Autores: Péricles Sremba - André Baggio
Para falar de crise de paradigmas e educação optamos por iniciar este livro pelo mapeamento dessa crise, promovida pelas ciências, que se dissipou nos mais diversos campos do conhecimento. No segundo capitulo retomamos a noções de velhos paradigmas para elaborar indicativos para uma nova antropologia. Temos o entendimento que processos educativos acontecem, intencionalmente ou não, fundamentados em visões de mundo e concepção antropológica. Nessa perspectiva ousamos falar, no terceiro capítulo, em educação enquanto movimento de reorganização permanente do conhecimento, de indivíduos e da espécie humana. Por fim apresentamos o capítulo “sob o paradigma do brinquedo”, que se poderia chamar de uma antropobiologia do brinquedo, inteligência da corporeidade ou corporeidade da inteligência, em que a temática se desenvolverá numa espiral transdisciplinar, sob a qual brincar é, em geral, participar do movimento do Universo e, em particular, do andar da vida.
Anexos:
1.Brincadeira faz o cérebro da criança crescer – um mapeamento das relações da criança conforme sua idade.
2. Glossário da complexidade – principais termos utilizados no livro que envolvem a compreensão da Teoria da Complexidade na obra de Edgar Morin.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-02-7
DOI: 10.24824/978856248002.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Péricles Saremba Vieira
Professor titular, pesquisador junto a Faculdade de Educação e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Mestre em Ciências do Movimento Humano, Doutor em Educação, coordenador do Centro de Formação profissional, Pesquisa e Desenvolvimento em Eqüoterapia, Docente junto ao Programa de Mestrado
André Baggio
Filósofo, Doutor em Educação, professor titular da disciplina de Filosofia da Educação, Universidade de Passo Fundo. Participa, sob a coordenação do prof. Péricles, do projeto de extensão – UPF – Pesquisa e desenvolvimento
Reconhecendo que o pensamento mais claro e distinto concebido nestes tempos é o de que a realidade, a vida, não são tão claras e distintas. Assim, compreender a crise dos e de paradigmas, através de antigos e novos conceitos, em relação semiótica com a educação, é nosso desafio diante da nova diversidade conceitual e suas implicações e ramificações complexas no campo pedagógico.