Autores: Roberto Gimenez- Alessandro De Freitas (Orgs.)
Cotidianamente as escolas brasileiras são desafiadas a olhar para a individualidade e particularidade dos processos de aprendizagem de seus alunos. Esse olhar ganha proporção quando este desafio é aceito e implica em compromisso de todos que nela trabalham. A diversidade humana, de fato, torna esse cenário o ponto de partida deste livro. Nele os professores autores foram desafiados a expressar cada experiência vivida na carreira docente e compartilhar todos os anseios e propostas para uma educação voltada para a diversidade e para os processos mais inclusivos. Assim a obra se preocupa principalmente em atender a diversidade em seu fenômeno complexo dentro do contexto escolar valorizando as diferenças, apresentando as potencialidades e discutindo as diferentes possibilidades. Não se trata da padronização dos processos, mas de um olhar que parte da compreensão de cada fenômeno que compõe esse grandioso e nobre desafio, educar. Não de forma isolada, mas como um dos componentes curriculares da escola, a Educação Física apresenta-se como área de conhecimento favorável para lidar com os conceitos inclusivos educacionais, por meio de procedimentos e propostas inclusivas que desenvolvem competências atitudinais emergentes das práticas corporais durante as aulas, seja por meio dos jogos, dos esportes, da ginástica, das lutas ou dança. Deste modo, desde sua concepção a escolha dos autores compõe uma experiência de diversidade de conhecimentos oriundos de ensino, pesquisa e extensão concentrados numa obra de natureza singular diante das demandas atuais da educação física escolar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0489-8
DOI: 10.24824/978854440489.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALESSANDRO DE FREITAS
Possui Graduação (2003) e Mestrado (2007) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente na Universidade Nove de Julho – UNINOVE - SP, ministrando as disciplinas de: Atividades Rítmicas e Expressivas; Dança e Educação Física Adaptada. Colaborar e árbitro da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas desde 2005. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Movimento Humano, atuando principalmente nas temáticas: Inclusão, Desporto Adaptado, Educação Física Escolar e Dança. É Pesquisador Credenciado na Academia Paraolímpica Brasileira – APB/CPB.
ROBERTA CORTEZ GAIO
Graduada em Educação Física - PUC de Campinas; especialista em Ginástica Rítmica - FICAB/RJ e em Motricidade Humana - PUC Campinas; mestre e doutora em Educação - UNIMEP/SP. Autora dos livros - Ginástica Rítmica Popular: uma proposta pedagógica; Para Além do Corpo Deficiente: histórias de Vida; Ginástica e Dança: no ritmo da escolar e Composição coreográfica em Ginástica Rítmica publicados pela editora Fontoura e organizadora dos livros Caminhos Pedagógicos da Educação Especial e Metodologia da Pesquisa e Produção do Conhecimento, ambos da editora Vozes; Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível e Formação professional em Educação Física, publicados pela Editora Fontoura e A ginástica em questão: corpo e movimento, publicado pela editora Phorte. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Nove de Julho/SP e do Centro Salesiano de educação, Campinas/SP.
IDA CARNEIRO MARTINS
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e membro pesquisadora dos grupos Práticas educativas e relações sociais no espaço escolar e não escolar; da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e; Pedagogia do movimento; da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: práticas educativas na educação básica; brincar, jogos e brincadeiras; educação física escolar; formação de professores.
PAULA PEREIRA FERRARI
Graduação em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho em 2005, possui Especialização em Neurofuncional pela ISCMSP e AACD. Possui formada pelo método Bobath adulto. Atleta de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas pela Associação Solidariedança/SP.
ELINE PORTO
É graduada em Educação Física pela UNIMEP; cursou seu mestrado e doutorado em Educação Física na UNICAMP. É professora no curso de Educação Física e membro do Comitê Científico da UNIMEP/Piracicaba-SP. Atua, principalmente, na área da Educação Física Adaptada. Desenvolveu diferentes projetos de extensão e pesquisa na universidade. Tem livro, artigos e capítulos de livros publicados. Participa de Congressos Nacionais e Internacionais.
CINTIA PAIVA LIMA COELHO
Bailarina clássica e fisioterapeuta especializada em Pediatria, presidente e fundadora da Associação Solidariedança de Arte e Cultura, fomenta a dança como ferramenta reabilitadora e instrumento de inclusão sociocultural desde 2003. Atleta de dança esportiva em cadeira de rodas e autora de projetos como Voltas, Influir, Rodas em Cena e Entre Pontas e Rodas. Recebeu o reconhecimento público pelo pioneirismo e referência no trabalho de dança artística em cadeira de rodas pela prefeitura de São Paulo através da exposição Mulheres que fazem a diferença.
LARISSA AUREA TEREZANI DE FILIPPIS
Possui Graduação (2003) e mestrado (2007) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, sendo que de 2000 a 2003 integrou o grupo de ginástica e dança (G.G.D.) da UNIMEP pelo qual participou da Ginastrada Mundial de Lisboa - Portugal (2003). Especialista em Ginástica Rítmica (2007) pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR; Especialista em Docência Universitária (2014) pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Doutoranda em Educação desde 2014 pelo Centro de Pós-Graduação da unidade Memorial na Universidade Nove de Julho - UNINOVE ; Integrante do Grupo de Pesquisa Pedagogia do Corpo dirigido pela prof.ª Dr.ª Mônica Avila Todaro. Docente do curso de Educação Física em Bacharelado e Licenciatura da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP de 2007 a 2009. Técnica da Equipe de Ginástica Rítmica pela Prefeitura do Município de Piracicaba-SP e representante dos Jogos Regionais e Abertos do Interior do Estado de São Paulo de 2006 a 2009. Atualmente é docente do curso de Ensino Superior de Educação Física em Licenciatura da Universidade Nove de Julho - UNINOVE de São Paulo-SP desde 2008.
ERICA ROBERTA JOAQUIM
Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo-SP e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Bauru). Atualmente é professora na Universidade Nove de Júlio (Uninove) e na Rede Estadual de Ensino (São Paulo). É integrante do grupo de estudos do desenvolvimento da ação e intervenção motora (GEDAIM - USP/SP). Tem experiência nas áreas de Educação Física Escolar, Atividade Física Adaptada e Jogos Esportivos Coletivos.
ANTÔNIO CARLOS VAZ
Possui Graduação em Educação Física e Mestre em Educação: História e Filosofia/Doutor em Ciências Sociais; Professor na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); no Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA); e nas Faculdades Atibaia (FAAT).
MAURÍCIO TEODORO DE SOUZA
Possui Graduação em Educação Física, Mestrado e Doutorado nesta área (UNICAMP). É professor do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo e Líder do Grupo de Estudos “Corpo: Teatro da Memória” (CNPq). Organizador do Livro: Ensaios sobre Contextos da Formação Profissional em Educação Física.
RICARDO LUCCHI DI LEO
Professor de Educação Física da Educação Básica, especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduou-se em Educação Física - Licenciatura Plena e em Bacharelado em Educação Física também pela Universidade Cidade de São Paulo. Foi pesquisador em iniciação científica do grupo: “Corpo: Teatro da Memória” - Universidade Cidade de São Paulo – (CNPq) onde realizou pesquisas direcionadas a educação escolar. Foi professor de Ensino Fundamental em 2011 na Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e a partir de 2012 em diante se tornou professor de Educação Física Escolar pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
ROBERTO GIMENEZ
Possui Graduação em Educação Física pela USP (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Mesma Instituição. É coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo/Docente e Pesquisador do Programa de Mestrado em Educação desta mesma Instituição/Professor do Curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho. Líder do Grupo de Estudos sobre o Comportamento Motor e Intervenção Motora (CNPq). Organizador do Livro: Ensaios sobre Contextos da Formação Profissional em Educação Física e autor de vários trabalhos e pesquisa na área da Educação Física Adaptada e da Educação Física Escolar.
MARCIA GREGUOL
Possui Doutorado e mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (EEFEUSP) e Pós doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade de Pádova – Itália. Docente dos cursos de graduação e pós graduação do Centro de Educação Fisica e Esporte da Universidade Estadual de Londrina/Coordenadora do Projeto de Extensão Natação para Todos na Universidade Estadual de Londrina
WALTER ROBERTO CORREIA
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1987) e Pedagogia pela Universidade São Marcos (1992). Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994). Mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Formação em Psicanálise pelo CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos (2010). Mestre Qualificado em Ving Tsun/Kung Fu (Arte Marcial Chinesa) pela International Moy Yat Ving Tsun Federation (2010).Tem experiência na área de Educação Física com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação Física Escolar; Educação Física no Ensino Médio; Dimensões Socioculturais do Movimento Humano. Atualmente é Professor Doutor da EEFE-USP