Autores: Sandra Regina Gardacho Pietrobon
Abordar a temática “estágio” em uma obra requer vivência e experiência no campo citado. Em todas as instituições universitárias, há regulamentos, propostas pedagógicas de cada curso de graduação a seguir. Desta forma, compreende-se o campo de estágio como algo complexo e que exige, de acadêmicos e professores, estudos, projetos delineados conforme a área, preparação constante para resultar em uma ação efetiva. O objetivo das propostas curriculares dos cursos de graduação é, justamente, fornecer subsídios para uma prática consciente e atual visando o atendimento das necessidades que se mostram no ambiente (sejam escolas, empresas, clínicas, espaços não-formais, entre outros). A elaboração/construção de saberes acerca da área de atuação pressupõe, por parte dos acadêmicos dos cursos de graduação, um exercício constante no que tange à utilização de saberes teóricos em concomitância aos saberes elaborados na ação.
Para cada curso apresentado nos capítulos da obra “Estágio supervisionado curricular na graduação: experiências e perspectivas” observa-se uma metodologia diferenciada quanto à prática de estágio, conforme sua especificidade e função da área. No entanto, a construção da profissionalização dos acadêmicos é ponto comum em todos os cursos dar-se num processo, sendo este organizado em diferentes momentos, com saberes do âmbito disciplinar, profissional, os quais são reelaborados em práticas da ação, que resultam em experiências formadoras.
Ressalta-se que, a relação teoria-prática é algo fundamental e deve ser estabelecida, para tanto, os acadêmicos necessitam de elementos que os levem a analisar sobre a realidade a ser trabalhada, a fim de que, ao se depararem com situações-problema, possam solucionar suas indagações e dar respostas ao que lhes é apresentado.
Pensou-se em uma obra que viesse a contribuir com análises e discussões no campo do estágio, pois se vê que há muito a modificar e abordar sobre esse tema. Cada curso de graduação, com as suas particularidades organiza o estágio de uma forma, mas há situações pertinentes que precisam ser repensadas nos cursos de licenciatura e bacharelado.
As práticas de estágio dessa obra são fruto de ações de docentes da Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO, a qual vem reformulando as questões relativas ao estágio com discussões amplas, organização de um regulamento da instituição para guiar essas ações, bem como a criação de espaços que levam professores e acadêmicos a relatarem e analisarem seus feitos no campo da disciplina ou ações de estágio supervisionado curricular.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-24-9
DOI: 10.24824/978856248024.9
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Andrea Nogueira Dias
Doutorado
Professor Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil.
Cristina Ide Fujinaga
Bolsista de Pós-doutorado Júnior Doutorado em Enfermagem
Doutorado
José Adilçon Campigoto
Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2000).
Professor Adjunto A da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Brasil.
Juliana De Conto
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2009). Professor Adjunto A da Universidade Estadual do Centro Oeste, Brasil.
Karla Rosário Brumes
Doutorado em Geografia (Conceito CAPES 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2010). Adjunto A da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil.
Waldir Nagel Schirmer
Doutorado