Autores: AUGUSTO FACHÍN TERÁN - SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS
Este volume é fruto dos trabalhos realizados pelos integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que realiza investigações nessa linha de pesquisa há mais de 10 anos, promovendo o uso dos espaços naturais e antrópicos para a educação.
Discutimos o uso de espaços educativos para o ensino de ciências. Os espaços podem ser percebidos de diferentes formas e maneiras, com diferentes correntes teóricas, contudo o espaço físico sempre está em delimitação geográfica de potencial uso educativo, que pode ser o ponto de partida de muitas aulas e situações de aprendizagem, tanto numa visão clássica de verificação conceitual até o posicionamento critico diante a leitura da ciência em contexto de conflitos socioambientais. Buscou-se discutir o uso dos espaços não formais em relação a teorias pedagógicas, educação formal, educação formal e apresentando relatos de experiências.
O livro está dividido em quatro partes, a primeira versa sobre “Teorias relacionadas ao ensino de ciências e o espaço não formal”, fundamentando pedagogicamente a fertilidades desses ambientes, a segunda parte foca a “Educação Formal”, com abordagens utilizadas na escola básica, e a terceira parte trata a “Educação Não Formal” buscando apresentar o espaço não formal como caminho continuo para a educação dentro e fora da escola, e por fim, a última parte trata sobre “Relatos de Experiências em espaços não formais” explorando singularidades da dinâmica que caracteriza aquele contexto, com propostas executadas em diferentes espaços como práticas bem sucedidas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-990-9
DOI: 10.24824/978858042990.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 318
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES
AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas.
SAULO CÉZAR SEIFFERT SANTOS
Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
LISTA DE AUTORES
ANDREA GARCIA DE QUEIROZ
Licenciada em Pedagogia e professora na Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia.
ANNE KARYNNE ALMEIDA CASTELO BRANCO
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CARMEN LOURDES FREITAS DOS SANTOS JACAÚNA
Possui Licenciatura Plena em Geografia. Especialista em Tecnologia Educacional. Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amazonas.
CÍNTIA EMANUELLY DE OLIVEIRA RAMOS
Graduada em Pedagogia. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas.
CLODOALDO PIRES ARAÚJO
Graduado em Licenciatura Matemática, Bacharel em Administração em Gestão Organizacional, especialista em Matemática, Mestrando em Educação em Ciências na Amazônia na UEA. Professor no Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas.
DANIELLE PORTELA DE ALMEIDA
Licenciada em Ciências Naturais. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas.
DAVID XAVIER DA SILVA
Graduação em Pedagogia. Especialização em Tecnologia Educacional. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor e Diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas.
DÉBORA DE SOUZA
Possui graduação em Pedagogia. Mestrando em Educação em Ciências na Amazônia na UEA.
DENISE MEDIM DA MOTA
Licenciatura em Matemática. Especialização em Ensino de Matemática. Mestrando em Educação em Ciências na Amazônia na UEA. Atua como professora no Centro de Estudos Superiores de Tefé UEA/CEST.
EVANDRO GHEDIN
Licenciado em Filosofia, especialista em Antropologia na Amazônia, mestre em Educação, doutor e pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Roraima.
EVANILDA FIGUEIREDO GONÇALVES DA SILVA
Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. É especialista em Mídias na Educação. Aluna do Programa de Mestrado de Educação em Ciências na Amazônia. Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino.
HEBERT JOSÉ BALIEIRO TEIXEIRA
Licenciado em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas.
HILÉIA MONTEIRO MACIEL
Graduada em Ciências Biológicas. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. É professora da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino.
JOÃO MARINHO DA ROCHA
Graduação em Licenciatura em História. Especialização em Historiografia da Amazônia. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor de História no Centro de Estudos Superiores de Parintins (UEA/CESP).
JORGETE COMEL PALMIERI MULULO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação.
LEILA TEIXEIRA GONZAGA
Graduada em Pedagogia e especialista em Gestão e Organização Educacional. Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadual do Amazonas. Atualmente é professora da rede pública municipal.
MANOEL FERNANDES BRAZ RENDEIRO
Analista de Sistemas Graduado, com Especialização em Redes de Computadores. Atualmente é aluno do Programa de Mestrado de Educação em Ciências na Amazônia e docente no Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade Estadual do Amazonas.
MARIA DAS GRAÇAS ALVES CASCAIS
Pedagoga. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação. Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadual do Amazonas.
MARIA DO LIVRAMENTO GALVÃO SILVA
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia. Atualmente exerce o cargo de Assessora Pedagógica na Gerência de Creches da SEMED.
MESSIAS AMARAL DOS SANTOS JÚNIOR
Bacharel em Ciências Econômicas e em Administração. Atualmente é professor do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas CIESA.
MONICA SILVA AIKAWA
Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente é assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação - Manaus (AM).
RAIMUNDO NONATO ALENCAR
Graduação em pedagogia empresarial. Pós-graduação em educação infantil. Mestrando em educação em ciências na amazônia pela universidade do estado do amazonas. Atualmente é pedagogo da secretaria municipal de educação.
RÁINE LUIZ DE JESUS
Possui Licenciatura em Química, especialização em Metodologia do Ensino de Química, mestrando em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Atua como professor de Química no SESC José Roberto Tadros, no Projeto SESCIÊNCIAS.
RICARDO MOREIRA DE QUEIROZ
Graduado em Pedagogia. Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Manaus.
SILVIA LIMA DOS SANTOS
Graduada Ciências Biológicas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEA). Atualmente é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus.
SÔNIA CLÁUDIA BARROSO DA ROCHA
Graduada em Normal Superior e Pedagogia. Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).