Autores: Solange Franci Raimundo Yaegashi - Luciana Maria Caetano - Organizadores
A presente obra, intitulada “A Psicopedagogia e o processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil ao Ensino Superior”, tem por objetivo trazer contribuições relevantes e significativas sobre as pesquisas desenvolvidas por seus autores, as quais envolvem temáticas relacionadas à prática psicopedagógica e à Educação em seus diferentes níveis. Além disso, a maioria dos textos está vinculada a Programas de Pós-Graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil.
O livro foi organizado em treze capítulos, que abordam temáticas como Literatura Infantil e formação de professores e crianças; Interações na primeira infância; A expressão lúdica e a prática psicopedagógica; A organização do ensino e as possibilidades de articulação entre a língua portuguesa e a matemática; O lúdico como recurso didático no ensino da Genética; O estudo da história da alimentação veiculada nas séries iniciais do Ensino Fundamental; A medicalização de crianças e os encaminhamentos equivocados; As dimensões da relação professor, aluno e conhecimento; A contribuição do educador no desenvolvimento moral da criança; A adolescência e a crise de autoridade e da educação; O transtorno de Déficit de Atenção sob a perspectiva da Psicanálise; Mídia e sujeito: reflexões sobre o consumo de conteúdos violentos da mídia; O processo de aprendizagem dos alunos da Educação a Distância e as peculiaridades dessa formação no contexto brasileiro.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0021-0
DOI: 10.24824/978854440021.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LUCIANA MARIA CAETANO
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2005), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade Estadual de São Paulo (2005), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade Estadual de São Paulo (2010). Atualmente é Professora Doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha principalmente com temas referentes à psicologia do desenvolvimento moral, relação escola e família, educação moral na família e na escola.
SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1989), Especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia da Educação e desenvolve pesquisas envolvendo temáticas vinculadas à Psicopedagogia, tais como dificuldades de aprendizagem, bullying no contexto escolar, estresse e burnout na profissão docente.