Capa do livro: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA<BR>Na Perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Na Perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais

Autores: Marilena Bittar - Cristiano Alberto Muniz

O psicológo francês Gérard Vergnaud, considerado uma referência na Didática de Matemática, desenvolveu importantes estudos relativos à Psicologia Cognitiva, sendo a Teoria dos Campos Conceituais o mais importante deles. Esta teoria tem por finalidade repensar as condições de aprendizagem conceitual, de maneira que se torne mais acessível à compreensão do aluno.

 

Na perspectiva de Vergnaud, um campo conceitual é ao mesmo tempo conjunto de situações e um conjunto de conceitos: o conjunto de situações cujo domínio progressivo pede uma variedade de conceitos, de esquemas e de representações simbólicas em estreita conexão; o conjunto de conceitos que contribuem com o domínio dessas situações. Esses conceitos formam, aliás, sistemas, cuja organização é progressiva, eventualmente jamais acabada: por exemplo, o campo conceitual das estruturas aditivas se desenvolve em um período muito longo de tempo, a partir dos 3 ou 4 anos e até o fim dos estudos secundários; erros de conceitualização persistem em muitos adultos ou até mesmo em todos. O campo conceitual da moral é igualmente lento e complexo, e seu desenvolvimento vai desde os primeiros anos até a vida adulta. Por razões de praticidade podemos identificar campos conceituais mais restritos, em um ou outro registro da atividade cognitiva, como a compreensão de textos narrativos nas séries iniciais da Educação Básica, a mecânica do movimento no Ensino Médio, a conduta das centrais nucleares dos profissionais em atividades ou em formação. Mas em todos os casos, é perigoso considerar objetos de conhecimento muito restritos no sentido de que arriscamos não compreender o processo organizador do desenvolvimento das competências e conceitualizações.

 

Esta obra apresenta artigos que discutem a aprendizagem de conceitos matemáticos sob esta ótica com a finalidade de divulgar e de compartilhar a Teoria dos Campos Conceituais com os leitores, sua riqueza e possibilidades.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-28-7
DOI: 10.24824/978856248028.7
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 93
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA<BR>Na Perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais

Marilena Bittar

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutorado em Didática de Disciplinas Científicas - Université de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) (1998) e pós doutorado em Educação Matemática na Universidade Joseph Fourier. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

Cristiano Alberto Muniz

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Sciences de l’Education - Université Paris Nord (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília.

 

Gérard Vergnaud

Psicólogo, pesquisador e diretor emérito da área de pesquisas didáticas do Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de Pesquisa Científica), em Paris. Autor da Teoria dos Campos Conceituais.

 

Sheila Denize Guimarães

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

 

Leny Rodrigues Martins Teixeira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968). Mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1983 e 1992) e pós-doutorado em Psicologia Cognitiva na Université René Descartes - Paris V. Atualmente é professora titular da Universidade Católica Dom Bosco e professora colaboradora no Mestrado em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Mônica Vasconcellos possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação pela UFMS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.