Capa do livro: ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO <br>Uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina

ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO
Uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina

Autores: Ivonete Benedet Fernandes Coan : Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Esta pesquisa teve por objetivo analisar conteúdo e pressupostos teórico-metodológicos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, para identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado Catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. O estudo teve por base a perspectiva epistemológica histórico-crítica, sob a qual efetuou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. A questão norteadora das discussões foi a de pensar de que maneira a Proposta Curricular Catarinense cumpre sua função de orientar o trabalho de alfabetização com letramento dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental nas escolas públicas estaduais. A importância de responder a esse questionamento reside em refletir sobre a autonomia dos Estados da Federação em desenvolver uma Proposta Curricular para as escolas públicas estaduais e que as orientações sejam de fato a base do trabalho pedagógico para as escolas. Para que se efetive, há necessidade de que os professores da rede de ensino compreendam os conteúdos veiculados na Proposta, composta sob o materialismo histórico de perspectiva marxista.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0040-1
DOI: 10.24824/978854440040.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO <br>Uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina

Ivonete Benedet Fernandes Coan – Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC)

É Graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (1997). Possui Especialização em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, de Amparo – São Paulo (1988). É Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2013). Exerce a função de professora alfabetizadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Sistema de Ensino do Município de Lages (SC). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Magistério da Educação Básica. No período de 2001 a 2011 integrou o grupo de Formação Continuada oferecida aos professores do ensino público municipal de Lages. É pesquisadora do GEPES SUL – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior na região Sul. Email: benedetcoan@gmail.com

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC)

Graduação em História e Pedagogia. Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, àrea de concentração Filosofia, História e Educação. Pós Doutora pelo IG, UNICAMP, Departamento de Política, Ciência e Tecnologia, sob supervisão o Prof. Dr. Renato Dagnino. Pesquisadora do CNPq (2009-2011). Pesquisadora do CNPq, CAPES/INEP Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Desde 2003 é Pesquisadora do GEPES - Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul - GEPES SUL vinculado ao GEPES NACIONAL da UNICAMP. Email: malu04@gmail.com