Capa do livro: NARRATIVAS DIGITAIS, HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA<br>Volume 5<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

NARRATIVAS DIGITAIS, HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Volume 5
COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:
Conhecimentos, experiências e sentidos

Autores: Dislane Zerbinatti Moraes - Verbena Maria Rocha Cordeiro - Ozerina Victor de Oliveira (Orgs.)

A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins.
Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios.
Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.

Impresso
de R$ 93,34 por
R$ 71,80
Digital
de R$ 93,34 por
R$ 65,34

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0931-2
DOI: 10.24824/978854440931.2
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 334
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NARRATIVAS DIGITAIS, HISTÓRIA, LITERATURA E ARTES NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA<br>Volume 5<br>COLEÇÃO: PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:<br>Conhecimentos, experiências e sentidos

SOBRE AS ORGANIZADORAS

DISLANE ZERBINATTI MORAES
Pós doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, doutora em Literatura Brasileira, mestre em Didática, graduada em Ciências Sociais e História, todos pela Universidade de São Paulo. Docente da FEUSP; coordena desde 2007 o grupo de pesquisa LIHED/FEUSP Literatura, História e Educação: faces do ensino e da pesquisa sobre formação e profissão docente. Desenvolve e orienta pesquisas, privilegiando as fontes autobiográficas, ficcionais, memórias e História Oral. Publicou entre outros: Docência, Pesquisa e aprendizagem: (Auto)biografias como espaços de formação/investigação (org.) em parceria com Rosario Silvana Genta Lugli, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

VERBENA MARIA ROCHA CORDEIRO
É doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, com pós-doutorado também pela PUCRS. Professora Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando na Pós-Graduação em Letras e em Educação. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPq “Literatura e ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras” e coordenadora do projeto de extensão Rodapalavra da Uneb. Segunda Tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica/BIOgraph e membro da Association Internationale des Histoires de Vie en Formation/ ASIHVIF.

OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015), com pesquisa em currículo e educação do campo. Atualmente é professora associada da UFMT, editora da Revista de Educação Pública e atua como docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Suas pesquisas enfocam a política de currículo, abordando os seguintes temas: currículo e diferença, reformas curriculares, currículo e inclusão, currículo dos cursos de licenciatura no ensino superior, currículo e relações raciais e currículo e educação do campo.

SOBRE OS AUTORES

ALEXANDRA LIMA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de bolsa sanduíche na Universidad de Alcalá e bolsa nota 10 da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Coordena o projeto de pesquisa Instituições educativas centenárias de Cuiabá: lugares de memórias, patrimônio e ensino de história (1858-2014), edital universal FAPEMAT/2014.

BLANCA SUSANA VEGA MARTINEZ
Doutora em Humanidades, atualmente é professora investigadora do Instituto de Ciências Educativas e da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de San Luis de Potosí. Tem participado de congressos nacionais e internacionais sobre história da educação, história das mulheres e investigação educativa. Entre seus interesses de investigação se encontram os estudos sobre os sujeitos na educação, narrativas biográficas e estudos sobre história das mulheres. No México, é membro do Sistema Nacional de Investigadores.

CARLOS MANUEL RIBEIRO DA SILVA
Possui Mestrado em Educação, com especialidade em Desenvolvimento Curricular (Universidade do Minho); Doutorado em Educação - Estudos da Criança, área de conhecimento de Currículo e Supervisão em Educação Básica. É professor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativas no Instituto de Educação da Universidade do Minho; pesquisador na área de desenvolvimento curricular na Educação Básica, processos de integração curricular e inovação educativa e formação inicial e continuada de professores.

CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION PASSOS
Licenciatura em Matemática - PUC-Campinas, Mestrado e Doutorado em Educação (Educação Matemática) - UNICAMP, Pós-doutorado na Universidade de Lisboa - Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências. Pesquisadora na área de Educação Matemática, vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

CAROLA SEPÚLVEDA
Doutora em Educação pela UNICAMP - área de concentração em Ciências Sociais na Educação -, Mestre em Estudos de Gênero e Cultura pela Universidad de Chile - menção em Humanidades - e Bacharel e Licenciada em História e Geografia pela Universidad de Santiago de Chile. Membro da Sociedad Chilena de Historia de la Educación - SChHE. Áreas de interesse: História da Educação e Gênero, Mulheres na Educação, Trajetória Intelectual de Gabriela Mistral.

DANILO RODRIGUES PIMENTA
Doutor em Educação na UNICAMP - área de concentração em Filosofia e História da Educação, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto - área de concentração em Estética e Filosofia da Arte -, Bacharel em Filosofia pela UFG e Licenciado em Filosofia pelo IESCO. Integrante dos Grupos "Senso: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pensamento Filosófico e Ensino de Filosofia" (UNICAMP-CNPq) e “Ética Prática” (UnB-CNPq). Áreas de interesse: Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Filosofia Francesa Contemporânea, Estética e Educação e Filosofia no Brasil.

DIEGO LEANDRO MARÍN OSSA
Docente associado à Escola de espanhol e comunicação audiovisual, Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Tecnológica de Pereira, Colômbia. Comunicador social – periodista. Mestrado em Comunicação Educativa premiado sobre a Videoexpressão como invenção de si mesmo (usos educativos do vídeo autobiográfico), publicado em 2010.  Diretor do Semillero de investigación EduMedia-3 na linha de Educação Mediatizada. Professor convidado na Universidade do Rio Negro em Viedma, Argentina, Universidade Centroamericana José Simeón Cañas em El Salvador, Universidade Rafael Landivar na Guatemala, ANEP e no CFE no Uruguai.

EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Fez os cursos de Música (piano) e licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música no CBM-CEU. É professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

FERNANDO HENRIQUE TISQUE DOS SANTOS
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atua como professor adjunto no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem experiência nas áreas de ensino de História e História da Educação. Seu interesse de estudo abrange a formação de professores e o ensino de História, Educação do Campo e a História da educação rural no Brasil.

JOSÉ GLEDISON ROCHA PINHEIRO
Possui graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). É professor assistente no curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área do ensino de História, com ênfase nas relações entre epistemologia, linguagem, ensino de história. Mais recentemente, tem se dedicado à pesquisa em História da Educação, com destaque para as relações entre educação, modernidade, cultura e formação.

JOSÉ GONZÁLEZ-MONTEAGUDO
Doutor em Pedagogia e professor titular de Teorias da Educação na Faculdade de Educação, Universidade de Sevilha (Espanha). Ocupa-se com a investigação qualitativa e biográfico-narrativa, histórias de vida em formação, teorias educativas contemporâneas, Lifelong learning, diversidade cultura, migrações, mobilidades acadêmicas, estudantes não tradicionais e mediação social. Participou de diferentes projetos europeus e transnacionais de investigação e intervenção. Tem sido professor convidado em numerosas universidades da Europa e da América, trabalhando em espanhol, inglês, francês e italiano.

MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO
Professora Adjunta e Pesquisadora na Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Integra a linha de pesquisa: Linguagem –– Experiência – Memória – Formação. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (CNPq). Coordena o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP.

NÁDIA CUIABANO KUNZE
É graduada em Pedagogia (1991) e Mestre em Educação (2005) pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutora em Educação (2011) pela Universidade de São Paulo. Atua como técnica em assuntos educacionais, organizadora da Revista Científica Profiscientia e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e do Grupo de Pesquisa: História da Educação e Memória do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve estudos e cursos sobre as seguintes temáticas: metodologia do trabalho científico, história da educação, das instituições educativas, da educação profissional, da pós-graduação na educação profissional, fontes históricas e arquivos escolares.

NILDA ALVES
Formada em Geografia pela Universidade do Brasil (1965). Doutorado em Ciências da Educação (Paris V- Réné Descartes; 1981). Pós-doutorado no INRP/França (1989). Professora titular na UFF (1995) e na UERJ (2000). Professora visitante na UERJ (2012-2014); Pesquisadora visitante na UERJ (2014-2017) atuando no ProPed (www.proped.pro.br). Fundadora do Laboratório Educação e Imagem.

RICIA ANNE CHANSKY
Professora Associada de literatura na Universidade de Porto Rico em Mayagüez. É editora da revista acadêmica, a/b: Auto/Biography Studies, membro do Routledge Literature Portfolio. Também é coeditora da The Routledge Auto/Biography Studies Reader e editora da Auto/Biography in the Americas: Relational Lives y Auto/Biography across the Americas: Transnational Themes in Life Writing.

RODRIGO MATOS DE SOUZA
É professor do Centro Universitário Jorge Amado. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral e Editor da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, ambos pela Universidade do Estado da Bahia. Possui doutorado em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), com doutorado sanduíche na Universidade de São Paulo e na Universidad de Sevilla (Espanha). Já esteve como Professor Visitante na Universidad Católica de Pereira e na Universidad de Manizales, ambas na Colômbia.

ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA
Professora associada, nível 03 da UFSCar. Possui Licenciatura em Letras e em Pedagogia. É mestre doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas e aprendizagem profissional da docência. Desde julho de 2015 é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar -São Carlos.

SILMARA CARDOSO
Doutora e Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu o projeto de pesquisa sob o título: Circulação de modelos pedagógicos e práticas educativas estrangeiras: experiências de educadores brasileiros no além-mar, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência no ensino público como Orientadora Educacional, Professora da Educação Básica e Superior.