Autores: Rafael Rossi
O presente livro é instrumento pelo qual o autor explora a relação entre a educação popular e a educação do campo, inserida na valorização educacional da classe trabalhadora camponesa em suas lutas pela democratização da terra, da libertação da sociedade e da garantia dos direitos sociais. O campo sofre uma disputa territorial entre os modelos de desenvolvimento agrário do agronegócio e da agricultura camponesa sendo que tal embate também se manifesta em proposições e projetos educativos conflitivos e antagônicos. Os camponeses, em muitos casos organizados em seus movimentos sociais, desempenham uma tarefa coletiva na área da educação que responde às suas demandas, cultura, modos de viver e de reprodução das relações sociais e, neste aspecto, é preciso lembrar que a educação do campo possui um comprometimento político, ético, teórico e epistemológico com os trabalhadores, rumo à emancipação, ao respeito à diversidade numa perspectiva de classe e em prol de uma transformação qualitativa dos padrões societários vigentes. No entanto, outros setores e agentes também desenvolvem projetos educativos que se utilizam ou não do conceito de “educação do campo”, porém se manifestam em mais uma maneira de ocultar as desigualdades sociais e os conflitos no campo, oriundos da perversidade ontológica do modelo hegemônico. Por isso a importância em educadores, educandos, pesquisadores e sociedade civil compreenderem o movimento histórico da educação desempenhada por essas classes sociais, como modo de tomada de posicionamento consciente e crítico e, também, na meta pela defesa do campo e de suas populações, para além da visão superficial e limitante do agronegócio.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0012-8
DOI: 10.24824/978854440012.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 86
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Rafael Rossi
Possui graduação e mestrado em Geografia na UNESP de Presidente Prudente - SP. Participa de pesquisa e tem interesse na área de Educação do Campo, Território Camponês, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Educação Popular, Pesquisa-Ação e Ensino de Geografia. Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Educação da UNESP de Presidente Prudente - SP, sob a orientação do Prof. Dr. Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi, é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e, desde 2011, é voluntário do Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - vinculado à Pro-Reitoria de Extensão da UNESP.