Estudos sobre Agricultura: Caminhos para um futuro sustentável

Estudos sobre Agricultura: Caminhos para um futuro sustentável

A agricultura, um dos pilares da economia e segurança alimentar global, enfrenta desafios significativos no cenário contemporâneo. Questões como o uso intensivo de agrotóxicos, a sustentabilidade da produção agrícola e a intersecção entre tecnologia e meio ambiente são temas críticos que demandam atenção e soluções inovadoras. Pensando nisso, obras que exploram essas questões, oferecendo uma visão aprofundada e crítica sobre a prática agrícola e suas implicações para o futuro, confira a seguir.

 

Uso de Agrotóxicos e Agricultura Familiar

O livro Uso de Agrotóxicos na Agricultura Familiar em Monocultivos e Policultivos no Sudoeste de Goiás dos autores Celeni Miranda, Raquel Maria de Oliveira e João Batista Pereira Cabral, destaca os impactos do uso de agrotóxicos na agricultura familiar. A obra revela como essas substâncias, amplamente utilizadas para aumentar a produtividade, afetam tanto monocultivos quanto policultivos. Com a reclassificação dos agrotóxicos em 2019, sem considerar os resultados de consultas públicas, houve um afrouxamento das leis que controlam sua utilização. Esse cenário leva à degradação ambiental e à perda da biodiversidade. O livro propõe uma reflexão sobre a necessidade de um novo paradigma agrícola que considere a sustentabilidade e a diversidade na produção de alimentos.

 

Soja Sustentável e Conservação de Biomas

No livro Soja Sustentável no Leste Maranhense: Realidade e Perspectivas, os organizadores Andreza Pereira da Silva, Nilo Leal Sander e outros, discutem a produção de soja no Maranhão. O estado, rico em biodiversidade, enfrenta altos níveis de desmatamento para expansão da produção de grãos, principalmente soja. A obra sugere a necessidade de planos para conter a mudança no uso da terra e adotar práticas de produção mais sustentáveis. Exemplos de ações realizadas no leste maranhense ilustram como é possível produzir de forma sustentável, preservando os biomas e garantindo a produção eficiente.

 

Nanotecnologia e Meio Ambiente

A obra Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente: Convergências, Divergências e Insurgências Tecnológicas, organizada por Jorge Luiz dos Santos Junior, aborda a complexa interação entre nanotecnologia, sociedade e meio ambiente. Ao explorar temas como governança da inovação tecnológica e direito em um contexto global, o livro proporciona uma visão transdisciplinar das implicações da nanotecnologia. A obra convida o leitor a refletir sobre os desafios éticos e de saúde na aplicação de tecnologias avançadas na agricultura e como essas inovações impactam a relação entre o desenvolvimento tecnológico e o meio ambiente.

 

A Produção Sustentada no Cerrado

O livro A Produção Sustentada no Cerrado: O Verdadeiro Milagre Brasileiro do autor Domingos Ribeiro de Carvalho, narra a história da ocupação e transformação do Cerrado, bioma que colocou o Brasil como um dos maiores exportadores mundiais de grãos. A obra relata a visão de líderes como Alysson Paolinelli, que provaram que com tecnologia e empenho, terras inicialmente improdutivas poderiam se tornar altamente produtivas. O livro destaca o Cerrado como um escudo para evitar a perigosa ocupação da Amazônia e ressalta a importância de práticas sustentáveis na expansão agrícola.

 

Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Rural Sustentável

O livro Interdisciplinaridade Sem Fronteiras: Águas, Alimentos, Saberes, Inclusão Social e Produtiva nos Territórios Rurais da América Latina, organizado por Wilson João Zonin e Leandro César Neukirchen, apresenta uma perspectiva interdisciplinar sobre o desenvolvimento rural sustentável. A obra, resultado de seminários internacionais, destaca a importância de integrar conhecimentos e práticas que promovam a sustentabilidade e inclusão social nos territórios rurais. O livro é um convite para continuar caminhando em direção a uma utopia do Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

Agroenergia e Agricultura Familiar

No livro Agroenergia e Sistemas Agrários: As Funções Públicas da Agricultura Familiar no Sertão Semiárido da Bahia, Brasil, do autor Gustavo Bittencourt Machado explora a relação entre agroenergia e a agricultura familiar no semiárido baiano. Utilizando o método de análise-diagnóstico em sistemas agrários, a obra investiga os impactos das políticas públicas na cadeia produtiva do biodiesel e os desafios enfrentados pelos agricultores em um ambiente com restrição hídrica e extrema pobreza. A pesquisa ressalta a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis e destaca a importância da agricultura familiar como uma força produtiva significativa.

 

Desafios e oportunidades da agricultura contemporânea

Essas obras trazem à tona uma ampla gama de desafios e oportunidades para a agricultura contemporânea. Desde o impacto dos agrotóxicos até a implementação de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, os estudos da agricultura são essenciais para orientar políticas e práticas que garantam a segurança alimentar, a preservação ambiental e o desenvolvimento rural. O futuro da agricultura depende de uma abordagem integrada e sustentável, que valorize tanto a produtividade quanto a conservação dos recursos naturais. Confira essas e outras obras em nosso site: www.editoracrv.com.br

Karina Zanyck
Karina Zanyck

Jornalista e Analista de Marketing da Editora CRV

Comentários