Autores: Nair Ferreira Gurgel do Amaral
MULTICULTURALISMO NA AMAZÔNIA:
O Singular e o Plural em Reflexões e Ações.
Este é um livro plural e singular ao mesmo tempo. Plural porque aborda questões multiculturais, de interesses variados, fenômenos que ocorrem no mundo todo; e é singular porque foi escrito por pessoas que vivenciam o dia-a-dia na Amazônia brasileira, mais especificamente em Rondônia. Assuntos de interesse universal são aqui tratados com a temática do “Multiculturalismo”, sob a ótica de pesquisadores, estudiosos, professores, especialistas; cada um na sua área específica, porém com uma abordagem que é, sobretudo, de interesse social. Neste trabalho, dá-se voz aos excluídos, e aos povos da floresta: índios, ribeirinhos, negros, crianças, mulheres, quilombolas, trabalhadores em geral.
O melhor desses estudos é que eles apontam saídas. Os autores construíram pontes, estradas, abriram portas, derrubaram muros. Enfim, para um multiculturalismo efetivo, apresentou-se sugestões, encaminhou-se propostas e aprovou-se projetos, todos no intuito de minimizar os efeitos do monoculturalismo elitista.
A professora Nair Ferreira Gurgel do Amaral, lingüista e pesquisadora que trabalha com comunidades ribeirinhas, conseguiu organizar mais de vinte artigos que compõem este livro, cuja proposta é divulgar idéias de pessoas que lutam por uma sociedade efetivamente inclusiva com respeito à diversidade cultural.
As questões das diferenças de gênero, cultura, etnia/cor fazem parte das discussões globais e nos colocam diante da necessidade de pensar uma educação multicultural em que não se reproduzam estereótipos, preconceitos, discriminações, padrões e exclusões.
Refletir acerca do multiculturalismo implica basicamente incluir a voz das minorias oprimidas, das culturas periféricas, operar uma transformação dos cânones, reavaliar produções culturais marginalizadas.
O livro propõe, através de um multiculturalismo crítico, responder ao caráter multicultural das sociedades, contribuindo, dessa forma, para a redução de preconceitos, opressões e discriminações, assim como deseja propiciar a contextualização e compreensão da produção das diferenças.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-00-3
DOI: 10.24824/978856248000.3
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 251
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AGRIPINA APARECIDA GONTIJO RODRIGUES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, mestranda do programa Ciências da Linguagem da UNIR - campus de Guajará-Mirim. Atuou como supervisora pedagógica de escolas públicas do municÃpio de Nova Mamoré (RO). Em 2001, trabalhou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, como pedagoga responsável pela formação de professores da rede municipal de ensino de Nova Mamoré. Participou de várias capacitações de formação continuada sobre PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, administradas pelo Governo Federal.
E-mail: pinagontijo@hotmail.com
Â
ANDRÉA MORAES DA COSTA
Graduada pela Faculdade Franciscana - FAFRA, de Santa Maria, RS. Mestre em LinguÃstica pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Integrante do corpo docente do Departamento de LÃnguas Estrangeiras da UNIR – campus Porto Velho. Ministra as disciplinas de LÃngua Inglesa, LingüÃstica Aplicada, Estágio Supervisionado e Metodologia CientÃfica. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos Canadenses - NEC, no projeto de pesquisa Literatura, Educação e Diversidade: Interfaces Brasil-Canadá e do grupo Estudos LingüÃsticos, Literários e Socioculturais – GELLSO. Publicações mais importantes: A Leitura No Meio Universitário: Componente Fundamental Para Construção do Saber. In: AMARAL, Nair Ferreira Gurgel do, TEZZARI, Neusa dos Santos. Cultura, Leitura e Linguagem: discursos de letramentos. Porto Velho: EDUFRO, 2007. p. 189-200. Resultados de Uma Ação Universidade/Escola Por Meio do Estagio Supervisionado. IN: AMARAL, Nair Ferreira Gurgel do, BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Formação Docente e Estratégias de Integração Universidade/Escola Nos Cursos de Licenciatura. Porto Velho: EDUFRO, 2008. p. 73-81.
E-mail: andrea@unir.br
Â
ANSELMO ALENCAR COLARES
Doutor em Educação e Mestre em Educação (UNICAMP). Especialista em Ensino Superior e Graduado em Pedagogia (UFPA). Docente desde 1982 (na educação básica) e no ensino superior a partir de 1994, inicialmente na Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Rondônia. Membro eleito do Conselho de Administração Superior (CONSAD-UNIR) e do Conselho
Superior (CONSU-UNIR). Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-UNIR) e o Projeto de Pesquisa “Fontes, análises e registro da história da educação escolar em Rondônia†(PIBIC/CNPq). É avaliador institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Livros publicados: Do Autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Editora: Autores Associados, 2003. Colonização, catequese e educação no Grão-Pará. Editora da ULBRA, 2005. A história da educação em Santarém. Instituto Cultura Boanerges Sena, 2005. O Ensino superior e a produção do conhecimento. Editora: Cravo roxo, 2006. Além de capÃtulos em obras coletivas, artigos em Periódicos e em anais de eventos cientÃficos.
E-mail: anselmo.colares@terra.com.br
Â
ARNEIDE BANDEIRA CEMIN
Graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). È professora do quadro permanente da Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Sociologia e Filosofia e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. É pesquisadora do Centro de Estudos do Imaginário e do Centro de Saúde do Ãndio de Rondônia.
E-mail: cemin@unir.br
Â
CARMEN TEREZA VELANGA
Doutora em Educação pela PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1998). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/MarÃlia,1983), especialista em Educação especial e Administração Escolar. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR- Porto Velho) e professora/orientadora junto ao Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem (UNIR, campus de Guajará-Mirim). Desenvolve pesquisa na área educacional nas seguintes temáticas: Docência Universitária; CurrÃculo e Multiculturalismo; Formação de Professores na Amazônia e pensamento de Paulo Freire. Participa do Grupo de Pesquisas Práxis da Universidade Federal de Rondônia, nas linhas "CurrÃculo e Práticas pedagógicas" e "Revisitando Paulo Freire". Algumas obras publicadas em parceria: Afetividade no processo ensino-aprendizagem. Sala de aula... espaço de atividades lúdicas. Reflexões e sugestões práticas para atuação na Educação Infantilâ€. Campinas: AlÃnea Editora, 2008. "Estudo preliminar sobre a produção acadêmico-cientÃfica da área de educação na Universidade Federal de Rondônia". In: Pesquisa Educacional na Amazônia: Relatos de Iniciação CientÃfica (CNPq/PIBIC) em Rondônia. Campinas: AlÃnea Editora, 2008. “CurrÃculo como base para a compreensão do processo educacional: reflexões para a formação do educador. In: Formação Docente e Estratégias de Integração Universidade/Escola nos Cursos de Licenciatura. São Carlos, SP: Pedro & João, 2008. “Educação: Pedagogia, afetividade e emancipação socialâ€.
In: Ética, educação, Universidade, Sociedade.. São Paulo: Expressão Popular, 2007.“As contribuições do pensamento do canadense Peter McLaren e de Paulo Freire para a construção de uma educação multicultural inclusivaâ€. In: Educação e diversidade: interfaces Brasil-Canadá. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. “ O currÃculo crÃtico que se constrói nas contradições de uma escola pública. In: Mere Abramowicz. (Org.). Quando a Universidade vai à escola pública. São Paulo: Lúmen, 2004.“A educação do meio rural na Amazônia: a dialetica opressão x libertação em Paulo Freire. In: Ana Maria Saul. (Org.). Paulo Freire y la formación de educadores: múltiplas miradas. x ed. Cidade México: Siglo veinte y uno editores, 2002. “A educação no meio rural na Amazônia: a dialetica opressão x libertação em Paulo Freire. In: Ana Maria Saul. (Org.). Paulo Freire e a formação de professores: múltiplos olhares. São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 2000.
E-mail:carmenvelanga@hotmail.com
Â
CÉLIO JOSÉ BORGES
Professor do Departamento de Educação FÃsica da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Licenciado em Educação FÃsica – ESEFEGO – GO; Mestre em Educação – Teoria e Prática Pedagógica – UFRJ; No Departamento de Educação FÃsica – Integrante do Programa de Especialização em Ciência do movimento Humano (Ãrea Educação FÃsica Escolar) e Membro do Grupo de Estudos do Desenvolvimento e da Cultura
Corporal – DEF/UNIR/CNPq; Membro da equipe de coordenação do Projeto Ensinar a Ensinar – Porto Velho (1999 -2004); Membro da Equipe de consultoria e capacitação do Projeto Empreendedorismo no Ensino Médio:aprender a empreender –RO(2004-2008). Membro do "Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem" - GEAL e do Projeto "Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia" - ALFAM. Doutorando em Educação Escolar – PolÃtica e Gestão Educacional – UNESP/UNIR; Doutoramento Sandwich (CAPES/MEC) – Universidade do Minho – Portugal.
E-mail: ceborges@brturbo.com.br
Â
CELSO FERRAREZI JUNIOR
Possui Licenciatura Plena em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em LinguÃstica - Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em LinguÃstica - Semântica pela Universidade Federal de Rondônia (1998) e Pós-Doutorado em Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É autor, entre outros livros, de Discutindo
Linguagem com Professores de Português (Terceira Margem), Ensinar o Brasileiro (Parábola), Gramática do Brasileiro (Globo, com I. M. Teles) e Semântica para a Educação Básica (Parábola). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de LinguÃstica, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, educação, alfabetização, descrição e teoria lingüÃstica. Nas horas vagas, atua como artista plástico, músico e escreve textos literários (poesias e contos).
E-mail: cferrarezij@gmail.com
Â
CLARIDES HENRICH DE BARBA
Graduado em Filosofia pela PUC (Paraná) e em Educação FÃsica pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde desenvolveu pesquisa filosófica em Hegel. Desde 1984 atua como Professor. Atualmente é Professor Adjunto, lotado no Departamento de Sociologia/Filosofia da UNIR onde leciona Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação Metodologia CientÃfica, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais. Cursa o doutorado em Educação pela UNESP de Araraquara na temática ambiental com a pesquisa em Ambientalização curricular na Universidade Pública sob a orientação da Professora Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari. É Membro do “Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem†– GEAL e Projeto “Alfabetização de Ribeirinhos na
Amazônia†e do Grupo Acqua Viva Durante três anos desenvolveu pesquisa na temática da “Cultura amazônica na Educação†onde foram produzidos 4 artigos publicados no livro: Cultura, leitura e linguagem: discursos de letramentos. 1ª ed. Porto Velho: EDUFRO, 2007 (Org.): 1. BARBA, C. H. ; FEITTOSA, Domingas . A cultura amazônica na Educação: um estudo das relações mÃticas na construção da linguagem. p. 59-74; BARBA, C. H. ;2. RIBEIRO, Marcela Arantes. Um estudo das relações mÃticas presentes na construção da linguagem em alunos das Escolas ribeirinhas. p. 75-88; 3. BARBA, C. H. ; BELFORTE, Eliandra de Oliveira. As Marcas culturais evidenciadas nos textos orais e escritas na comunidade de são Sebastião, p. 113-126. 4. BARBA, C. H. ; SILVA, Francisca Odalice. A Identidade Cultural na Escola Antonio Augusto Vasconcelos. p. 143-162. Também publicou os seguintes capÃtulos em livros na área da Educação: 1. BARBA, C. H. Ética no trabalho docente e as diversidades no cotidiano escolar; Qualidade na Educação. 1 ed. Porto Velho: EDUFRO, 2003, v. 01, p. 13-14; 2. BARBA, C. H. ; BRASILEIRO, T. S. A. A contemporaneidade do pensamento Freireano para a Sociologia da Educação. A formação docente e estratégias de Integração Universidade/Escola nos Cursos de Licenciatura. 1ª ed. São Carlos: Pedro e João, 2008, vol. 1, p. 109-134; 3. BARBA, C. H. Educação ambiental: Ética, Estética e PolÃtica. In: SANTOS, Nilson. (Org.).
Alinhavos em Ciências Humanas. 1ª ed. Porto Velho: EDUFRO, 2007, v. 1º, p. 33-58. Na área da Filosofia publicou os seguintes artigos: 1. Ética e PolÃtica. Revista Semestral do curso de Letras- REUNIR, Porto Velho, v. 03, n. 03, p. 8-16, 1993; 2. “A dialética da Ação Trágica na AntÃgona em Hegel: uma abordagem aristotélica, Veritas, Porto alegre, v. 43, n. 04, p. 985-998, 1998; 3. A concepção de Deus em Descartes. Caderno de Criação, Porto Velho, v. VI, n. 17, p. 75-87, 1999. Também na Filosofia para Crianças: 1. BARBA, C. H. ; ARAUJO, P. M. ; COSTA, R. M. . Filosofia para Crianças: O Olhar do aluno. In: GURGEL, Nair; PARMIGIANI, Tânia. (Org.). Um olhar para o letramento: rompendo silêncios e construindo histórias. Porto Velho - RO: EDUFRO, 2001, v. , p. 59-73.; 2. BARBA, C. H. ; AMARAL, N. G. . Filosofia para Crianças: O olhar dos professores e da famÃlia. In: GURGEL, Nair; PARMIGIANI, Tânia. (Org.). Um Olhar para o letramento: rompendo silêncios e construindo histórias. 01 ed. Porto Velho: EDUFRO, 2001, v. 01, p. 75-88. Além de apresentações de artigos em Congressos e seminários de Pesquisa.
E-mail: clarides@unir.br;claridesbarba@gmail.com.
Â
CRISTIANE NEVES DE AGUIAR
Licenciada em Letras Vernáculas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR. Ex - Bolsista PIBIC/CNPq. Membro do "Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem - GEAL" e Projeto "Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia" - ALFAM. UNIR/RO. Artigo publicado: Cultura e variação da linguagem – um perfil sociolinguÃstico e cultural dos ribeirinhos.
E-mail:crisinhaneves@yahoo.com.br
Â
ELZA MOREIRA ALVES
Mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Professora da rede Estadual de Ensino (Fundamental e Médio) do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Letras e Literatura com ênfase em LÃnguÃstica e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: LinguÃstica Semiótica (Barros), Narrativas Orais: lendas amazônicas. Principal Publicação: Artigo: Narrativas
Orais em Rondônia: Uma proposta de Abordagem Fundamentada na teoria Proppriana. Revista Farol-Faculdade Rolim de Moura (Rolim de Moura-RO), v. 08, p. 91-104.
Â
ELZA ARAÚJO DOS SANTOS
Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Gestão Escolar e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisadora do grupo PRAXIS na área de PolÃticas Públicas em Educação e Formação Profissional. Co-autora com PROENÇA, Marilene no capÃtulo intitulado “Formação Docente em Serviço no Estado de Rondônia: polÃticas públicas e estratégias de açãoâ€. In: Marilene Proença; Miguel Nenevé (Org.). Psicologia e Educação na Amazônia: Pesquisa e Realidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. Recentemente publicou o capÃtulo “Relato de experiência: utilização de técnicas de ensino na disciplina de Didática numa turma de Enfermagemâ€. In: AMARAL, Nair G. F; BRASILEIRO, Tânia S. A. Formação Docente nos Cursos de Licenciatura da UNIR - Estratégias de Integração Universidade/Escola (Org.). 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.
E-mail: santosellza@hotmail.com
Â
FLÃVIA PANSINI
Mestre em Ciências da Linguagem na área de EtnolinguÃstica e Educação no Contexto da Amazônia. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia na Amazônia – GEPPEA, do Centro de Pesquisas LinguÃsticas da Amazônia - CEPLA do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Literatura, Educação e Diversidade: Interfaces Brasil-Canada.
E-mail: flaviapansini3@yahoo.com.br
Â
GLEIDENIRA LIMA SOARES
Aluna do mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia UNIR, campus de Guajará-Mirim (2009). Licenciada em Letras-Português pela UNIR. Ex-colaboradora PIBIC. Membro do “Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem – GEAL†e “Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia – ALFAMâ€. UNIR/RO Colaboradora do Projeto Leitura no SÃtio. Professora contratada do
CETENE – Centro de Educação Tecnológica e de Negócios.
E-mail: gleysoares@yahoo.com.br
Â
GUSTAVO GURGEL DO AMARAL
Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares Afro-Amazônicos – GEPIAA. Desenvolve pesquisa na área de Populações Tradicionais. Principais publicações: a) O aumento e o prefixo nominal proto-bantu: diacronia e sincronia; b) Vers le proto-l: une contribution à la classification interne des langues bantoues et à une pondération de l´apport de la zone l à l´héritage lexical afro-ibéroaméricain; c) A estrutura morfológica do verbo proto-bant; d) Classificação tipológica e genealógica das lÃnguas africanas. Todos na Revista do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos – GEPIAA “Afros & Amazônicos†On-line. Número 1. Porto Velho/RO: Universidade Federal de Rondônia, 2009. HUTA-MUKANA, Daniel Mutombo, AMARAL, Gustavo Gurgel do & ANGENOT, Jean-Pierre. L’apport dês parlers de l’aire de l’ancien royaume luba dans l’héritage lexical bantu-ibéroaméricain. In: Anais do 1 Workshop Internacional sobre a Procedência Poliétnica dos Afro-iberoamericanos de Origem bantu. Guajará-Mirim, 2007.
E-mail: gustavogurgeldoamaral@hotmail.com
Â
INGRID LETÃCIA MENEZES BARBOSA
Mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Atuou como Assessora Técnica e Pedagógica nos programas Proformação pelo Ministério da Educação e Proinfantil pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras e Educação (Formação de Professores) com ênfase em LinguÃstica, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Discurso, Dialogismo (Bakhtin), Formação de professores e Educação a Distância. Faz parte do grupo de pesquisa Centro de Pesquisas LinguÃsticas da Amazônia – CEPLA. Principais Publicações: Artigo: Linguagem em Bakhtin: A Concepção de Dialogismo e a Interação Verbal. Revista Em Foco, ano 05, Nº 10, 2008: Santarém/PA. Resumo: Linguagem e Formação: Um olhar sobre o discurso dos professores egressos do Proformação em
Rondônia. Anais do II Encontro Internacional de Educação-ENICED da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Campus de Guajará Mirim, 2007.
E-mail: ingrid_leticia@hotmail.com
Â
IRACEMA GABLER
Mestre em LinguÃstica (UNICAMP), Doutora em LinguÃstica (UNESP-Araraquara-SP), professora Adjunto, lotada no Departamento de LÃnguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, membro do “Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem†– GEAL e Projeto “Alfabetização de Ribeirinhos na Amazôniaâ€. Desenvolve pesquisa na área de “Linguagem de ribeirinhos na Amazônia: uma abordagem
SociolinguÃsticaâ€. Coordenadora do Curso de Letras/UNIR na modalidade a distância – EAD. Algumas Publicações: Uma abordagem sociolingüÃstica da aquisição da escrita. In: Formação Docente nos Cursos de Licenciatura da UNIR - Estratégias de Integração Universidade/Escola. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. Vol.2; BRUNER, WALLON e VYGOTSKY - psicólogos de olho na linguagem. In: Cultura, Leitura e Linguagem: discursos de letramento. 1. ed. Porto Velho: EDUFRO, 2007; Leitura e Produção de Texto: Quando as Crianças Brincam, Lêem e Escrevem. 1 ed. Porto Velho: EDUFRO, 2002; Análise do Discurso: uma leitura e três enfoques. 1. ed. Porto Velho/RO: EDUFRO, 2001. E-mail: igabler@globo.com
Â
JANES ANGIE MOREIRA DE ABREU
Aluna do mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia UNIR, campus de Guajará-Mirim (2009). Licenciada em Letras-Português pela UNIR. Ex-bolsista PIBIC. Membro do “Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem – GEAL†e “Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia – ALFAMâ€. UNIR/RO Colaboradora do Projeto Leitura no SÃtio.Â
E-mail: janesangie@bol.com.br
Â
JEAN-PIERRE ANGENOT
Doutor em LinguÃstica Africana (Leiden, Holanda, 1971) e em Filologia Românica (Bruxelas, Bélgica, 1975), Pós-Doutor em Fonética Acústica (Mons, Bélgica, 1982), em Fonética Fisiológica (Aix-en-Provence, França, 1998) e em LinguÃstica Afro-diaspórica (Goa, Ãndia, 2004). Sucessivamente Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (1979-1994) e da Universidade Federal de Rondônia (desde
1994). Coordenador do Mestrado em Ciências da Linguagem e do Centro de Pesquisas LinguÃsticas da Amazônia, UNIR/Campus de Guajará-Mirim. Foi pesquisador na Bélgica (Museu Real da Ãfrica Central, 1966-1968), professor do quadro no Congo-Kinshasa (1969-1975) e professor-visitante em Tanzânia, Ãustria, Bélgica, Argentina, ex-União Soviética, Alemanha, Peru, França, Ãndia, Angola e Brasil (UFBA, PUC, UNB, UFPA). Fundador na Ãndia da TADIA Society/UNESCO (The African Diaspora in Asia Society). É, desde 2007, Coordenador de um Programa Internacional de Pesquisas UNIR-Universidad de calá/UNESCO-Universidade Agostinho Neto. Orientou 7 teses de doutorado e 41 dissertações de mestrado. Autor ou coautor de 158 publicações, sendo 25 artigos, 67 trabalhos em eventos e 66 livros ou capÃtulos. Entre as publicações mais recentes: J.-P. Angenot & Shihan da S. Jayasuriya. 2008. Uncovering the History of Africans in Asia. Leiden, Netherlands & Boston, USA: Brill Academic Publications, 192 pp.;
J.-P. Angenot & Kiran Kamal Prasad. 2009. TADIA, The African Diaspora in Asia: Explorations on a Less Known Fact. Bangalore, India: Jana Jagrati
Prakashana. 775 pp.
E-mail: jpangenot@hotmail.com
Â
JOSÉLIA GOMES NEVES
Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (1989), especialização em Psicopedagogia (UCAM), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2004) e é aluna do Curso de Doutorado em Educação Escolar da UNESP - Campus de Araraquara (2008). Atualmente é professora assistente da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, Departamento de Ciências Humanas e Sociais; é Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis - PROCEA. Estuda temas referentes à Educação e Alfabetização Intercultural; Educação Escolar IndÃgena; Didática Etnoambiental; Gênero e CurrÃculo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia - GPEA.
E-mail: shiva.ro@uol.com.br
Â
LUCIANA FABIANO DOS SANTOS UCHÔA
Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Pós-graduada (Lato Sensu) em “Gestão de Recursos Humanosâ€, “Ensino Superiorâ€, “Linguagem e Educação†e em “Administração Públicaâ€. Mestrado em “Ciências da Linguagemâ€, desenvolve pesquisa sobre “A influência da linguagem da Universidade na questão da preservação do meio ambienteâ€. O desenvolvimento com a questão ambiental foi decorrente dos dois anos em que morou na Ilha de Fernando de Noronha (PE), lugar onde teve contato com o turismo ecológico. Na ilha, além de desempenhar atividades de guia - turÃstico, ministrou aulas de Biologia para o Ensino Médio na única escola do arquipélago. Obteve sua primeira formação cientÃfica através do Programa de Iniciação CientÃfica – PIBIC, vinculado ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, atualmente lecionando no Departamento de Ciências da Educação. É Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Ambientais da UNIR - Universidade Federal de Rondônia/Campus de Guajará-Mirim. No magistério superior, vinculada à Universidade Federal de Rondônia desde 2001, vem se caracterizando pela atuação pluridisciplinar, ministrando disciplinas como: Didática, CurrÃculos e Programas, Teoria e Prática em Alfabetização, PrincÃpios e Métodos em Supervisão Escolar, Psicologia Educacional, Sociologia Geral, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, História da Educação, Legislação de Ensino, Metodologia CientÃfica, Metodologia da Pesquisa em Educação, Metodologia da Pesquisa CientÃfica. E-mail: lucianafabiano1@hotmail.com
Â
MARCÉLIO RODRIGUES UCHÔA
Graduado em Geografia pela UCG - Universidade Católica de Goiás. Atuou como monitor, coordenador e desenvolveu ações polÃtico-acadêmicas no CA – Centro Acadêmico de Geografia. Assumiu os cargos de Chefe de Gabinete, Secretário Municipal de Fazenda, Controlador Municipal e Assessor Executivo na Prefeitura de Nova Mamoré (RO). Cursou a Pós-Graduação (Lato Sensu) em “Administração Públicaâ€
na Universidade Federal de Rondônia. Cursa o Mestrado em Geografia, pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada “Nova Mamoré – por uma visão polÃtico-eco-sócio-ambiental: identificando as potencialidades para o desenvolvimento sustentável da região†e é professor colaborador no DCSA - Departamento de Ciências Sociais e Ambientais da Universidade Federal de Rondônia/Campus de Guajará-Mirim.
E-mail: marcelio.brasileiro@hotmail.com
Â
MARCO ANTÔNIO DOMINGUES TEIXEIRA
Graduado em Estudos Sociais e em História pela Universidade Federal do Pará (1982), Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), Doutor em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA, Universidade Federal do Pará. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, professor do Mestrado em Geografia/UNIR e do Mestrado em Ciências da Linguagem/UNIR. Membro do CEPLA/UNIR (Centro de Estudos e Pesquisas de LingüÃstica Aplicada) e Coordenador do GEPIAA/UNIR (Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos). Coordenador do CPARQH/UNIR (Centro de Pesquisa em Arqueologia e História). Publicou o livro: História Regional (Rondônia) em parceria com o prof. Dr. Dante Fonseca, Rondoniana, 1998. Autor do artigo Mortos, Dormentes e febris. Um estudo sobre o medo, a doença e a morte nos vales do Madeira, Mamoré e Guaporé nos séculos XVIII a XX, Porto Velho, SEMCE/ABG, 1998. Livro: Beiradão das Visagens, cultura popular e crenças populares nos vales do Madeira, Mamoré e Guaporé, Porto Velho, Rondoniana, 2000. Fragmentos da História de Rondônia, Porto Velho, SEBRAE, 2002. Quilombolas de Santo Antônio do Guaporé: conflitos socioambientais, GEPIAA, 2007. Os vestÃgios bantu preservados na fala das comunidades quilombolas do Guaporé. In: Anais do 1 Workshop Internacional sobre a Procedência Poliétnica dos Afro-iberoamericanos de Origem bantu. Guajará-Mirim, 2007, Guajará-Mirim. Anais do 1 Workshop Internacional sobre a Procedência Poliétnica dos Afro-iberoamericanos de Origem bantu. Guajará-Mirim: CEPLA Working Papers in
Linguistica. Guajará Mirim: eletrônico, 2007. Identity conflicts and integration among African descendants in Karnataka. In: International Conference: Identity Conflict and Integration among the African Diaspora in Asia. Halle/Leipzig: Max-Planck Institute for Anthropology., 2007, Leipzig/Alemanha. Abstracts of the International Conference: Identity Conflict and Integration among the African Diaspora in Asia. Halle/Leipzig
Max-Planck Institute for Anthropology. 2007. Leipzig: Max-Planck Institute, 2007. Quilombo de Jesus: identidade e sustentabilidade. Revista Eletrônica Saber CientÃfico, FSL, 2008. O rio e os tempos. Reflexões sobre a colonização e as questões ambientais do vale do Madeira entre os séculos XVII E XXI. Revista Eletrônica Saber CientÃfico, FSL, 2008.
E-mail: marcoteixeira204@gmail.com
Â
MARIA DE FÃTIMA OLIVEIRA MOLINA
Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2007). Professora da rede Estadual de Ensino (Fundamental e Médio). Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar – Programa Nacional Escola de Gestores. Professora dos cursos de Especialização da UNINTES/UNIRON. Tem experiência na área de Letras e Educação com ênfase em LÃngua Portuguesa e Literatura,
atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Enunciação (Bakhtin), Teoria Literária, Literatura Infantil, Leitura, Metodologia e orientação de TCC. Faz parte do Grupo de Pesquisa Literatura, Educação e diversidade: Interfaces Brasil-Canadá. Principais Publicações: Artigo: Uma Leitura da Identidade Cultural da Amazônia no livro Menino do Rio Doce sob a ótica dos meninos ribeirinhos de Porto Velho. Revista Saber da Amazônia, v. 03; Artigo: Bakhtin e Paulo Freire: Tessituras dialógicas que se entrecruzam numa perspectiva pós-colonial. Revista Em Foco (Santarém), v. 04, p. 31-39, 2007. CapÃtulo de Livro: Menino do Rio Doce: Uma tradução de lirismo e poesia da Amazônia. Livro Fronteiras da tradução: cultura, identidade, linguagem. 001 ed. São Paulo: Terceira Margem, 2008, v. 001, p. 86-100.
Â
MARIA LÃLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Avaliadora institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Construção de indicadores para análise da polÃtica educacional destinada a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental em Rondônia (PIBIC/CNPq). Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar vinculado ao Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica (SEB/MEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: PolÃtica Educacional, Gestão Educacional e Formação de Professores. Principais obras publicadas: Do Autoritarismo repressivo à construção da
democracia participativa. Editora: Autores Associados, 2003. Colóquios Temáticos em Educação: polemicas da atualidade (Org.). Editora: Ãtomo&alinea, 2005. Colóquios Temáticos em Educação: avaliação em seus múltiplos aspectos (Org). Editora Ãtomo&alinea, 2006. PolÃticas Educacionais no MunicÃpio de Santarém. Editora da ULBRA, 2006. Colóquios Temáticos em Educação: do discurso à prática: o cotidiano do
educador. (Org.). Editora: Ãtomo&alinea, 2007. Encontro Marcado em Educação: debates de temas atuais (Org.). Editora: Ãtomo&alinea, 2007. Pesquisa Educacional em Rondônia (Org.). Editora: Ãtomo&alinea, 2008.
E-mail: lilia.colares@hotmail.com
Â
MARIA DO SOCORRO DIAS LOURA
Mestra em LinguÃstica pela UNIR. Integrante do corpo docente do Departamento de LÃnguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Membro do Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem - GEAL. Últimas publicações: Necessidade de uma prática diferenciada para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. In: Formação Docente e Estratégias de Integração Universidade/Escola nos Cursos de Licenciatura. Edufro, 2008. O Capital Cultual Incorporado e a EJA: uma abordagem bourdiesiana. 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED – Centro-Oeste. Taguatinga, 2008. A Tridimensionalidade da Prática do Existir na Formação Docente/Discente da Educação de Jovens e Adultos – EJA. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR – EDUCERE e no III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas – CIAVE. Curitiba, 2008.
E-mail: diasloura@yahoo.com.br
Â
MARIA SÃLVIA GALDINO DE MORAIS
Professora de Educação FÃsica, formada pela Universidade Federal de Rondônia e especialista em Ciência do Movimento Humano, com ênfase em Educação FÃsica Escolar. Atualmente, é tutora presencial pela Universidade Federal de BrasÃlia na Educação a Distancia do curso de Educação FÃsica e Arte. Educadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pela Prefeitura. Livros e trabalhos publicados: Pesquisadora de Campo de Rondônia do Livro publicado pelo Dr. Vicente de Paula Faleiros com o tÃtulo Violência Contra a Pessoa Idosa. Editora Universa DF, 2007. Resumos publicados no I Congresso Pan- Amazônico de Educação FÃsica-RO: Ãndice de Violência Contra a Pessoa Idosa e as PolÃticas Públicas de Atividade FÃsica e Lazer em Porto Velho (Orientador Ms. Célio Borges); Contribuição do Coordenador Pedagógico Escolar no Desempenho Didático do Professor de Educação FÃsica: um estudo de caso em seis escolas estaduais de ensino fundamental no municÃpio de Porto Velho (Orientadora Drª. Carmem Velanga). E-mail: eusilviag@hotmail.com
Â
MIGUEL NENEVÉ
Doutor em LETRAS (Inglês e Literaturas) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestre em Letras (Literatura Anglo-americana) pela Universidade Federal da ParaÃba. Tem pós-doutorado em Estudos de Tradução na Universidade de York em Toronto (2001-2002) É professor da Universidade Federal de Rondônia desde 1986. Pesquisador Produtividade do CNPQ desde 2007 e lÃder do grupo de pesquisa “Literatura Educação e Diversidade: Interfaces Brasil-Canadá.â€. Foi professor visitante da Universidade de Texas em Lubbock e pesquisador visitante (visiting Scholar) da Universidade de York em Toronto no Canadá. Foi vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia, Chefe de Departamento, Membro eleito do Conselho de Acadêmico (CONSEA-UNIR) e do Conselho Superior (CONSUN-UNIR). Coordena o Núcleo de Estudos Canadenses desde 2000 e foi vice-presidente da ABECAN – Associação Brasileira de Estudos Canadenses de 2006 a 2008. Entre os livros que organizou e publicou estão Olhares sobre a Amazônia pela Terceira Margem, 2001 (com Marilene Proença e Martin Cooper, Psicologia e Educação na Amazônia pela Casa do Psicólogo, 2004 (Com Marilene Proença), Psicologia e Saúda na Amazônia pela Casa do Psicólogo, 2005 (com Marilene Proença e Ronilda Ribeiro), Educação e Diversidade Interface Brasil Canadá pela Casa do Psicólogo, 2006 (Com Marilene Proença), Folhas Mortas pela Pendas – Canadá, 2002. Tem artigos sobre literatura canadense, tradução, literatura e Amazônia publicados em periódicos nacionais.
E-mail:neneve@unir.br
Â
NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
Mestre em LinguÃstica (UNICAMP), Doutora em LinguÃstica (UNESP-Araraquara), professora Adjunto, lotada no Departamento de LÃnguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, membro do corpo docente do Mestrado em Ciências da Linguagem, campus de Guajará-Mirim. LÃder do “Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem†– GEAL e Projeto “Alfabetização de Ribeirinhos na Amazôniaâ€. Desenvolve pesquisa na área de Pluralidade Cultural e Variação LinguÃstica. Algumas Publicações: Livros: Reflexões e Sugestões Práticas de Atuação na Educação Infantil (Org.). 1. ed. Campinas: AlÃnea, 2008; Formação Docente nos Cursos de Licenciatura da UNIR - Estratégias de Integração Universidade/Escola (Org.). 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. Volumes 1 e 2; Cultura, Leitura e Linguagem: discursos de letramento (Org.). 1. ed. Porto Velho: EDUFRO, 2007; Leitura e Produção de Texto: Quando as Crianças Brincam, Lêem e Escrevem (Org.). 1 ed. Porto Velho: EDUFRO, 2002; Um Olhar para o Letramento: rompendo silêncios, construindo histórias (Org.). 1. ed. Porto Velho/RO: EDUFRO, 2001; Análise do Discurso: uma leitura e três enfoques. 1. ed. Porto Velho/RO: EDUFRO, 2001. CapÃtulos de Livros:
Confrontando e descobrindo discursos em comunidades ribeirinhas. In: COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. (Org.). Pesquisa Educacional na Amazônia: Relatos de Iniciação CientÃfica (CNPQ/PIBIC) em Rondônia. 1 ed. Campinas: AlÃnea, 2008; A Tela Dialógica do Discurso. In: BORGES, C. R. (Org.). Diálogo em Bakhtin: interlocutores e discurso. 1 ed. Rolim de Moura/RO: D'press Editora e Gráfica Ltda, 2006. Além de capÃtulos em obras
coletivas, artigos em Periódicos e em anais de eventos cientÃficos.Â
E-mail: nairgurgel@uol.com.br
Â
NEUSA DOS SANTOS TEZZARI
Professora do Departamento de LÃnguas Vernáculas da Universidadae Federal de Rondônia, pesquisadora do GEAL: Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem, Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e pós-doutoranda da Faculdade de Educação da UNICAMP, atualmente desenvolvendo pesquisa no GEPEMEMO: Grupo de Pesquisa sobre Memória, História e Educação, sob orientação da professora Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani.
E-mail: tezzari@uol.com.br
Â
ROSELI FÃTIMA SIEPAMANN
Aluna de Letras Estrangeiras (Inglês), pesquisadora PIBIC, participante do grupo "LITERATURA , EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: INTERFACES BRASIL-CANADÃ". Tem artigos publicados sobre ensino de lÃnguas, colonização e descolonização e sobre literatura na Amazônia. É poeta e artista plástica com obras no Brasil e no exterior.
Â
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Pós-doutoranda em Psicologia pelo IP/USP. Doutora em Educação pela Universidade Rovira Virgili-URV/Espanha (tÃtulo revalidado na FE/USP). Mestre em Tecnologia Educativa-URV/Espanha e em Pedagogia do Movimento Humano-UGF/RJ. Especialista em Didática do Ensino Superior pela UGF/RJ desde 1985. Licenciada em Educação FÃsica, Recreação e Jogos, Psicóloga e Pedagoga. Integrante do Corpo Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho e do Mestrado em Ciências da Linguagem, Campus Guajará-Mirim/UNIR. LÃder do Grupo de Pesquisa PRAXIS e Coordenadora dos Projetos “Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções teóricas e perspectivas metodológicas†e “Paulo Freire Re-visitado por autores brasileiros e estrangeiros: o pós-colonialismo e a educação na Amazôniaâ€. Algumas publicações recentes: Livros: Reflexões e Sugestões Práticas de Atuação na Educação Infantil (Org.). 1. ed. Campinas: AlÃnea, 2008; Formação Docente nos Cursos de Licenciatura da UNIR - Estratégias de Integração Universidade/Escola (Org.). 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. Volumes 1 e 2; Pesquisa Educacional na Amazônia: Relatos de Iniciação CientÃfica (CNPQ/PIBIC) em Rondônia (Org.). 1 ed. Campinas: AlÃnea, 2008. CapÃtulos de Livros: Revisitando Paulo Freire: Elementos para reflexão sobre a formação do educador. In: NENEVE, Miguel e PROENÇA, Marilene (orgs.). Educação e Diversidade: Interfaces Brasil-Canadá. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2005. p. 127 – 154. Cultura e Diversidade no Contexto das Práticas Escolares. IN: Cultura, Leitura e Linguagem:
Discursos de letramento. AMARAL, Nair F. G.; TEZZARI, Neusa S (orgs.). Porto Velho, RO: EDUFRO, 2007. Dedica-se a estudar a Educação Superior; Formação de Professores na Amazônia; Tecnologias Educativas e o pensamento de Paulo Freire. E-mail: taniabrasileiro@gmail.com
Â
TEREZINHA ANDRADE DA COSTA
Pesquisadora Bolsista CNPq/PIBIC, Graduanda do VII perÃodo de Letras/Português da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Integrante do Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem – GEAL e do Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia – ALFAM. Artigo publicado: Os discursos Institucionais e a Prática docente em escolas Ribeirinhas, 2008. E-mail: terezinhaletrasfederal@hotmail.com
Â
TIAGO SANTO MALHEIROS
Graduando de Letras/Português na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, é Pesquisador Bolsista CNPq/PIBIC, onde desenvolveu trabalho Intitulado “Gênero Textual e Subjetividade: em busca do estiloâ€. Integrante do Grupo de Estudo Integrado sobre Aquisição da Linguagem GEAL e do Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia – ALFAM. Poeta. Apresentou uma exposição em 2008 sob o tÃtulo de “Concreta Abstraçãoâ€.
E-mail: tiagu_letrasfederal@hotmail.com
Â
WANY BERNARDETE DE ARAUJO SAMPAIO
Possui Graduação em Letras - LÃngua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amazonas (1981), Especialização em LÃngua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em LinguÃstica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em LinguÃstica pela Universidade Federal de Rondônia (2001) e Pós-Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de ortsmouth/Inglaterra (2006). É professora adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÃnguas IndÃgenas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, espaço e movimento, leitura, educação de jovens e adultos e educação indÃgena. Atualmente cursando Doutorado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Algumas publicações: SAMPAIO, W. B. A. Formação e atuação docente: impressões do professor em formação. In: AMARAL, N.F.G do & BRASILEIRO, T.S.A. (orgs.). Formação docente e estratégia de integração universidade/escola nos cursos de licenciatura. Vol. I. São Carlos, SP: Pedro e João Editores/Porto Velho:EDUFRO, 2008. P. 35-46. ISBN 978-85-99803-37-0; SAMPAIO, W. B. A. Atos lingüÃsticos professorais como fator de violência psicológica sobre o aluno. In: AMARAL, N.F.G do & BRASILEIRO, T.S.A. (orgs.). Formação docente e estratégia de integração universidade/escola nos cursos de licenciatura. Vol. II. São Carlos, SP: Pedro e João Editores/Porto Velho: EDUFRO, 2008. P. 191-204. ISBN 978-85-99803-37-0; SAMPAIO, W. B. A.; SILVA, Vera da; MIOTELLO, V. Mitos Amondawa. 1. ed. Porto Velho: EDUFRO, 2004. v. 500. 50 p.; SILVA, E. B. (Org.); SAMPAIO, W. B. A. (Org.); Pimentel (Org.). Ensinar a Ensinar: Histórias de Professores. 1. ed. Porto Velho: EDUFRO, 2003. v. 500. 123 p.; SAMPAIO, W. B. A. (Org.). O PROFAE EM RONDÔNIA: novos paradigmas, novas conquistas. 1. ed. Porto Velho: EDUFRO, 2002. v. 01. 105 p.; SAMPAIO, W. B. A.; SILVA, Vera da. POVOS INDÃGENAS DE RONDÔNIA: Contribuições para a compreensão de sua cultura e de sua história. Porto Velho: Universidade Federal de Rondônia, 1998. E-mai: wsampaio@unir.br
Â
Dados Técnicos : |