Autores: Cristiane Machado
Este livro analisa a utilização dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, do ano de 2000, como instrumento para direcionar as ações no nível das Diretorias de Ensino, visando à melhoria da qualidade do ensino público.
A partir da referência à reforma do papel do Estado, à política educacional
Defendemos a tese de que, embora o SARESP tenha possibilidade de ser um instrumento para direcionar ações e políticas visando construir a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais, por estar alicerçado nos testes de rendimento dos alunos, tem sido utilizado muito mais para dar visibilidade a esses resultados por escolas, estabelecendo um ranking que gera a comparação entre elas.
Essa política faz parte de um movimento mundial de reformas educativas que buscam qualificar o ensino público com a criação de mecanismos que objetivam a competição entre as escolas. Ao fazer essa opção, essa política deixa de possibilitar que as escolas e as Diretorias de Ensino possam refletir sobre as condições nas quais os rendimentos dos alunos são alcançados e propor iniciativas, ações e alternativas que viabilizem a construção de uma escola pública de qualidade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-64-5
DOI: 10.24824/978856248064.5
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
CRISTIANE MACHADO
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