Autores: Gisnaldo Amorim Pinto
Os textos que compõem este livro constituem diferentes perspectivas e reflexões sobre a divulgação científica e repercussões, impactos e relações com as práticas educativas. O leitor encontrará inquietações e reflexões acerca da natureza da divulgação científica em sua face fundamentalmente educativa. Pretende problematizar as interfaces, aproximações e distanciamentos entre o discurso da divulgação científica e o discurso escolar. Os textos permitem compor um mosaico diverso e plural de interpretações, permitindo problematizar os discursos sobre a ciência nos diferentes tipos de mídia e aqueles difundidos em instituições educativas as mais diversas, desde a escola até as instituições patrimoniais.
É uma obra que se volta ao público interessado na qualificação do debate a respeito da divulgação científica, reunindo pesquisadores num diálogo profícuo sobre questões históricas e epistemológicas que permitem compreender os processos de difusão da ciência com ênfase na sua interface e comparecimento em práticas educativas.
Sua leitura é de interesse para pesquisadores da Educação em Ciências, da Divulgação Científica e Educadores, público interessado em compreender o debate recente sobre a possibilidade e as potencialidades do acesso a conhecimentos de natureza científica e tecnológica, com contribuições da pesquisa em história da educação, da educação em ciências e do campo da comunicação.
Sua pretensão é de contribuição para o necessário debate sobre a divulgação científica na contemporaneidade, e de divulgação de pesquisas que se realizam em diferentes laboratórios e centros de estudo e pesquisa no Brasil, permitindo compor um panorama significativo de contribuições acadêmicas mais recentes sobre o tema a partir de diferentes perspectivas teóricas e enfoques também variados.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-67-6
DOI: 10.24824/978856248067.6
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Gisnaldo Amorim Pinto (Org.)
gisnaldo@ufsj.edu.br - Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João Del Rey/MG. Autor de livros didáticos e obras paradidáticas de ciências do ensino fundamental. Atua no ensino, pesquisa e extensão com divulgação científica, Ensino de Ciências, educação ambiental e análise de livros didáticos.
Catarina Capella Silva
katecapella@gmail.com - Mestre e Especialista em História da Ciência pela UFMG. Atualmente é doutoranda em História da Educação pela UFMG e participa do Scientia – Grupo de Teoria e História da Ciência na mesma instituição. No Scientia é integrante da pesquisa “História e Divulgação da Ciência
Denise da Costa Oliveira Siqueira
dcos@uerj.br - Professora da Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da graduação
Djana Contier
djanacontier@uol.com.br - Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) na linha temática de Ensino de Ciências e Matemática (2009), Bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP (2003). Atua como pesquisadora em projetos com ênfase em educação não formal, museus de ciências e educação em museus.
Graça Caldas
gcaldas@unicamp.br - Graça Caldas é jornalista, especialista
Henrique César da Silva
henriquecsilva@ige.unicamp.br - Professor do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino, Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra - Instituto de Geociências/Unicamp. É editor da revista Ciência & Ensino.
Luis Paulo Piassi
lppiassi@usp.br - Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bacharel e licenciado em física pelo Instituto de Física da USP, mestre em ensino de ciências e doutor em educação pela USP. Pesquisador na área de ensino de ciências e de estudos culturais investigando principalmente os seguintes temas: ficção científica, literatura e cinema no ensino de ciências, ciência e mídia, recursos didáticos e formação de professores.
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
mjpma@unicamp.br - Professora Titular na área de Metodologia de Ensino: Física na Universidade Estadual de Campinas atuando principalmente na Licenciatura em Física e no programa de Pós-Graduação em Educação, tendo orientado vários doutorados e mestrados e supervisionado projetos de pós-doutorado. É coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE. Suas publicações focalizam especialmente questões da área de Ensino de Ciências. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Martha Marandino
marmaran@usp.br - Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Vice-diretora da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação
Silvania Sousa do Nascimento
silvania.nascimento@gmail.com - Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), do Laboratório LEME: (Laboratório de Estudos Museus e Escola) e do Programa de Pós graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua pesquisa está vinculada principalmente à argumentação na Educação Científica em espaços escolares e não escolares. No ensino de ciências possui várias publicações de artigos de pesquisas em abordagens interdisciplinares da argumentação no ensino de física e astronomia.
Suzani Cassiani
suzanicassiani@gmail.com – Professora do Departamento de Metodologia de Ensino – Centro de Ciências da Educação – Programa de Pós-Graduação
Tatiana Galieta Nascimento
tatianagn@unifei.edu.br - Professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (MG) Instituto de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação inicial, materiais didáticos, divulgação científica, educação a distância, teorias sociais do discurso e linguagem.