Autores: Maria Cecilia Mollica - Marisa Leal
O livro Construindo o capital formal das linguagens, organizado por Maria Cecilia Mollica e Marisa Bezerra Leal, ambas da UFRJ, reúne artigos de especialistas das áreas de Matemática e Linguística com os objetivos tanto de demonstrar os meios pelos quais se dá o processo de apropriação das linguagens formais, exigidas no letramento escolar, quanto o de oferecer propostas para a consolidação dos conhecimentos importantes do mundo letrado. Dessa forma, constitui um mosaico de estudos que aprofundam as bases cognitivas sobre leitura e escrita, bem como sobre os algoritmos indispensáveis à compreensão da Matemática e da Língua Materna na sua variedade culta. Sob perspectiva interdisciplinar, contem artigos que refletem questões referentes às bases que sustentam os aspectos meta cognitivos indispensáveis à aprendizagem de linguagens em ambas as disciplinas.
O compêndio focaliza o letramento formal sem deixar de levar em conta o conhecimento enciclopédico dos aprendizes. Assim, os estudos apostam na inserção dos indivíduos na cultura grafocêntrica. Paralelamente, oferecem propostas da ordem da prática de ensinar. Os artigos relatam experiências inovadoras acerca do entendimento e dos meios diferenciados de aprender, praticados cotidianamente. Levam em conta os indivíduos com ou sem restrições físicas e acolhem deficientes visuais e alunos com descontinuidade de escolarização. Os ensaios mostram que são indispensáveis os recursos humanos e não humanos, seja por meio presencial ou não presencial, para o sucesso em Educação, com prática continuada de ações afirmativas, de modo a inserir plenamente os cidadãos na cultura grafocêntrica. Para tanto, é preciso garantir a visibilidade dos atores responsáveis pelo processo do letramento sistemático, favorecendo o raciocínio, a criatividade, a pesquisa, o lúdico e a arte. Com o livro Construindo o capital formal das linguagens, o mercado preenche uma lacuna, na medida em que consolida a importância de perspectiva global sobre a trajetória da aquisição de registros de linguagens e sua interpretação consequente.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-51-5
DOI: 10.24824/978856248051.5
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Maria Cecilia Mollica (Organizadora)
Professora Titular de Linguística da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Doutora em Linguística pela UFRJ e Pós-doutorado em andamento na UNB. Tem experiência em Teoria e Análise Linguística, Sociolinguística e Educação. Atua nos programas de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e no IBICT em programas de extensão e alfabetização de jovens e adultos. Autora de vários Livros e artigos na área.
Marisa Leal (Organizadora)
Doutora em Matemática pela UFR J. Professora do Instituto de Matemática da UFRJ. Participante do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos da COPPECODEP/ UFRJ e do Projeto Fundão – GT – Educação de Jovens e Adultos Alexandre Thiago Braga de Freitas Licenciado em Matemática pela UFR J e aluno do Curso de Especialização em Ensino de Matemática da UFRJ. Professor do Curso Pré-Universitário de Nova Iguaçu (CPU-NI) e Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade EAD, da UFF, integrante do Consórcio CEDERJ/UAB. Claudia Coelho de Segadas Vianna Doutora
Guilherme Leal
Doutor em Matemática pela USP. Professor Associado do Instituto de Matemática da UFRJ. Pesquisador do grupo de pesquisa Anéis de Grupo e Anéis Não- Comutativos. Áreas de interesse: Teoria de Anéis e Representação de Grupos.
Jaqueline Queli da Silva
Graduanda
Jefferson Santoro
Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ), pós-graduando
Luciana Getirana de Santana
Especialista em EJA e Ed. Matemática e mestranda em Educação pela UNIRIO , Professora de Matemática da SME /RJ, atualmente trabalhando com Jovens e Adultos. Participante do Projeto Fundão-Matemática, no GT de EJA.
Maria de Fátima Bacelar da Silva
Pedagoga, coordenadora pedagógica e professora do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos da COPPE-CODEP/UFRJ e participante do Projeto Fundão – GT Educação de Jovens e Adultos.
Maria Laura Mouzinho Leite Lopes
Professora Emérita do Instituto de Matemática da UFRJ. Doutora em Matemática pela Faculdade Nacional de Filosofia - Universidade do Brasil (1949). Coordenadora do Projeto Fundão IM/UFRJ. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em ensino-aprendizagem de Matemática. Maria Luiza Assumpção Silva Pedagoga, cursando Pós-graduação
Núbia Vergetti
Mestranda em Educação na UF, especialista em Educação de Jovens e Adultos (convênio Universidade Estácio de Sá e SME-RJ) e especialista em Ensino de Matemática pela UFR J. Professora da rede municipal do Rio de Janeiro e participante do Projeto Fundão – GT – Educação de Jovens e Adultos.
Patrícia Carrati Diniz Silva
Licenciada em Matemática pela UF, especialista em Ensino de Matemática pela UFRJ e mestranda
Patricia Queiroga Gonçalves de Souza Reis
Graduação em Letras pela UFRJ. Professora do P rojeto de Letramento de Jovens e Adultos da COPPE-CODEP/UFRJ.
Paula Marcia Barbosa
Licenciada em Matemática pela UFF e especialista
Rodrigo Alípio
Mestre em Linguística pela UFRJ. Professor da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA ) e formador da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR). Atua principalmente nas àreas de alfabetização, letramento, variação e mudança.