Autores: Jaqueline Araújo Civardi - José Pedro Machado Ribeiro - Marcos Antonio Gonçalves Júnior
“Fico grato e feliz pela oportunidade de apreciar o presente livro. Ao me deparar com o mesmo me senti motivado a refletir sobre o título: Como nos tornamos pesquisadores? Antes de nos tornarmos pesquisadores, pensamos que a pesquisa acontece de forma linear e pontual - problemas, objetivos, métodos, dados, análises, resultados e conclusões. No entanto, esse processo é permeado por angústias, limitações, dúvidas, inseguranças, mudanças de paradigmas que a pesquisa nos propicia no decorrer da caminhada. Reconhecer estes componentes como intrínsecos à pesquisa, é aprender com o novo que ora é construído e ora se constrói, em uma trama de significados que o fazem ser significantes pela reflexão, pela interpretação, pelo olhar inquietante do pesquisador. É esse movimento, de construir, reconstruir e intervir que se constitui a atividade investigadora. Como convite ao caro leitor desse trabalho deixo as palavras do poeta Fernando Pessoa porque parecem oportunas ao iniciante na pesquisa, em especial,
Roberto Barcelos Souza
Aluno da Pós-Graduação em Educação
em Ciências e Matemática da UFG
“Angústia, dúvidas, desafios, conflitos, inquietações. Estes são termos que dificilmente serão encontrados em um livro sobre metodologia da pesquisa científica habitual, mas no entanto representam perfeitamente o ofício do pesquisador, seja ele iniciante ou experiente. É justamente essa faceta humana que este livro vem contemplar, aproximando a entidade que conhecemos por “pesquisador” daqueles que estão entrando no campo da pesquisa acadêmica, sejam graduandos ou pós-graduandos. Neste diálogo, nós, pesquisadores que iniciamos a nossa caminhada, tomamos conhecimento que não estamos sozinhos nos percalços da pesquisa, que o pesquisador não nasce pesquisador, mas assim se faz ao longo de seu ofício, que afinal, descobrimos, é feito a partir de imperfeições.”
Rafaela Silva Rabelo
Aluna da Pós-Graduação em Educação
em Ciências e Matemática da UFG
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-62480-75-1
DOI: 10.24824/978856248075.1
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Jaqueline Araújo Civardi (Org.)
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1995), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutora pelo programa de Didática das Ciências Experimentais e da Matemática, pela Universidade de Barcelona (2004). Atualmente é professora adjunta da UFG, atuando no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática dessa universidade. Sua atuação em pesquisa refere-se à aprendizagem da Geometria, demonstração Geométrica, ensino e aprendizagem de matemática e afetividade.
José Pedro Machado Ribeiro (Org.)
Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1991), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1995) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2006). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da UFG, desde 1997, atuando na Licenciatura em Matemática, no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura Intercultural Indígena. Suas principais áreas de pesquisa são: etnomatemática, educação escolar indígena, história da educação matemática e tecnologia educacional e vídeos educativos.
Marcos Antonio Gonçalves Júnior (Org.)
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2001), campus São José do Rio Preto, e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Goiás, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG e coordena o Núcleo de Educação Matemática de Goiás – NuEM-GO. Tem pesquisado sobre o Estágio na Formação de Professores de Matemática e sobre Desenvolvimento Profissional, com interesse também em Resolução de Problemas, Investigação Matemática em sala de aula e as relações entre a Matemática e as artes contemporâneas.
Maria Bethânia Sardeiro dos Santos
Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás – UFG (1994), mestre em Educação pela UFG (2000). É professora assistente no Instituto de Matemática e Estatística da UFG. Seus trabalhos estão vinculados à Formação de Professores e reflexões sobre a Didática da Matemática. Atualmente é aluna de doutorado do programa de Educação Matemática da PUC-SP.
Maria de Fátima Teixeira Barreto
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1987), mestre e doutora
Regina da Silva Pina Neves
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1994), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2002) e Doutora em Psicologia, pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora adjunta do IME/UFG, atuando no Curso de Licenciatura
Rogério Ferreira
Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Campus Catalão (1991), mestre em Matemática pela UFG (1995), doutor (2005) e pós-doutor (2009) em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Matemática e Estatística da UFG, atuando na Licenciatura Intercultural Indígena e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Suas principais áreas de pesquisa são: etnomatemática, educação escolar indígena e tecnologia educacional. Como nos tor namos pesquisadores? Bastidores de pesquisas
Wellington Lima Cedro
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1997), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004 e 2008). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da UFG e do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática dessa universidade. Tem pesquisado sobre a formação de professores de matemática e as atividades de ensino e aprendizagem, tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe/FEUSP).