Capa do livro: DIÁLOGOS EM PSICOLOGIA SOCIAL E ARTE

DIÁLOGOS EM PSICOLOGIA SOCIAL E ARTE

Autores: Andrea Vieira Zanella - Kátia Maheirie

“Nessa coletânea, percorremos 18 textos, 18 rastros de viagens, rastros de vidas que, ao serem sopradas também sopram sobre nós, fazendo-nos alegres com as potências ondulatórias e diferenciantes que as palavras podem conter...

 

Na viagem-NUPRA sabe-se que é do aprender e não do saber que as condições do pensamento devem ser extraídas. Ali, pode-se vir a reconhecer que o saber nada mais é que o simples resultado que cai na experiência e que o aprender é o processo que une a diferença à diferença, a dessemelhança à dessemelhança, o tempo ao pensamento.  Cultiva-se a idéia de que é no aprender que reside o devir-revolucionário e que dele e nele é que a potência de vida da multidão se expande no seu misto de inteligência coletiva, de afetação recíproca, de produção de laço, de capacidade de invenção de novos desejos e novas crenças, de novas associações e novas formas de cooperação”.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-40-9
DOI: 10.24824/978856248040.9
Ano de edição: 2009
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS EM PSICOLOGIA SOCIAL E ARTE

Alice Casanova dos Reis

Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, Mestre em Psicologia e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como pesquisadora vem atuando nas áreas da psicologia social, psicologia histórico-cultural, psicologia escolar, psicologia da criatividade e da arte, com os temas: constituição do sujeito, ensinar e aprender, produção de sentidos, processos de criação, relações estéticas e dança.

 

André Luiz Strappazzon

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, nas habilitações Bacharelado e Formação de Psicólogo; atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, nesta mesma universidade, com bolsa CAPES.

 

Andréa Vieira Zanella (org.)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista em produtividade do CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza, em 2009. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Educacional e desenvolve projetos de pesquisa e extensão com os seguintes temas: constituição do sujeito, relações estéticas e processos de criação; psicologia social e escola; educação estética. A maioria de suas publicações está disponível on-line, na biblioteca virtual em psicologia.

 

Andréia Piana Titon

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora da Associação Catarinense de Ensino. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas.

 

Apoliana Regina Groff

Graduada em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC, atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, nesta mesma universidade, com bolsa CAPES.

 

Carlos Eduardo Maximo

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1992), mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. É professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, com experiência na área de Psicologia - ênfase em psicologia social e saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e saúde, saúde comunitária e extensão universitária.

 

Daiani Barboza

Graduada em Psicologia/Bacharel pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2000), Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, direitos humanos, educação, práticas sociais e constituição do sujeito, relações éticas, estéticas e processos de criação, catadores de material reciclável, imagens, cidades e polifonia dos espaços urbanos.

 

Eliane Regina Pereira

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), mestre (2005) e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Penha/SC, onde atua na saúde pública com ênfase em atendimento infantil e orientação a professores. Professora do curso de Psicologia da UNIASSELVI, leciona atualmente Psicologia e Saúde Pública e supervisiona estágios nessa área.

 

Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa

Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora do grupo magistério - I e II graus  Colégio de Aplicação - UFSC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação estética, ensino de arte e arte na escola.

 

Gisele Schwede

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia de Joinville, da Associação

Catarinense de Ensino (ACE) e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora de ensino superior na Associação Catarinense de Ensino, no curso de Psicologia e no Instituto de Ensino Superior Santo Antônio, no curso de Pedagogia. Área de interesse: Psicologia Social, educacional, práticas sociais e constituição do sujeito.

 

Graziele Aline Zonta

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005), especialista em psicodrama terapêutico pela Associação Paranaense de Psicodrama e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica.

 

Ivanir Maciel Ortiz

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Especialista em Educação: leitura, letramento e literatura pela Fundação Educacional Hansa Hammonia (2003). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Regional de Joinville (2002). Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998). Atualmente é professora da Rede Municipal de Blumenau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores; sujeito - leitura – literatura infantil – linguagem; biblioteca - práticas sociais e atividade criadora; letramento e alfabetização; constituição do(a) leitor(a).

 

Jaison Hinkel

Graduado em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com bolsa CAPES. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia

Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde, trabalho, economia solidária e movimento hip-hop.

 

Janaina Rocha Furtado

Graduada em Psicologia (2004) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é coordenadora de projetos de pesquisa e extensão do Centro Universitário de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da UFSC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Constituição dos sujeitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, desastres, processos de criação e percepção de riscos.

 

Kátia Maheirie (org.)

Graduada em Psicologia pela UFSC, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós- Graduação em Psicologia. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Relações Estéticas e Processos de Criação, onde desenvolve trabalhos voltados a processos de criação em diferentes contextos sociais. É editora da Revista Psicologia & Sociedade, o periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social, da qual é membro. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase nos Processos de Criação, Identidade Coletiva, Música e nos diálogos entre Psicologia Social e Arte.

 

Leila Lira Peters

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina

(1994), mestre (1999) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atua como professora de Educação Física no Colégio de Aplicação (I e II graus) da Universidade Federal de Santa Catarina. Cursa o doutorado em Psicologia nesta mesma instituição onde participa do grupo de pesquisa “Constituição do sujeito e atividade criadora em contextos de ensinar e aprender”. Possui Master II em Sciences du Jeu pela Université Paris 13 (2006-2007) onde atualmente faz doutorado em Educação em regime de co-tutela e participa do grupo de pesquisa EXPERICE. Sendo responsável pela criação do Labrinca (Laboratorio de Brinquedos do Colégio de Aplicação da UFSC) tem experiência na organização de brinquedotecas no contexto universitário e na àrea de Educação Física Escolar. Pesquisa as seguintes temáticas: infância, brincar, brinquedoteca, educação física escolar, relações entre crianças, entre adultos e crianças nos processos de ensinar e aprender, e na constituição dos sujeitos a partir da psicologia Histórico-cultural.

 

Lia Vainer Schucman

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Doutoranda em psicologia social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em: Psicologia da Educação, movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo,identidade, identidade coletiva, movimentos sociais, educação intercultural, psicologia intercultural, preconceito e esteriótipos.

 

Lílian Caroline Urnau

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano da USP. Tem experiência em contextos de assistência social, onde atuou como psicóloga de um Centro de Referência de Assistência Social em Curitiba/PR e em projetos sociais para jovens em Florianópolis/SC. No campo da pesquisa em Psicologia, atuou principalmente nos seguintes temas: projetos sociais para jovens; formação de professores, atividade criadora, constituição do sujeito, arte e psicologia social.

 

Marcela de Andrade Gomes

Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Docente da Faculdade de Ciências Sociais de FLorianópolis/ Centro de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC) onde ministra as disciplinas Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Psicologia Sócio-Histórica, Pesquisa em Psicologia, além de exercer a função de Coordenadora de Estágios do Curso de Psicologia. Tem se dedicado ao trabalho de pesquisa com base na psicologia sócio-histórica, com os seguintes temas: relacionamentos amorosos, paternidade, desenvolvimento infantil, jogos e brincadeiras, juventude,identidade e participação política. Atuação na prática clínica desde 2005.

 

Patrícia Wazlawick

Graduada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2000), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), na linha de pesquisa “Processos Psicossociais”, e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 2006, na linha de pesquisa “Constituição do Sujeito, relações estéticas e processos de criação”. É musicoterapeuta - atuação no Instituto ConSer, Curitiba, PR, e em coordenação pedagógica - Instituto ConSer. Tem experiência na área de MUSICOTERAPIA, atuando principalmente nos seguintes temas: musicoterapia clínica, pesquisa, musicoterapia escolar, e estimulação essencial. Atua também em musicalização infantil e educação musical. Coordena Grupos de Estudo na área de Musicoterapia e suas interfaces com abordagens da Psicologia, e o Projeto “Ampliando o Repertório” - Temas em Música e Musicoterapia.

 

Silmara Carina Dornelas Munhoz

Graduada em Licenciatura Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora da Fortium - Grupo Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação no ensino médio; formação de professores; aprendizagem; linguagem escrita; constituição do sujeito e relações estéticas.