Autores: Jáima Pinheiro de Oliveira - Tania Moron Saes Braga - Fernanda Leopoldina Parente Viana - Ana Sucena Santos
A obra que ora apresentamos reúne as principais discussões que permeiam o cenário do processo de alfabetização, no Brasil e em Portugal. A grande maioria dessas temáticas, também presentes em outros países de Língua Portuguesa, aborda as habilidades metalinguísticas. Pesquisadores do Brasil e de Portugal dividem os espaços deste livro para auxiliar nos avanços destas discussões, com questões teóricas e práticas. As análises metalinguísticas têm sido alvo de pesquisadores há muitos anos. Dentro desse contexto e largamente difundida, hoje, a ‘Ciência da Leitura’ tem se mostrado como um dos maiores suportes em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Nessa perspectiva, diversos autores têm enfatizado a importância de se considerar os estudos empíricos acerca do desenvolvimento da leitura e da escrita, para fins de auxiliar o processo de alfabetização. Ressaltamos, no entanto, que este processo não caminha sozinho, pois há décadas que se discute, também, sobre a importância das práticas sociais de leitura e de escrita, dentro e fora da escola. Ou seja, os processos de alfabetização e de letramento devem estar sempre juntos, o que não significa que estratégias rigorosamente sistematizadas de ensino da leitura e da escrita não devam fazer parte deste contexto.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-920-6
DOI: 10.24824/978858042920.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Jáima Pinheiro de Oliveira
Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São Paulo e Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal – Apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo Federal, Brasil. Atuou por mais de 9 anos como docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná. Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, São Paulo.
Tania Moron Saes Braga
Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Atuou como Docente do Departamento de Educação Especial, também credenciada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, São Paulo. Atuou como supervisora, no Brasil, do Pós-Doc da primeira autora deste livro.
Fernanda Leopoldina Parente Viana
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) e Pesquisadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Braga, Portugal. Atuou como supervisora, em Portugal, do Pós-Doc da primeira autora deste livro.
Ana Sucena Santos
Mestre e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UPorto), Portugal. Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, vinculada ao Instituto Politécnico do Porto (UPorto) e Pesquisadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), Porto, Portugal, e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Braga, Portugal.