Capa do livro: CORPOS ANÁRQUICOS

CORPOS ANÁRQUICOS

Autores: Francisco Silva Cavalcante Junior

Segundo uma compreensão pedagógica e sua visão de mundo atrelada, modalidades de práticas corporais livres e autênticas, ainda capazes de preservar a expressão do corpo sensível, não seriam bem-vindas na cultura institucional de um segmento da Educação Física e sua perspectiva técnico-política na educação do corpo. Consequentemente são diversas as problemáticas que se acumulam a partir de um modelo científico que excluiu o corpo sensível no âmbito da Educação Física, especialmente em suas práticas no contexto da aprendizagem formal. A padronização desse corpo esquadrinhado por uma tradição conservadora insiste na condição dominante que é subjacente às suas escolhas técnicas e manutenção dos privilégios correspondentes (interesses machistas, patriarcais, autoritários, redutores da potência como força física, onde diversidade de perfis e interesses parece obstar um projeto abonado de homem). Os autores reunidos nesta coletânea intencionam contribuir para um mundo com experiências mais livres, mundo como espaço de criação vital, onde os sentidos para compor e decodificar a palavra-mundo estejam porosos às sensibilidades plurais dos tempos, das culturas e dos modos singulares; e, não menos importantes, resguardar o espaço do inesperado para que as travessias estésicas que o corpo realiza não cedam ao domínio capturado de um logos sobre a dimensão visceral da vida.

Link para aquisição da Coleção Corpos: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32751-detalhes

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-964-0
DOI: 10.24824/978858042964.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CORPOS ANÁRQUICOS

ADRIANA INÊS DE PAULA

Licenciada em Educação Física; Especialista em Educação Física Adaptada; Mestre e Doutora em Ciências da Motricidade Humana; Docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenadora do Laboratório de Atividade Motora Adaptada e Percepção-Ação (LAMAPA) no IEFES-UFC.

        

ALANA EVLYN VERAS COSTA

 Acadêmica de Psicologia, bolsista do Prouni do8° semestre, na DeVry Brasil/FANOR. Participa do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT), com a pesquisa intitulada: “Vertigem e Risco na Abordagem Centrada na Pessoa”, sob orientação do professor Ms. Yuri de Nóbrega Sales. Participou do Processo Formativo em Humanismo – Casa do IPÊ –, sob tutoria do Ms. André Feitosa.

 

ALEXANDRE FERREIRA

 Bailarino profissional. Bacharel em Educação Física; Mestre em Biologia Celular e Estrutural com área de concentração em Anatomia e Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador e Docente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

ANDRÉ FEITOSA DE SOUSA

 Psicólogo (UNIFOR), com Formações complementares em Psicoeducação e Psicoterapia Humanistas. Mestre em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica (UAL – Portugal) e Mestrando em Saúde Pública (UFC).

 

FRANCISCO SILVA CAVALCANTE JUNIOR
Professor de Metodologia de Pesquisa em Arte, Filosofia e Ciências no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e no Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com interesse no estudo e no desenvolvimento de métodos pós-estruturalistas para avaliação de políticas públicas de arte, leitura/escrita e saúde (integrativa e mental). Ph.D. formado pelo programa de Leitura e Escrita da Universidade de New Hampshire (EUA) com Mestrado em Educação Especial pela mesma universidade e graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com formação na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) aplicada às áreas clínica e educacional. As suas mais recentes publicações, incluem: Letramentos para um mundo melhor (Alínea, 2009), Humanismo vital (CRV, 2013), Corpos anárquicos (CRV, 2014), Corpos extra-vagantes (CRV, 2015), Corpos arquígonos (CRV, 2016), Travessias de cigano: feituras e feitiços (Armazém da Cultura, 2017), Corpos excritos (CRV, 2017), além de outras publicações em livros e periódicos científicos. Coordenador do projeto de extensão e pesquisa NISE - Núcleo de Integração Somaestética na UFC. Participante de conselhos editoriais de revistas nacionais e estrangeiras. Ganhador do Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura concedido pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe, da UNESCO, atribuído à gestão pública de leitura e escrita desenvolvida no município de Itapajé (CE) entre 1997-2004. Coordenou o Programa de Formação Docente da UFC - CASa: Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (2009-2012). De 1998 a 2008 foi professor titular dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

LUIZ ALFREDO MILLECCO

 Poeta e compositor residente no Rio de Janeiro. Psicólogo clínico e psicoterapeuta Humanista atuando na ACP (Abordagem Centrada na Pessoa).

 

ODILON JOSÉ ROBLE

 Bacharel em Filosofia; Licenciado em Educação Física, Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do programa de pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp.

 

TATIANA PASSOS ZYLBERBERG

 Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora de Fundamentos Filosóficos do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Diretora de Divisão da Formação Docente na UFC (CASa – Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa). Coordenadora do LEPSER – Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser.

 

YURI DE NÓBREGA SALES

Graduado e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com formação em Abordagem Centrada na Pessoa. Professor das Faculdades Nordeste – FANOR/DeVry e, principalmente, psicoterapeuta.