Autores: Adreana Dulcina Platt (Organizadores)
O livro reúne uma coletânea de textos cuja preocupação é trazer ao público os resultados de suas reflexões e pesquisas. Neste sentido, os autores expressam na obra suas análises quanto à educação, à formação humana e suas complexas interações.
Preocupados com a formação, que se desvela da própria condição humana, os autores elegeram como eixo e meta as relações entre os indivíduos e sociedade trazendo à tona diferentes aspectos para dissertar sobre uma mesma temática contribuindo, dessa forma, para ampliar o debate acerca das questões curriculares.
Baseado em uma concepção revolucionária de formação humana e apresentada pelos pesquisadores, a obra entende a vinculação dos currículos com o trabalho, os comportamentos e com as diversas formas de produção dos saberes.
O livro é dividido em três partes. Na primeira discute os principais parâmetros que permeiam a formação humana “que ocorre a partir da práxis revolucionária e por meio de uma educação omnilateral, enquanto eixos fundamentais para uma orientação curricular”. Na segunda parte os autores suscitam reflexões acerca das diferentes possibilidades, pela via curricular, de transmissão desses saberes. Na terceira e última parte concentram as reflexões sobre os currículos, os sistemas educacionais e suas propostas para as instituições, não só, mais detidamente para o ensino infantil, fundamental e médio.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-18-8
DOI: 10.24824/978856248018.8
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Adreana Dulcina Platt (organizadora)
Doutora em Educação pela Unicamp/SP. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UEL/PR. Líder do grupo de pesquisa em estudos curriculares: “Conhecimento, Formação Humana e Currículo”/CNPq.
E-mail: adplatt1@hotmail.com ou adplatt@uel.br
Adriana Regina de Jesus Santos
Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – São Paulo, na área de Educação: Currículo. Docente da Universidade Estadual de Londrina.
E-mail: adrianatecnologia@yahoo.com.br
Celso Luiz Junior
Mestre em Educação e atualmente é professor de História da Educação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina-PR. UEL - PR.
E-mail: celsoluizjunior@gmail.com.
Edinéia Fátima Navarro Chilante
Docente da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, doutoranda em Educação na Unicamp.
E-mail: bchilante@hotmail.com
Fernanda Mazer Bossan
Acadêmica do Curso de Pedagogia.
E-mail: fefe_fd@hotmail.com
Gabriela Spagnuolo Cavicchioli
Bolsista de Iniciação Científica/UEL. Curso de Pedagogia.
E-mail: gabi_uel@hotmail.com
Joe Garcia
Doutor em Educação pela PUC-SP. Professor Adjunto do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.
E-mail: joe@sul.com.br
José Mario Angeli
Professor do departamento de filosofia da Universidade Estadual de Londrina atua na graduação e no mestrado de Ciências Sociais na área de trabalho, política e sociedade. É responsável pela disciplina sobre A. Gramsci.
E-mail: angeli@uel.br
Marci Batistão
Mestre em Educação (UEL). Professora do Departamento de Educação da UEL, área “Gestão e Políticas Educacionais”.
E-mail: marcibatis@hotmail.com
Marcos Segale Carvalheiro
Docente no CEEBJA “Profª. Tomires Moreira de Carvalho” na Penitenciária Estadual de Maringá, com especialização em Educação de Jovens e Adultos.
E-mail: marcossegale@hotmail.com
Raquel Carmen de Oliveira Scoaris
Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no CEEBJA “Profª. Tomires Moreira de Carvalho” na Penitenciária Estadual de Maringá.
E-mail: raquelscoaris@pop.com.br
Zuleika Aparecida Claro Piassa
Mestre