Autores: Neiva Viera Trevisan - Adriana Moreira da Rocha
O livro AMBIÊNCIA TRANSFORMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROCESSOS DE RESILIÊNCIA NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE faz-me refletir sobre uma das ideias mais célebres de Einstein (1915) em que este afirmava que no meio das adversidades emergem sempre as oportunidades. E, todos sabemos que barreiras emocionais, ansiedade, medo, insegurança, alegria, surpresa, tristeza, solidão, entre outras, fazem parte do quotidiano da educação, seja em que parte do mundo for.
Efetivamente, tratando-se de um livro que aborda uma das problemáticas mais interessantes deste milênio, uma temática com uma relevância educacional notória, muito em particular o desenvolvimento da resiliência académica, na qual se destaca o papel primordial da escola, através da aprendizagem de novas estratégias e do aumento e fortalecimento de competência na resolução de problemas (Rutter, 1987), sublinho que neste contexto é de realçar também a importância dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo (Poletto, 2008, Luthar, 1993) que favorecem esta resiliência acadêmica, na interface, por um lado, com a resiliência social, e, por outro, com a resiliência emocional (Bardagi (2005), Rutter (1987), Hutz, Koller e Bandeira (1996) em que são destacadas, entre outras, a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima, o saber lidar com as mudanças e as adaptações a novas situações.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0039-5
DOI: 10.24824/978854440039.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
NEIVA VIERA TREVISAN - autora
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000). Especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2002) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (2014). Participa do Grupo de Pesquisa GPKosmos - Educação Digital e Redes de Formação. Atua como Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual Prof.ª Edna May Cardoso - SEDUC/RS. Tem experiência na área de Educação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia empresarial; ambiência e desenvolvimento profissional docente; resiliência docente; ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.
ADRIANA MOREIRA DA ROCHA – co-autora
Licenciada em Pedagogia (1985) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1992); Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1995); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Coordena o Grupo de Pesquisa GPKosmos - Educação Digital e Redes de Formação - CNPq/UFSM. Pesquisa as seguintes temáticas: Pedagogia universitária e inovação; Gestão educacional e inovação, Autorrealização e desenvolvimento profissional docente; Docência, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.