Autores: Maria Júlia Canazza Dall'Acqua - Leandro Osni Zaniolo
Educação e práticas inclusivas permanecem como desafios com os quais a escola convive desde os anos finais do século XX, até os dias de hoje. A desigualdade e a exclusão social vivenciadas por muitos alunos contrastam com os ideais de equiparação de oportunidades defendidos pela escola inclusiva.
Contribuir para o aprimoramento da formação de professores, estando eles na etapa inicial ou continuada, constitui o objetivo do livro que aqui se apresenta. Colocando em perspectiva a questão das políticas públicas, a fragilidade da formação docente diante dos problemas mais amplos do ensino regular, a precarização da escola, a necessidade de reorganização do sistema para atender as novas demandas que se fazem necessárias, os capítulos sequencialmente organizados apresentam um panorama eloquente acerca de alguns aspectos da problemática que perpassa a realidade educacional brasileira.
Investigando a percepção de professores, os serviços de apoio a alunos com deficiências, o avanço relativo das políticas públicas e de práticas consideradas inclusivistas, os autores do livro “Educação Inclusiva em perspectiva: reflexões para a formação de professores” buscam contribuir para fortalecer a reflexão acerca dos principais problemas enfrentados no âmbito da inclusão de alunos com deficiências nas redes regulares de ensino.
No que diz respeito à formação de professores, sejam eles oriundos de cursos de Pedagogia ou de Licenciaturas, modalidades presencial ou a distância, a contribuição apresentada pelos autores enriquece-se mais ainda quando se insere a temática da arte-educação, escassamente estudada e divulgada em pesquisas voltadas para a inclusão. Considerando o quanto habilidades artísticas teriam a contribuir para a formação de professores e o enfrentamento da diversidade nas salas de aula, a temática explorada nos capítulos a ela dedicada são de relevância e interesse.
Partindo do suposto de que inclusão está ainda por ser efetivamente instituída e aprimorada, ultrapassando o âmbito dos ideais apregoados na legislação específica, o livro traz um olhar alicerçado em dados de pesquisa e, como o título afirma, em perspectiva, cuja meta é aproximar, tanto a formação de professores para uma educação inclusiva, como a educação inclusiva para um processo de formação de professores, em nosso país.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-29-4
DOI: 10.24824/978856248029.4
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 131
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Leandro Osni Zaniolo (organizador)
É Professor Doutor na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Docente na Graduação e Pós-graduação, com experiência nas áreas de Saúde, Arte-Terapia e Educação, com ênfase
Maria Júlia Canazz a Dall ’Acqua (Org.)
Pedagoga,tem formação e atuação em educação especial. Foi professora de classes especiais na rede estadual de ensino e instituições filantrópicas. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação
Viviane Louro
Mestre em música pela UNESP (SP) e Bacharel em piano erudito pela FAAM (SP). Especialista em arte e inclusão com diversos cursos na área da deficiência e inclusão pela APAE, AACD e Escola Paulista de Medicina. Organizadora do site música e inclusão (www.musicaeinclusao.com.br) e do Simpósio de Educação Musical Especial. Idealizadora e diretora da Trupe do Trapo - grupo teatral formado por pessoas com deficiências. Diretora da empresa de Arte e Inclusão TDT Artes. Docente da pós-graduação em educação musical da Faculdade Paulista da Artes (FPA) e atual coordenadora da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Autora dos livros: Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas (2006); Arte e Inclusão: uma abordagem multidisciplinar (2007) e Arte e Responsabilidade Social: inclusão pelo teatro e pela música (2009).
Lisbeth Soares
Mestre
Contato – lisbethsoares@gmail.com
Celia Regina Vitaliano
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), Mestre
Maria Helena Bimbatti Moreira
Pedagoga formada pela UNESP – FCL - Araraquara, mestre
Alex Ferreira de Andrade
Professor graduado em Pedagogia com Habilitação
Josiberti Flávio Aparecido Monteiro da Silva
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação
Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP, Mestre
Adriana Maria Leone Alv es Oliveira
Possui graduação em Pedagogia (2000), Habilitação