Autores: Leandro Baller- Luciana Codognoto da Silva (orgs.)
Os assuntos elencados em Leituras Foucaultianas: contribuições para práticas e pesquisas interdisciplinares abrangem propostas de análises que se destacam entre os grandes temas de pesquisa da atualidade, tais como; as relações de gênero nas áreas urbanas com a prostituição feminina, e nas zonas rurais com a inserção das mulheres em um ambiente de trabalho que tradicionalmente era dominado pelos homens. Passa pela discussão política desde os discursos emanados pelo Legislativo da Assembléia Constituinte do século XIX, bem como, pelos discursos que o segmento político de meados do século XX articula com a religiosidade na consolidação da colonização de cidades do interior do Brasil. Perpassa pela instituição escolar e a inquietação que se insere em âmbito da educação nas escolas, as formas de combinar vigilância, controle e resistências dos envolvidos. E ainda mostra a apreensão da fronteira como uma ambiência, proposta que desnaturaliza a compreensão dos ambientes fronteiriços como um aparato divisor e fixo, passando a ser entendido como uma fronteira móvel e humanizada. A aceitação do trabalho interdisciplinar presente no conjunto do livro congrega dessa forma não apenas leituras de outras áreas, mas, sobretudo, a percepção da necessidade de adentrar no campo prático dessas outras disciplinas, e de suas metodologias, um contributo epistemológico que Foucault operacionalizou no interior de seus próprios trabalhos. Temos nesse ínterim, psicólogos e geógrafos se utilizando do método da história oral, historiadores fazendo uso dos arquivos e da psicologia social, administradores e economistas adentrando o campo da sociologia e da antropologia, a pedagogia crítica revisitando as escolas, e todos permeando suas análises com a contribuição teórica de um filósofo/ historiador.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0500-0
DOI: 10.24824/978854440500.0
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LEANDRO BALLER
Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD/MS, com Estágio Doutoral na Universidad Nacional de Asunción UNA/PY. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa; Grupo de Estudos em Gênero, História e Interculturalidade (UFGD); & Grupo de Estudos de Fronteira (UFPA), atuando nas Linhas de Pesquisa; Cultura, memória, migrações e fronteiras (UFGD); & Fronteiras e Movimentos Migratórios (UFPA). Membro da Sociedade Brasileira de Teoria História e Historiografia (SBTHH). Docente do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/MS. Autor de: Fronteira e Fronteiriços: a construção das relações socioculturais entre brasileiros e paraguaios (1954-2014) (2014); Humor uma leitura interdisciplinar das crônicas do Febeapá – Festival de Besteiras que Assola o País (2006).
LUCIANA CODOGNOTO DA SILVA
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP/Assis. Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência em psicologia clínica, atuando, também, na docência em diferentes cursos de graduação. Seus temas de interesse estão relacionados à psicologia clínica, social e psicanálise, com ênfase nos estudos culturais, nos processos de subjetivação, nas relações de gênero e de poder e história das mulheres.