Capa do livro: INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:<br>diferentes interfaces

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:
diferentes interfaces

Autores: Mônica Pereira dos Santos - Michele Pereira de Souza - Sandra Cordeiro de Melo (Organizadores)

O conceito de Inclusão, apesar (ou por causa) de ser relativamente recente na literatura científica, “nasce” coberto por uma atmosfera e sentidos diversos, por vezes mesmo contraditórios. Na história de sua construção, ele vem sendo associado a vários outros conceitos, igualmente importantes. Neste livro, que pretendemos seja o primeiro de uma pequena série, elegemos alguns deles e, analiticamente, exploramos suas interfaces com o/s conceito/s de inclusão. A escolha do tema da Inclusão como o “núcleo” através do qual os diversos assuntos se encontrarão durante nossas reflexões foi feita porque a mesma constitui nosso principal centro de interesse e foco de atenção, tanto em nossas atividades de pesquisadores, como de docentes e de promotores de ações de extensão. Inclusão, aqui, é tanto princípio quanto construto explicativo de imbricadas relações humanas, sociais e políticas. Desta maneira, constitui objetivo deste livro instigarmos nossos leitores a um mergulho, o mais profundo, conceitual e analítico possível, em temas atuais, relevantes à reflexão sobre para onde queremos ir como espécie e como sociedades. Este mergulho, segundo pensamos, poderá nos levar a caminhos que, cremos, ao nos forçar a revermos nossos próprios valores, posturas e atos, representem nossa mais sincera concepção de mundo e possam nos auxiliar a exercer o papel que, acreditamos, todos nós temos perante o mesmo: o da promoção da justiça social e da paz mundial. Após uma breve apresentação geral sobre sua origem, iniciamos o livro refletindo e explicando o conceito de Inclusão em si, como o vemos, “vivemos” e defendemos. Em seguida, a cada capítulo, tecemos o cruzamento entre inclusão e as interfaces escolhidas para comporem as discussões aqui propostas – sem negar que há toda uma infinidade de outras interfaces, que pretendemos explorar em futuros escritos. Assim é que percorremos a relação entre Inclusão e conceitos como Ideologia, Etnia, Alteridade, Deficiência, Ética, Movimentos Sociais, Gênero... Mais do que “apenas mais um livro na prateleira”, gostaríamos que o leitor se visse desafiado, incomodado, movido à ação, por meio de atos ou reflexões, com a leitura deste livro. Acreditamos que é preciso provocar para mudar, e que a mudança, embora seja parte da dinâmica de nossas vidas e sociedades, pode – precisa – ser intencionalmente buscada. Um ser mutante – este é o ser que “respira” inclusão, em nossa concepção: aquele ser que não tem medo de enfrentar suas próprias concepções e, moto contínuo, desconstruí-las/construí-las. Convidamos você, leitor, assim, a refletir conosco sobre sua condição de mutabilidade e a decidir conosco pelo seu “embarque” (assim esperamos) nesta grande metamorfose que somos – ou podemos ser: a metamorfose humana, política, social e histórica, a cujo legado a humanidade não pode mais se furtar.

 

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-08-9
DOI: 10.24824/978856248008.9
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:<br>diferentes interfaces

Kátia Regina Xavier da Silva

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2008)

Professor Universitário do Abeu Centro Universitário Uniabeu-Rj, Brasil.


Mônica Pereira dos Santos

Doutorado em Psychology And Special Needs Education pela University of London, Inglaterra (1995). Parecerista Ad Hoc da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.


Sandra Cordeiro de Melo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2010)

Psicóloga Clínica do Consultório Clínico Particular, Brasil.