Foi premiada no FestClip 2019, nas categorias Melhor Música, Escolha do Público e Melhor Videoclipe Nacional. Há nove anos, Ellen é membro e fotógrafa do Centro Cultural Orùnmilá, em Ribeirão Preto.

 

ELZIENE SOUZA NUNES NASCIMENTO

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura na Universidade da Amazônia. Atua como professora da Secretaria de Educação do Estado do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Marituba.

 

FABIANI FRANCO DE ALVES

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pampa, mestranda em Sustentabilidade na UnB. Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Foi bolsista de Iniciação Científica do Projeto Zumbi-Dandara dos Palmares, Edital Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisa Aplicada e Artigos Científicos, organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

FERNANDA CÁSSIA DOS SANTOS

Professora de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia. É mestra e doutora em História pela linha de pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: reflexão e sentimento na História, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Como pesquisadora, atua, principalmente, com temáticas que envolvem a História das relações de gênero e suas articulações com discursos moralizantes e o ensino de História. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interseccionalidades, Saberes e Práticas na Educação Básica da UFU. É membra do comitê gestor do Projeto ‘Construindo uma Escola Antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica’, contemplado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

FERNANDA CRISTINA DE CAMPOS

Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2018; mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, 2006, e graduação em Letras pela UFU, 2003. Atua como professora do Colégio de Aplicação da UFU – ESEBA/UFU. Tem experiência nas áreas de Letras, Educação, com ênfase em Literatura, Teoria da Literatura e Metodologia e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa, atuando – inclusive com publicações – nos seguintes temas: poesia, narrativa, discurso literário, teoria do imaginário, literatura brasileira, práticas de ensino de língua materna e antirracismo na educação. É pesquisadora/coordenadora do Grupo de Pesquisas Poéticas e Imaginário e membra do Grupo de Estudos e Pesquisas Interseccionalidades, Saberes e Práticas, ambos na UFU.

 

FERNANDA DE SOUZA CARDOSO

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), onde é professora efetiva. Atuou também como professora da educação básica. Coordena o Projeto de extensão Ciclo de Debates sobre a Dança (UNIMONTES) e desenvolve ações e estudos relacionados à Educação Física, Dança e Negritude.

 

FLAVIANE MALAQUIAS

Graduada em Artes Plásticas e mestre em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É artista visual, arte-educadora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino da UFU. A artista parte de suas próprias vivências relacionadas ao “ser mulher negra” e amplia a discussão para outras realidades, indo a campo investigar o corpo negro em diferentes contextos.

 

FLORA CRISTINE DA COSTA SCANTLEBURY

Graduada em Licenciatura em Letras na Universidade do Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Saberes Africanos na UFPA. Atua como professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará.

 

GABRIELA DA CONCEIÇÃO PEREIRA SOARES FERREIRA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia na Universidade da Amazônia. Atua como professora do Ensino Fundamental no Colégio Nossa Senhora da Anunciação.

GABRIELA MARTINS SILVA

Professora de Psicologia no Colégio de Aplicação – Eseba da Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, tem pesquisa e atuação voltadas às temáticas de gênero, sexualidade, antirracismo e saúde mental. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interseccionalidades, Saberes e Práticas na Educação Básica da UFU. É membra do comitê gestor do Projeto ‘Construindo uma Escola Antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica’, contemplado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

GERSON ALVES DE OLIVEIRA

Doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual de São Paulo/Marília. Atua desde 2010 como professor de Sociologia e Filosofia do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO), onde ocupa também a função de presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do IFTO – Campus Araguaína. Tem experiências nos seguintes temas: luta pela terra, identidade e cultura quilombola.

 

GETÚLIO RIBEIRO BACCELLI

Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), docente da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU), pesquisador nas áreas da história, educação e cultura e autor de literatura e histórias em quadrinhos.

 

GILBERTO NEVES

Professor de História, advogado e escritor de contos e poesias. Publicou nos livros Os olhos de luna e outros contos (1984), e Uberlândia – 20 autores (2013). Foi classificado em 2º lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas (1983), com a peça “As Ambrósias”. Em breve, publicará Cenas urbanas e o amor (2022). Foi Secretário Municipal de Cultura, em Uberlândia, de 2013 a 2016.

 

GUIMES RODRIGUES FILHO

Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi coordenador executivo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFU no período de 2006 a 2019. É mestre de Capoeira Angola do Grupo Malta Nagoa.

 

JACK WILL

Graduado em música pela Universidade Federal de Uberlândia. Percussionista e baterista, com fortes raízes afro-mineiras, há 18 anos vem atuando profissionalmente em shows, gravações e aulas. Apresenta-se em diversos lugares no Brasil e em alguns países da Europa. Em 2022, vai lançar o seu primeiro álbum autoral celebrando a arte da música instrumental.

 

JEREMIAS BRASILEIRO

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Sul de Minas, sediado em Poços de Caldas, MG, ocupante da Cadeira 05, cujo Patrono é Rei Ambrósio.

 

JOELMA DOS SANTOS ROCHA TRANCOSO

Integrante do comitê gestor do projeto LitERÊtura, doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, assessora da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais do município da Serra e integrante do LitERÊtura.

 

JOSIANE DE CARVALHO SOUZA

Graduada em Pedagogia e especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras, na Faculdade Montenegro. Atua como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Moju.

 

LAÍS RODRIGUES CAMPOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Geografia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). É especialista em Educação para Relações Étnico-raciais pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do IFPA e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Doutorou-se em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é professora adjunta da UFG.

 

LÉA AURELIANO DE SOUSA

Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua nas séries iniciais do ciclo de alfabetização. Cursa mestrado em Educação. Pesquisa temáticas relacionadas à formação inicial e continuada de professores, relações étnico-raciais e alfabetização como processo discursivo. É membra do Grupo de Estudos e Pesquisas Interseccionalidades, Saberes e Práticas na Educação Básica da UFU e do comitê gestor do Projeto ‘Construindo uma Escola Antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica’, contemplado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

LUCILENE APARECIDA SOARES

Integrante do comitê gestor do projeto LitERÊtura, mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná, professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pesquisadora do LitERÊtura.

 

MARIA GERALDA DE ALMEIDA (IN MEMORIAM)

Graduou-se em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou mestrado e doutorado em Geografia pela Université de Bordeaux III, pós-doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona, em Geografia Cultural pela Université Laval, Università degli Studi di Genova e Université de Paris IV Paris-Sorbonne. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, de 2009 a 2011. Foi professora colaboradora da Universidade Federal de Sergipe e integrante do Programa de Docente Voluntária da Universidade Federal de Goiás, onde atuou como pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais. Com vasta experiência nacional e internacional em Geografia Cultural, foi Supervisora Externa do Projeto Zumbi-Dandara dos Palmares, contemplado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisa Aplicada e Artigos Científicos, organizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

MARIANA ALVES DE SOUSA

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia e mestra em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde cursa doutorado em Educação. Integra o Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária, o Laboratório de Ensino e Pesquisa Educação e Sociedade e o Grupo de Estudos Psicologia, Cultura e Coletivos Queer. Atua como pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

MARIZA BARBOSA DE OLIVEIRA

Artista visual e Professora de Artes Visuais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA – UFU). Graduada em Artes Plásticas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem (UFU/CNPq) e do GRUPA – Grupo de Pesquisa em Arte (UFU/CNPq).

 

MÍGHIAN DANAE FERREIRA NUNES

Cursou graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, 2003, e mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professora na educação infantil por quinze anos, na educação pública. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: relações étnico-raciais e antirracismo, gênero, estudos sociais da infância, pesquisa com crianças. Atualmente, é professora da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira/Campus Malês.

 

NELI EDITE DOS SANTOS

Aposentou-se recentemente do cargo de professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia UFU. Estudou na UFU, onde cursou Licenciatura Plena em Português/Inglês, 1988, e doutorado em Estudos Literários, 2019. Na Universidade Estadual de Campinas, cursou mestrado, 1999, e doutorado incompleto em Teoria e História Literária, 2008. É membra do Grupo de Estudos e Pesquisas Interseccionalidades, Saberes e Práticas na Educação Básica da UFU. É coordenadora do Projeto ‘Construindo uma Escola Antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica’, contemplado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

PAULA AMARAL FARIA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2020. Graduou-se em Pedagogia pela UFU, 2003. Atua como docente e coordenadora pedagógica da área de Educação Infantil no Colégio Escola de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp. Eseba/UFU). Tem experiência em educação infantil, principalmente nos temas:  crianças, infâncias e linguagens.

 

RENATA SANGORANTI

Produtora cultural e advogada. Preside e coordena o Centro Cultural Orùnmilá.

 

RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS

Professora da Universidade de Brasília no âmbito da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Diretos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional. Atua como colaboradora associada da Cátedra UNESCO em Educação a Distância, UnB. É supervisora do Projeto ‘Construindo uma Escola Antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica’, contemplado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

ROBERTA PAULA GOMES SILVA

Docente da área de História no Colégio de Aplicação  Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 2013, com atuação no Ensino Fundamental I e II. Possui graduação, mestrado e doutorado em História pela UFU.

 

SAMARA RODRIGUES OLIVEIRA

Completou 18 anos de idade. É estudante do curso de Agropecuária no Instituto Federal do Triângulo Mineiro e formada no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

 

SANDRA HAYDÉE PETIT

Doutora em Ciências da Educação, no Núcleo de Africanidades Cearenses da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora da UFC.

 

SILVANDRA CARDOSO GONÇALVES

Graduada em Licenciatura em História na Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Educação para as Relações Étnico- Raciais na UFPA e Especialista em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia, no Instituto Federal do Pará (IFPA). Atua como professora de História na Secretaria Municipal de Educação de Belém.

 

THAILA CRISTINA BARBOSA DAMASCENO

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Participa dos Grupo de Pesquisa, Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas e Grupo de Educação Popular, ambos da UEPA. Atua como professora na instituição Acompanhamento Pedagógico e Reforço Escolar Kalinne Cabral.

 

VANDERLEIA REIS DE ASSIS

Mestra em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, Pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero, integra a Associação Brasileira de Pesquisadoras(es) Negras(os).

 

VANESSA DE SOUZA FERREIRA DÂNGELO

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2010. Graduou-se em Pedagogia pela UFU, 2004. Atua como Docente da área de Educação Infantil no Colégio Escola de Aplicação da UFU (CAp. Eseba/UFU). Tem experiência em Educação Infantil, principalmente nos temas:  crianças e história das infâncias.

 

WALDIRENE DOS SANTOS CASTRO

Graduada em Pedagogia e possui capacitação em Educação do Campo: Escola Ativa e Escola da Terra, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFPA e em Educação do Campo, com ênfase em Pedagogia da Alternância e Agricultura Familiar, pelo Instituto Federal do Pará. Atualmente, cursa mestrado em Antropologia Social pela UFPA.

 

WELLINGTON LUAN PORTO

Estudante de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), proponente dos GTs “Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica” do Colégio de Aplicação e “Relações Étnico-Raciais na Letras”, ambos vinculados ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS. Proponente do Programa de Extensão “Relações Étnico-Raciais na Letras”. Atualmente é bolsista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos, membro da equipe coordenadora do Programa de Extensão “Relações Étnico-Raciais na Letras”. Compõe a equipe de pesquisa do projeto “Zumbi-Dandara dos Palmares: desafios estruturais e pedagógicos da Educação Escolar Quilombola para a promoção da equidade racial no Brasil do século XXI”.

 

WILMA DE NAZARÉ BAÍA COELHO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. É professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas e do Doutorado em Rede Educanorte. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais da UFPA. É bolsista de produtividade do CNPq.