Autores: Marilena Bittar - Cristiano Alberto Muniz
O psicológo francês Gérard Vergnaud, considerado uma referência na Didática de Matemática, desenvolveu importantes estudos relativos à Psicologia Cognitiva, sendo a Teoria dos Campos Conceituais o mais importante deles. Esta teoria tem por finalidade repensar as condições de aprendizagem conceitual, de maneira que se torne mais acessível à compreensão do aluno.
Na perspectiva de Vergnaud, um campo conceitual é ao mesmo tempo conjunto de situações e um conjunto de conceitos: o conjunto de situações cujo domínio progressivo pede uma variedade de conceitos, de esquemas e de representações simbólicas em estreita conexão; o conjunto de conceitos que contribuem com o domínio dessas situações. Esses conceitos formam, aliás, sistemas, cuja organização é progressiva, eventualmente jamais acabada: por exemplo, o campo conceitual das estruturas aditivas se desenvolve em um período muito longo de tempo, a partir dos 3 ou 4 anos e até o fim dos estudos secundários; erros de conceitualização persistem em muitos adultos ou até mesmo
Esta obra apresenta artigos que discutem a aprendizagem de conceitos matemáticos sob esta ótica com a finalidade de divulgar e de compartilhar a Teoria dos Campos Conceituais com os leitores, sua riqueza e possibilidades.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-28-7
DOI: 10.24824/978856248028.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 93
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Marilena Bittar
Possui graduação
Cristiano Alberto Muniz
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l’Education - Université Paris Nord (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília.
Gérard Vergnaud
Psicólogo, pesquisador e diretor emérito da área de pesquisas didáticas do Centre National de
Sheila Denize Guimarães
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Leny Rodrigues Martins Teixeira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968). Mestrado e doutorado