Autores: Rubens Luiz Rodrigues (Organizador)
A contribuição da escola na trajetória de escolarização de jovens e adultos é o primeiro livro do grupo de pesquisa “Educação de Jovens e Adultos”, do Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e Educação (NESCE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Criado há cinco anos, o grupo é composto por professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação, pós-graduandos, mestres, educadores (as) da rede estadual e municipal de Juiz de Fora e bolsistas de graduação.
Os nove capítulos deste livro retratam as reflexões de autores participantes de tal grupo que se dedicam à pesquisa de temas atuais no âmbito da Educação de Jovens e Adultos cujo trabalho tem possibilitado uma articulação da EJA em novos patamares da pesquisa educacional.
Partindo do pressuposto de que no espaço escolar se conjugam perspectivas e estratégias diversas dos grupos e sujeitos que atuam em seu cotidiano, os autores consideram a explicitação das diferenças e conflitos como referência central na construção da democracia como referência de um projeto educacional. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como objetivos principais: analisar as concepções sobre a Educação de Jovens e Adultos a partir das políticas e dos diferentes sujeitos coletivos e individuais nela envolvidos; identificar potencialidades que emergem das relações entre estes sujeitos e formular alternativas no que se refere às políticas educacionais e da gestão para essa modalidade da educação básica.
Assim, os autores pretendem oferecer uma contribuição para o debate acerca da Educação de Jovens e Adultos, diante das políticas públicas que buscam proceder à ampliação do acesso de jovens e adultos à educação básica. Entre os temas discutidos no livro constam: limites e possibilidades das concepções e práticas pedagógicas produzidas pela escola na EJA; processo de constituição do direito à Educação de Jovens e Adultos no contexto de lutas em favor da democratização da educação: raízes da política brasileira e suas relações com a Educação de Jovens e Adultos; expectativas dos jovens e adultos na busca pela escola; formação continuada dos educadores de jovens e adultos; ensino de Língua Portuguesa e Matemática na EJA; processos de socialização entre jovens e adultos.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-15-7
DOI: 10.24824/978856248015.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Airam Regina de Aquino Martins
Pedagoga; coordenadora pedagógica na rede municipal de Juiz de Fora; professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; mestre em Educação (UFJF).
Analice Barros Martins
Pedagoga; professora da rede particular em Juiz de Fora
Andréa Carvalho Candiá
Pedagoga.
Cíntia da Silva Costa
Pedagoga; professora na rede municipal de Juiz de Fora; mestre em educação (UFJF).
Geruza Cristina Meirelles Volpe
Pedagoga; professora do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para professores da rede municipal de Campinas (SP); mestre em educação (UFJF); doutoranda em educação (UNICAMP).
Leda Maria Fernandes Mansur Lisboa
Pedagoga; professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/ JF; especialista em Educação (UFJF).
Mariângela Tostes Innocêncio
Professora de Língua Portuguesa; mestre em educação (UFJF); doutoranda em educação (UFF).
Paulo Roberto Curvelo Lopes
Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; doutor em Educação (PUC-Rio); coordenador do grupo de pesquisa em EJA e do grupo de pesquisa em gestão escolar.
Rosiane Dias do Nascimento
Pedagoga; professora da rede pública de Juiz de Fora.
Rubens Luiz Rodrigues
Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; doutor em Educação (PUC-Rio); coordenador do grupo de pesquisa em EJA e do grupo de pesquisa em gestão escolar.
Sandra Fernandes Leite
Pedagoga; professora titular e coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas (IESCAMP); mestre em Educação (UFJF); doutoranda em educação (UNICAMP).
Úrsula Paula da Silva
Pedagoga; tutora de ensino a distância do curso de pedagogia (UAB/UFJF); mestranda em educação (UFJF).