Autores: Ieda Francischetti - Ana Carolina Marques Colela - Camila Mugnai Vieira - Carlos Alberto Lazarini - Danielle Abdel Massih Pio - Lilian Maria Giubbina Rolin- Márcia Oliveira Mayo Soares - Vera Lúcia Fedel Parpineli
Estamos entre aqueles que se empolgaram com as mudanças pedagógicas e consideram todo acúmulo como subsunçor de “novos avanços”. Cedo, percebemos que esses só se consumam quando seguidos por um efetivo processo de avaliação formativa. Participamos de discussões, capacitações, congressos e interessamo-nos pelas políticas públicas para a escola médica. Assim identificados, viemos ao longo do percurso, inevitavelmente, nos encontrar entre os facilitadores da Educação Permanente, que possibilitaram esta abordagem inovadora: a Educação Permanente na Academia (EPA).
Nosso grupo de facilitadores deparou-se com dificuldades. Era praticamente impossível qualquer movimento de capacitação se este não lidasse, inicialmente, com as questões advindas dos indivíduos no grupo. Era preciso uma abordagem que resgatasse o indivíduo e possibilitasse o coletivo. Assim, com a contribuição de vários colegas foram construídas as bases teórico- metodológicas para uma Educação Permanente que busca acolher, dialogar e promover o crescimento pessoal e pedagógico de seus participantes.
O realismo desta caminhada torna sua leitura instigante. Ao longo do texto, vários exemplos são descritos. Também se discorre sobre outras possibilidades de organização para a EPA, possibilitando que cada coletivo trilhe e desenvolva seu próprio processo.
Assim, ao mesmo tempo que trabalha as potencialidades da EPA, este livro contribui para o enfrentamento das dificuldades e barreiras a seu desenvolvimento.
Esperamos, destarte, auxiliar outras instituições e serviços que estejam neste caminho a avançar em seus propósitos e desejamos-lhe uma leitura significativa!
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-941-1
DOI: 10.24824/978858042941.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 88
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Carolina Marques Colela
Preceptora da 5ª série de medicina da Fame¬ma, Facilitadora de grupos de Educação Perma¬nente do Programa de Desenvolvimento Docente da instituição. Médica, com Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Torácica pela Famema. Especialização em Ações em Saúde Baseadas em Evidências pela Famema. Mestran-da do programa de Pós-Graduação em Medicina Interna pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coor¬denou o Pronto Socorro HC-1 da Famema. Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma parceria do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC).
Camila Mugnai Vieira
Docente e Chefe da Disciplina de Psicologia da Famema, Facilitadora de grupos de Educação Permanente do Programa de Desenvolvimento Docente da instituição, Coordenadora da área de Saúde Mental do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) da Famema. Psicóloga, gra¬duada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Educação Especial pela Uni¬versidade Federal de São Carlos (UFSCar); Doutoranda do Progra¬ma de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Pau¬lista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília.
Carla Pedrosa Marega Luciano Gomes
Docente e Chefe da Disciplina de Saúde Coleti¬va na Famema, Vice-coordenadora da Residên¬cia Integrada Multiprofissional em Saúde, área: Urgência na Famema, Facilitadora do Programa de Desenvolvimento Docente da Famema. En¬fermeira, graduada pela Famema; Licenciada em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente; Mestre em Saúde Públi¬ca no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unesp, Botucatu; Especialista em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto; Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgico pela Universidade do Sagrado Coração de Bau¬ru; Qualificada como Instrutora do Curso Manobras Avançadas de Suporte ao Trauma (MAST), pelo Departamento de Enfermagem da UNIFESP.
Carlos Alberto Lazarini
Docente da Disciplina de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Famema, Membro do Programa de Desenvolvimento Docente da ins¬tituição e Coordenador da Unidade Educacional Sistematizada da segunda série dos cursos de me¬dicina e enfermagem. Farmacêutico; Doutor em Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomé¬dicas da Universidade de São Paulo (USP), SP; Especialista em Educação para Profissionais da Área de Saúde pelo Instituto Regional da Foundation for the Advancement of Interna¬tional Medical Education and Research – FAIMER, Brasil.
Cássia Regina Rodrigues Nunes
Docente da Disciplina de Enfermagem Clínica e Chefe da disciplina de Ética e Bioética dos Cur¬sos de Medicina e de Enfermagem da Famema; Facilitadora de Educação Permanente de Tutores no Programa de Desenvolvimento Docente da Fa¬mema. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Bioética e Direitos Humanos – Centro Uni¬versitário Eurípides de Marília (UNIVEM); Gru¬po de Estudo e Pesquisa Filosofia da Antiguidade ao Renascimento – UNESP, Marília; Especialista em Bioética pela Universidade de Londrina (UEL); Doutora em Educação pela UNESP, Marília.
Danielle Abdel Massih Pio
Assistente de Ensino na Famema, Facilitadora de grupos de Educação Permanente do Programa de Desenvolvimento Docente e do Serviço. Psi¬cóloga, Preceptora/Tutora de Programas de Re¬sidência Integrada Multiprofissional em Saúde e Supervisora do Programa de Aprimoramento Pro¬fissional na área de Psicologia Hospitalar da Fa-mema. Psicóloga, graduada pela UNESP, Assis, com Aprimoramento Profissional na área de Psicologia Hospitalar, pela Famema; Mestre em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, Área de Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Botu¬catu, UNESP; Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicana¬lítica pela Famema e Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia; Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNESP, Botucatu.
Elza Aquimi Adachi
Docente da Disciplina de Pediatria da Famema, Facilitadora de Educação Permanente do Progra¬ma de Desenvolvimento Docente da instituição. Médica, graduada pela Famema, especialista em Homeopatia pelo Instituto Homeopático Francois Lamasson e pela Associação Paulista de Homeo¬patia, Mestre em Educação para Profissionais de Saúde pela Universidade de Illinois em Chicago (MHPE - UIC)/Famema/ Unifesp. Supervisora do programa de Re¬sidência Médica em Pediatria da Famema. Especialista em Pedia¬tria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com área de atuação em Pneumologia Infantil.
Ieda Francischetti
Docente da Disciplina de Semiologia e do Mes¬trado Profissional em “Ensino em Saúde” da Famema, em “Educação Permanente na Integra¬lidade do Cuidado”, Coordenou o Programa de Desenvolvimento Docente da Famema de 2008 a 2013. Médica, com Residência Médica em Cirur¬gia Geral e em Cirurgia Torácica pela Famema. Doutora em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP; Mestre em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Especializações em Cirurgia: Isquemia-Reperfusão na Johann-Wolfgang Goethe Uni¬versität, Frankfurt/ Main, Alemanha e na Albert-Ludwigs Universi¬tät Freiburg/ Breisgau, Alemanha.
Lilian Maria Giubbina Rolin
Docente da Disciplina de Psicologia da Famema; Facilitadora de grupos de Educação Permanente do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) na Famema; Psicóloga graduada em Psicologia pela UNESP/Assis, com Aprimoramento Profis¬sional em Saúde Mental pela Famema/ Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) e Secretaria do Estado da Saúde (SES); Especia¬lista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Núcleo de Psicanálise de Marília e Região (NPMR)/Centro Universitário Eurí¬pides de Marília (UNIVEM) e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia; Mestre em Psicologia Clínica pela UNESP/ Assis.
Márcia Oliveira Mayo Soares
Assistente de Ensino da Disciplina Educação em Ciências da Saúde da Famema. Facilitadora de grupos de Educação Permanente do Programa de Desenvolvimento Docente e do Serviço. Facili¬tadora de Comunicação no Laboratório de Práti¬ca Profissional, Docente convidada do Curso de Especialização em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica da Famema. Médica, especialista em Psiquiatria, com prática em Psiquiatria Clínica, Psicoterapia e Perícia Forense. Mestre em Ciências da Saúde pela Famema. Cur¬sando Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial Avança-da na Fundação Armando Alvares Pentado (FAAP). Delegada do Conselho Regional de Medicina (CRM) na gestão 2014-2018 pela Regional de Marília.
Olga Aparecida Angeli
Docente da Disciplina de Psicologia da Famema, facilitadora de Educação Permanente do Progra¬ma de Desenvolvimento Docente, coordenadora do Programa Infanto-Juvenil do Ambulatório de Saúde Mental da Famema. Também desenvol¬ve atividades práticas laboratoriais relacionadas à Unidade de Prática Profissional dos cursos de medicina e enfermagem. Graduada em Psicologia pela UNESP. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Doutora em Medicina (Saúde Mental) pela USP.
Renata Shimizu Locatelli da Rosa
Docente das Disciplinas ‘Enfermagem Clínica’ e ‘Saúde Mental e Psiquiatria’ da Famema, Mem¬bro do Grupo de Avaliação da Famema de 1991 até 2001; Coordenadora do Curso de Enferma¬gem da Famema de 2001 até 2005; Coordenou a Unidade de Prática Profissional da primeira e da segunda série de 2008 até 2013; Tutora do PET¬-Saúde, parceria do MS e do MEC. Participante do Programa de Desenvolvimento Docente e de Desenvolvimento do Serviço como facilitadora de Educação Permanente. Professora de projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvi¬dos em parceria entre o MS e o Hospital Sírio Libanês. Enfermeira graduada pela Famema; com aprimoramento na área de enferma¬gem psiquiátrica pela Famema; Mestre em enfermagem psiquiátrica pela Escola de Enfermagem da USP, Ribeirão Preto.
Rosa Maria Batista Dantas
Docente da Disciplina de Psiquiatria e dos Cur¬sos de Especialização em Psicoterapia Psicana¬lítica da Famema e do Núcleo de Psicanálise de Marília. Facilitadora de Educação Permanente do Programa de Desenvolvimento Docente da Fame¬ma; Médica, Psicanalista, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), vinculada à IPA (International Psichoa¬nalytic Association), Título de especialista em Psiquiatria geral e em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Vânia Maria Martins Lopes
Docente da Disciplina de Psicologia e do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Famema. Psicóloga, graduada pela Universi¬dade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Uni¬versidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Membro filiado à Sociedade Brasileira de Psica-nálise de São Paulo (SBPSP). Coordenou o Pro¬grama de Desenvolvimento Docente da Famema de 1997 a 2002 e de 2004 a 2007. Facilitadora de Educação Permanente do Programa de Desenvolvimento Docente da Famema.
Vera Lucia Fedel Parpineli
Assistente de Ensino da Disciplina de Psicologia da Famema; Membro do Programa de Desenvol¬vimento Docente. Graduação em Psicologia pela Universidade de Marilia (UNIMAR). Mestre em Psicologia e Sociedade, linha de pesquisa Sub¬jetividade e Saúde Coletiva, pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Assis. Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela Famema e Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia; Facilitadora em Educação Permanente em Saúde pela FIOCRUZ; Pós-Graduanda em Neuropsicologia no Centro de Estudos em Psi-cologia da Saúde do Instituto de Psicologia da USP.
Zilda Maria Tosta Ribeiro
Docente das disciplinas de Pediatria e Saúde Co¬letiva da Famema. Na instituição exerce as se¬guintes funções: Coordenadora da Unidade Edu¬cacional Sistematizada da quarta série do curso de medicina; membro do Comitê de Avaliação do Estudante; facilitadora do Programa de Desenvol¬vimento Docente e Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria. Médica pediatra com título de especialista pela Sociedade Brasi¬leira de Pediatria.