Autores: Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Fulvio Torres Flores
Este livro com artigos escritos pelas alunas e alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco através do Colegiado de Ciências Sociais, objetiva contribuir com o debate sobre as ações do estado e da sociedade civil na implementação da educação destinada aos povos do campo.
Os temas nele abordados compreendem questões em vários âmbitos como diversidade étnico-racial, gênero, região, cultura, meio ambiente e educação, analisados do ponto de vista da necessidade de se oferecer às crianças e jovens do campo uma educação ao mesmo tempo plena e contextualizada, diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades.
É urgente o enfrentamento do desafio de integrar e valorizar os saberes populares na perspectiva de uma ética social na qual se afirme a realidade educacional no e do campo, trazendo para a mesa de discussões as lutas dos movimentos sociais por um ensino vivo que desconstrua paradigmas preconceituosos e injustos, revertendo a visão “urbanocentrista” do campo como espaço de atraso.
Campo e cidade podem e devem se complementar, respeitando-se as especificidades de cada lugar, sem hierarquia, tendo como orientação o direito dos povos do campo ao acesso universal à educação e a legitimidade dos processos localmente significados.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-847-6
DOI: 10.24824/978858042847.6
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 378
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Possui doutorado em Desenvolvimento Sócioambiental pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professora adjunto da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, pedagogia, desenvolvimento sustentável,sociologia, sociologia rural.
Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP - 2013), mestre na mesma área e universidade (2008), licenciado em Português (USP - 2009), bacharel em Letras com habilitação em Português e Alemão (USP - 2008) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema (Faap - 1998) . Professor Adjunto no Curso de Artes Visuais da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Na mesma universidade é editor da EXTRAMUROS - Revista de Extensão. Coordena o projeto Narrativas e Visualidades - Cursos de Extensão em EaD desde 2011. A partir de 2013, passou a coordenar o Centro Aplicador de Toefl-ITP, vinculado ao programa Inglês sem Fronteiras (CsF-SESu-MEC). Tem experiência na área de Literatura e Cinema, com ênfase em Dramaturgia, Adaptação e Roteiro.